Fórum DBLookupComboBox - Dificuldades no uso #321803
20/05/2006
0
Tenho uma tabela de bairros com dois campos:
TBairro
codigo - smallint
nome - varchar(50)
Nesta tabela TBAIRRO estão catalogados todos os Bairros da cidade.
Tenho uma outra tabela - TMoradores que tem um campo (CodBairro - smallint) que deverá apontar para o registro da tabela de bairro.
Na form de cadastramento estou usando uma DBLookupComboBox que tem as seguintes propriedades:
Datafield= Nome;
Datasource=null;
KeyField=Nome;
ListField=null;
ListSource=DSBairro (data set source da Adoquery da tabela de bairros)
Na rotina de inclusão de um novo morador não estou tendo problema; porem na rotina de alteração de dados de um morador, eu gostaria de mostrar a nome do bairro que estava cadastrado.
Não sei que propriedade usar, do dataset souce ou da adoquery para colocar o codigo do bairro
que já está gravado na tabela de moradores, de forma que ao ativar a form o nome do bairro apareça na DBLOOKUPCOMBOBOX.
Agradeço ajuda.
Rounilo
Curtir tópico
+ 0Posts
20/05/2006
Amarildo
As propriedades necessárias para a utilização são:
DataSource - Ligar a DataSource da Tabela ao qual vai receber o valor do registro selecionado;
DataField - Ligar o campo de ligação entre as duas tabelas, ao qual vai receber o valor do registro selecionado;
ListSource - Ligar a DataSource da Tabela ao qual vai Ter o registro selecionado;
ListField - Ligar o campo que será listado quando o usuário abrir a janela para seleção do registro;
KeyField - Ligar o campo de ligação entre as duas tabelas, ao qual terá o seu valor enviado para gravação.
O campo de ligação entre as duas tabelas pode ser um campo código, pois é este campo que manterá os valores iguais entre as duas tabelas.
Gostei + 0
20/05/2006
Rounilo
Entretanto, continuo sem saber como, ao abrir um registro para alterações, mostrar no dblookupComboBox, o nome do bairro correspondente ao codigo.
Reafirmo que para inclusão de registro funciona OK.
O que penso é que deve existir uma propriedade do dataset ou do proprio DBlookupComboBOX para o qual deverei mover o codigo, de forma que ao abrir a tela apareça no campo DBLOOKUPCOMBOBOX o nome do bairro PRÉ-EXISTENTE no arquivo de moradores.
Gostei + 0
20/05/2006
Jeffersoncsouza
espero ter ajudado.
qualquer duvida me contate.
Gostei + 0
20/05/2006
Jeffersoncsouza
a e depois vc arrasta o field para tela e tire o campo do cod bairro da mesma.
Gostei + 0
20/05/2006
Rounilo
Verifiquei melhor as linhas de código e descobri uma linha codificada para teste e ela alterarava o codigo do morador para um valor que não existia na tabela de bairros.
Retirada esta linha, tudo funcionou.
Ao Jeferson - vou testar tambem sua sugestão. Obrigado
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)