DBLookupCombobox (Dúvida) Alguém pode me ajudar???

06/03/2003

0

Tenho duas tabelas:

ASSOCIADO GRUPO

AS_CODIGO GR_CODIGO
GR_CODIGO GR_NOME
AS_NOME

Na tela de cadastro de associados eu quero colocar um DBLookupCombobox para escolher em qual região o associado fará parte.
Como eu faria isso?

Obrigado!!!


Vbattisti

Vbattisti

Responder

Posts

07/03/2003

Anonymous

A base de um Lookup é mostrar por exemplo Nome do cliente na Venda mas gravar na tabela de Vendas o Codigo do Cliente ao qual esta venda Pertence. Ou seja, Mostrar uma coisa pro usuario mas na hora de gravar gravar outra sendo totalmente transparente aos olhos do Usuario.

OU seja... Gravar na tabela de Vendas o Codigo do Cliente mas a busca pelo cliente pode ser feita usando o Nome do Cliente (o q torna tudo mais facil...).
Entao vc tem q ter 2 tabelas pra poder fazer uso do Lookup.

Vc pode ate colocar 2 ou mais campos pra aparecer no Lookup ( eu faço muito isso usando o Lookup do pacote RX - Mas lembre-se de alterar o tamanho dos fields q vao se mostrados no componente Lookup clicando 2 vezes na query/table e alterando o DisplayWith do campo).

É muito util mas tudo tem seu preço..... Lookup´s sacrificam a performance, entao vc tem q ver o custo beneficio de usa-los.
Os unicos q nao trazem este problema sao os lookup´s do pacote de acesso direto ao InterBase IBObjects, pq eles foram feitos do Zero (Com a classe TComponente) enquanto os do Delphi/IBX etc... Foram feitos com o a partir de classes q por padrao podem ser usadas para acessar bancos q nao sao Cliente/Servidor Puro.

Um Abraço
Werlon Goulart


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar