Fórum DbGrid e Firebird #39568

19/10/2003

0

Inicialmente, quero dar os parabens ao Ginther de Bitencourt Pauli pelo excelente artigo Segredos do DbGrid (ClubeDelphi 44). Tenho feito alguns programas em Delphi os quais funcionaram a contento. Esses programas utilizam o que poderíamos chamar ´feijão com arroz´ pois além de somente enxergarem a máquina do usuário (seriam o que se chama de aplicações desktop?) trabalham com tabelas paradox e componentes como TTable, TQuery, etc. Receio que nos dias de hoje tais componentes estejam relegados a peças de museu. Daí o meu desejo de utilizar ferramentas mais poderosas e eficientes. Com esse intuito e com a ajuda dos companheiros do forum baixei versões free do firebird e e do ibexpert e com esse material consegui criar um database e tabela adequados ao programa que pretendo desenvolver, no qual usarei um componente DbGrid aproveitando algumas das boas idéias do artigo mencionado. Minha dificuldade no momento está em associar o DbGrid ao database já criado, pois no artigo do Ginther ele cria o database em memória, para depois associá-lo a um arquivo. Que ferramenta usar? Sendo o firebird semelhante ao Interbase, seria o caso de usar os componentes da paleta Interbase? Ou seria melhor o dbExpress? A quem possa me dar alguma orientação sobre isso, a qui ficam meus agradecimentos antecipados.
Padilha

Roberto Padilha

Roberto Padilha

Responder

19/10/2003

Afarias

|trabalham com tabelas paradox e componentes como TTable, TQuery,
|etc. Receio que nos dias de hoje tais componentes estejam relegados a
|peças de museu.

Não exatamente -- no que diz respeito a tabelas Paradox ou DBase

|Com esse intuito e com a ajuda dos companheiros do forum baixei
|versões free do firebird e e do ibexpert e com esse material consegui

Se sua aplicação é e será sempre ´Desktop´ -- não há necessidade para usar um SGBD como IB ou FB -- EM GERAL sistemas de arquivo (DBISAM -- ´paradox´, ´dbase´, ou outros) se encaixam melhor para este tipo de aplicação

|Minha dificuldade no momento está em associar o DbGrid ao database já
|criado, pois no artigo do Ginther ele cria o database em memória, para
|depois associá-lo a um arquivo.

essa sua questão não tem muito (pra não dizer nada) haver com o Interbase ou Firebird.

Um DBGrid ou qualquer outro componente ´DataWare´ não é associado nunca a este ou aquele ´database´ -- Estes componentes são associados a um DataSource (TDataSource) que pode obter os dados de qualquer DataSet (derivado de TDataSet) independente do DataSet ou do banco de dados q este utilize.

|Que ferramenta usar? Sendo o firebird semelhante ao Interbase, seria o
|caso de usar os componentes da paleta Interbase? Ou seria melhor o
|dbExpress?

Se vai realmente usar Firebird... A paleta Interbase serve bem (até a versão atual 1.5) -- mas pode não servir mais em um futuro próximo pois é desenvolvida apenas para IB e ao passo q ambos evoluem (independentes) podem tornar-se incompatíveis.

O DBX pode ser uma boa opção -- mas ainda existe o mesmo fator:: usar o Driver padrão do IB??? só conheço um Driver DBX específico para FB e não é gratúito (mas tb não é TÃO caro)

Existem outros componentes como o FIB e o IBO que fazem acesso direto ao FB/IB (cliente claro) e suportam ambos os bancos -- mas tb não são soluções gratúitas (não q tenham q ser, só estou citando!) -- estas ferramentas são muito boas (é o q diz quem as usa)

E tem ainda o Zeos que é OpenSource e tb suporta ambos os bancos (não me pergunte se é bom, ainda não tive tempo de testá-los).

Bom, é isso... a escolha é sua! ;-)

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar