Fórum DBLookupComboBox trabalha com três tabelas? #478421

08/05/2014

0

Boas pessoal, sou novo no fórum, mas venho acompanhado a algum tempo, muitas coisas que aprendi no delphi foi lendo o forum, so que agora me deparei com uma dúvida sobre DBLookupComboBox

Estou precisando trabalhar com três tabelas ao mesmo tempo, da para usar o DBLookupComboBox se da, qual seria a configuração

Tenho 3 tabelas:

Clientes, Veículos e Orçamento

Preciso selecionar o cliente quando selecionado popular outro campo com as placas de propriedade deste cliente e assim gravar no banco tabela orçamento os campo cliente_id, veiculo_id, sendo que preciso dos dados de duas tabelas para ser gravado na terceira tabela, alguém poderia me dar uma luz de como fazer isso, mesmo sendo sem o uso do DBLookupComboBox?

Obrigado
Rogério Jesus

Rogério Jesus

Responder

10/05/2014

Felippe Tadeu

Boa noite.

Na VCL padrão do Delphi não tem como, ou vc teria que estar tendo que criar um novo componente ou então vc pode fazer DBLookupComboBox em "cascata" .

Você poderia colocar o primeiro sendo o de clientes. Depois que o usuário selecionar o cliente vc pode salvar numa variável o código do cliente (de acordo com a tua forma de programação vc pode usar a query, clientdataset o campo cliente_id estará acessível).

Depois vc poderia colocar mais um dblookupcb que seria referente as placas filtrando apenas os pelo código salvo no de cima.

Depois de fazer todas as alterações vc poderia estar salvando na tua terceira tabela.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar