Fórum DBGrid Igual -gt; Visual Fox Pro #170040
18/07/2003
0
Estou precisando de um help ... Outro dia estava eu dando uma olhada em um progrma feito em Visual Fox Pro e vi uma coisa que achei super interessante. O programa tinha um DBGrid que quando dava um clik no titulo do DBGrid os dados se organizavam na ordem onde era clicado. Exemplo: O DBGrid tinha varios campos entre eles [ Codigo - Nome - Cidade - Estado ] Quando clicava no titulo nome os dados no DBGrid eram organizados por orde alfabetica e por ai via .....
Será que alguem sabe onde posso encontrar um componente que faça isso no delphi 6 .. porque o DBGrid do delphi nao tem a opção de clik no titulo ....
Espero que alguem possa me ajudar.
Marcelo MS
Marcelo Bh
Curtir tópico
+ 0Posts
18/07/2003
Oberdan
No evento ontitleclick, criar uma variavel chamada campo, campo então receberá a coluna clicada, para depois a query fazer o order by pelo campo escolhido.
procedure Tconscli.gradeprocessosTitleClick(Column: TColumn);
var
campo:string;
begin
campo:=column.fieldname; // CAMPO RECEBE O NOME DA COLUNA CLICADA,
application.processmessages; // para considerar algo que aconteça no dbgrid durante a entrada nesta procedure
qrCLIENTES.sql.clear; // LIMPA A QUERY
qrCLIENTES.sql.add(´select * from div1 order by ´+campo); // ESCREVE O SELECT COM O ORDER BY
if not QRCLIENTES.Prepared then
QRCLIENTES.Prepare;
QRCLIENTES.Open; // ABRE A QUERY COM A ORDEM ESCOLHIDA.
End;
column.Font.color:=clblue; // COLOCAR A COLUNA NA COR DESEJADA
Gostei + 0
18/07/2003
Pro2
da um click no dbgrid, vai no evento onTitleClick e coloca o seguinte codigo NomedaTabela.IndexFieldNames:= Column.FieldName;
procedure TfrmFornecedor.DBGrid1TitleClick(Column: TColumn);
begin
tblForn.IndexFieldNames:= Column.FieldName;
end;
:roll: Paulo Roberto :lol:
Analista de Sistemas
Programador Delphi
:arrow: e-mail pro@aluno.alfa.br
Gostei + 0
18/07/2003
Pauldiano66
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)