Fórum Dblookupcombobox #192238

01/11/2003

0

Caros Colegas

Tem como colocar o conteudo do meu dbloockupcombobox em ordem alfabetica.

Wagner

Wagner

Wagner

Responder

01/11/2003

Franck.c

usa um slq e coloca pra ordenar por nome

Responder

Gostei + 0

01/11/2003

Wagner

Olá colega

Obrigado pela dica, mais como sou iniciante pode me da mais detalhes de como fazer isso propriedades eventos e etc..

Wagner

Responder

Gostei + 0

02/11/2003

Koplin

Olá, colegas, desculpe a intromissão.

O DBLookUpComboBox (que palavrão) não tem a propriedade sort que é responsável pela ordenação.

O conteudo do campo deve ir para o componente já em ordem, o que pode ser obtido de duas formas:

Se a fonte da informação for uma query deves fazer um select order by <<campo>> - esta é a melhor forma.

Se for table (ai falo e Paradox) use a propriedade indexfields setando para o campo. Mas a tabela em sua estrtutura precisa ter um indice secundário para o campo em questão.

Mesmo em Paradox prefiro usar uma query para trazer os dois campos )o key e o listfield)

Ficaria algo assim

select codigo, nome from clientes order by nome

Procure informar nas suas questões o banco de dados e os datasets utilizados. Voce obterá respostas mais específicas.

espero ter ajudado.

Responder

Gostei + 0

02/11/2003

Wagner

Obrigado

Pela dica como disse sou iniciante na realidade pelo visto não sei nem perguntar quanto mais as respostas, mais veja bem uso table(paradox)e ainda continuo sem saber como fazer, desculpe-me pode me ajudar.

Wagner Normando

Responder

Gostei + 0

02/11/2003

Edilcimar

a tabela de onde vc pega os dados, supondo que seja cidades e o campo seja nomedacidade, crie um indice para o campo nomedacidade e o combo aparecerá em ordem alfabética

Responder

Gostei + 0

02/11/2003

Koplin

Obrigado Pela dica como disse sou iniciante na realidade pelo visto não sei nem perguntar quanto mais as respostas, mais veja bem uso table(paradox)e ainda continuo sem saber como fazer, desculpe-me pode me ajudar. Wagner Normando

O campo da tabela que voce colocou na propriedade listfield do combo deverá ter um indice secundário criado na propria tabela.

Para tal, vc deverá usar o Database Desktop para acessar a estrutura de sua tabela e acrescentar o indice;

No DBD faça assim:
no menu File/open/table, acesse a tabela que voce precisa

Clique no botão Reestucture(o 4º)

No comboBox Table Properties escolha a opçao Secondary Indexes

Clique no botão Define, escolha o campo e jogue-o para a tela da direita
usando o botão ->

Clique em OK e de um nome para o indice

Normalmente usamos I_Nome do campo

Tá pronto

Responder

Gostei + 0

02/11/2003

Wagner

Obrigado Jedi´s do Delphi, que a força esteja com voces

Acabei de ver, obrigado a todos pela ajuda vou tentar agora mesmo qualquer coisa eu volto aqui.

Um abraço

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar