Fórum dbgrid preencher uma coluna inexistente na tabela em tempo de execução #429688
25/11/2012
0
Carlos Cabral
Curtir tópico
+ 0Posts
25/11/2012
Claudia Nogueira
Você tem um Form e nesse Form tem um DbGrid que está ligado a um DataSource e que está ligado a um IbTable?
Aí esse IbTable está ligado a uma tabela qualquer que tem ligação com a tabela de fornecedor pelo código?
Um detalhe é que todos os campos do DbGrid têm que estarem ligados a um field, então o certo é adicionar o campo no IbTable ou IbQuery.
Se você usar IbQuery, que é a melhor forma, no próprio select você já pega a informação desejada, exemplo:
SELECT t.*, f.nome_fornecedor FROM tabela t, fornecedor f WHERE t.cod_fornecedor = f.cod_fornecedor
Aí liga a IbQuery no DataSource e pronto, vai mostrar o campo que você quer.
Já se você usar IbTable, que eu não recomendo, aí fica um pouco mais complicado.
Uma das formas usando o IbTable é você adicionar outro IbTable e ligar na tabela de fornecedores.
No seu outro IbTable que é oque está sendo usado com o DbGrid, você tem que adicionar os fields e depois disso criar um novo field do tipo lookup.
Em KeyField você coloca o campo que é referente ao código do fornecedor, em DataSet você escolhe o outro IbTable.
Em Lookup Keys você escolhe também o campo referente ao código e em Result Field você escolhe o campo referente ao nome do fornecedor.
Feito tudo isso, no DbGrid já vai mostrar o nome também.
Digitei tudo fazendo referência aos componentes da paleta interbase, mas o mesmo serve para outros componentes.
Gostei + 0
27/11/2012
Carlos Cabral
Gostei + 0
27/11/2012
Rodolpho Silva
Gostei + 0
27/11/2012
Claudia Nogueira
Gostei + 0
27/11/2012
Carlos Cabral
Gostei + 0
27/11/2012
Carlos Cabral
Gostei + 0
05/12/2012
Carlos Cabral
Claudinha, eu estou precisando de uma ajuda de voce em relação a instalação, como posso fazer, para perguntar algo diretamente a voce ?
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)