Fórum Dblookupcombobox - salvar campo chave estrangeira #26934
22/08/2008
0
Olá!
Sou iniciante no Postgresql e estou com dificuldade em salvar os dados de um cliente.
Estou utilizando Delphi 7 + Zeos + Postgresql. Está tudo funcionando corretamente.
Tenho uma tabela Clientes com várias chaves estrangeiras de outras tabelas. Inseri os componentes dblookupcombobox com a seguinte configuração:
Tabela Raca
campos: codraca, descraca
Tabela Cliente
codraca
No DBlookupcombobox (CBRaca):
datafield: codraca
datasource: DSCliente
keyfield: codraca
listfield: codraca;descraca
listsource: DSRaca
Na hora de salvar:
UDados.Dados.Tb_ClienteCodRaca.Value:= CBRaca.keyValue;
Quando o usuário seleciona o campo, aparece o código e a descrição. Ao clicar, ficar apenas o código. Mas ao executar, o delphi dá erro informando que o campo tá vazio.
Qual a melhor forma de inserir/salvar campos com chave estrangeira? Tenho muitas dúvidas a esse respeito ...
Aguardo
Lailly :cry:
Sou iniciante no Postgresql e estou com dificuldade em salvar os dados de um cliente.
Estou utilizando Delphi 7 + Zeos + Postgresql. Está tudo funcionando corretamente.
Tenho uma tabela Clientes com várias chaves estrangeiras de outras tabelas. Inseri os componentes dblookupcombobox com a seguinte configuração:
Tabela Raca
campos: codraca, descraca
Tabela Cliente
codraca
No DBlookupcombobox (CBRaca):
datafield: codraca
datasource: DSCliente
keyfield: codraca
listfield: codraca;descraca
listsource: DSRaca
Na hora de salvar:
UDados.Dados.Tb_ClienteCodRaca.Value:= CBRaca.keyValue;
Quando o usuário seleciona o campo, aparece o código e a descrição. Ao clicar, ficar apenas o código. Mas ao executar, o delphi dá erro informando que o campo tá vazio.
Qual a melhor forma de inserir/salvar campos com chave estrangeira? Tenho muitas dúvidas a esse respeito ...
Aguardo
Lailly :cry:
Lailly
Curtir tópico
+ 0
Responder
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)