Fórum DBGrid e Except #152666
07/04/2003
0
Prezados(as) Senhores(as),
Venho até vcs novamente, para pedir mais uma ajuda. Grato pela compreensão.
Estou inserindo um novo registro em uma tabela, por um dbgrid. Tenho um botão chamado ´Novo´, onde ao clicar, ele abrirá um registro novo. Eu queria saber, como faço, pra que quando em clicar no botão, o cursor fique piscando em um determinado campo do dbgrid.
Outro coisa, tenho um campo data, que quero testar se os dados que foram inseridos nele, estão corretos. Eu sei que o Delphi, já controla e mostra uma mensagem, mas eu queria colocar eu mesmo. Tentei colocar um except, mas não dá certo. Será que estou colocando num evento errado? Qual seria o evento, pra quando eu tentar sair do campo, ele mostrasse minha mensagem. Vale dizer, que coloquei no OnExit do campo, mas não adiantou.
Obrigado pela atenção.
Eduardo Gonçalves.
Venho até vcs novamente, para pedir mais uma ajuda. Grato pela compreensão.
Estou inserindo um novo registro em uma tabela, por um dbgrid. Tenho um botão chamado ´Novo´, onde ao clicar, ele abrirá um registro novo. Eu queria saber, como faço, pra que quando em clicar no botão, o cursor fique piscando em um determinado campo do dbgrid.
Outro coisa, tenho um campo data, que quero testar se os dados que foram inseridos nele, estão corretos. Eu sei que o Delphi, já controla e mostra uma mensagem, mas eu queria colocar eu mesmo. Tentei colocar um except, mas não dá certo. Será que estou colocando num evento errado? Qual seria o evento, pra quando eu tentar sair do campo, ele mostrasse minha mensagem. Vale dizer, que coloquei no OnExit do campo, mas não adiantou.
Obrigado pela atenção.
Eduardo Gonçalves.
Goncalves
Curtir tópico
+ 0
Responder
Excon
Olá;
Faça o seguinte:
dbgrid.selectedindex := 0; // número da coluna que desja o crusor
vá até o evento on post da tabela(table ou query)
try
strtodate(dbgrid.fields[0].asstring);
except
showmessage(´data inválida´);
abort;
end;
ps. Funcionando ou não avise-me.
gilberto@interport-es.com.br
Faça o seguinte:
dbgrid.selectedindex := 0; // número da coluna que desja o crusor
vá até o evento on post da tabela(table ou query)
try
strtodate(dbgrid.fields[0].asstring);
except
showmessage(´data inválida´);
abort;
end;
ps. Funcionando ou não avise-me.
gilberto@interport-es.com.br
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)