GARANTIR DESCONTO

Fórum DBLookupComboBox #344527

15/08/2007

0

Boa tarde caros colegas,
Novamente recorro à ajuda de vcs do Fórum.
Tenho em um formulário um DBLookupComboBox que exibe as alternativas de uma tabela do meu sistema, por exemplo: INATIVO, INICIANTE, INTERMEDIÁRIO, EXPERIENTE, RESERVA (estas são as alternativas que aparecerão dentro do DbLookupComboBox).
Quando o curso chega nesse campo, eu geralmente digito a primeira letra da oção que desejo, por exemplo letra ´I´. A caixa mostra a primeira ocorrência que neste caso é INATIVO. Quando eu pressiono I novamente, ao invés de ser mostrado o próximo item com I, que seria INICIANTE, ele assume a digitação de II.
Resumindo, só quero que ele exiba e circule de acorodo com as alternativas que estejam cadastrasdas. Se por acaso, a letra I for digitada insisitentemente, a caixa exibirá somente: INATIVO, INICIANTE e INTERMEDIÁRIO.

Certo da ajuda de vcs, antecipadamente agradeço.

Pro-luck

Pro-luck

Responder

15/08/2007

Pestana_

o que eu sei este componente não faz este tipo de pesquisa, o DBLookupComboBox utiliza a forma incremental de pesquisa.

eu nunca fiz isso, mas acho que você tem que construir uma rotina com este tipo de pesquisa que você quer.

flw.

Responder

Gostei + 0

15/08/2007

Rvmprogramador

O DBLookupComboBox em si não possui tal recurso, como o colega anterior mensionou, vc terá que criar uma rotina que ao pressionar a tecla, apareçerão no DBLookupComboBox somente os ítens com a letra da tecla pressionada. Acredito que poderá fazer isto no evento OnKeyPress do DBLookupComboBox. Espero ter ajudado!

Responder

Gostei + 0

15/08/2007

Pro-luck

E vc tem ideia de como ficaria este código?

O DBLookupComboBox em si não possui tal recurso, como o colega anterior mensionou, vc terá que criar uma rotina que ao pressionar a tecla, apareçerão no DBLookupComboBox somente os ítens com a letra da tecla pressionada. Acredito que poderá fazer isto no evento OnKeyPress do DBLookupComboBox. Espero ter ajudado!

Responder

Gostei + 0

17/08/2007

Pro-luck

Sobe

Responder

Gostei + 0

28/08/2007

Pro-luck

SOBE

Responder

Gostei + 0

28/08/2007

Pro-luck

Gente, o que eu quero fazer é o que é feito em qualquer formulário que se preencha na Internet.

Eu me recuso a acreditar que o Delphi não tenha algo assim.

Continuo contando com o apoio de vcs.

Um forte abraço e fiquem com Deus.

Responder

Gostei + 0

31/08/2007

Pro-luck

SOBE

(Pessoal, por favor, dê uma olhada no site: www.participeja.com.br e vejam no formulário de cadastro de Estado, o que eu desejo fazer. Experimentem fazer como no exemplo que citei anteriorme, pressionando a letra P. As únicas alternativas mostradas serão: PA, PB, PE, PI e PR.)

Conto com o apoio de vcs para conseguir fazer isso com o Delphi tb.

Um forte abraço a todos e fiquem com Deus.

Responder

Gostei + 0

04/09/2007

Pro-luck

SOBE...

Responder

Gostei + 0

10/09/2007

Rvmprogramador

Olá Pro-Luck.
Estive verificando o site que vc mensionou, agora compreendi o que vc deseja fazer no DBLookup. Eu, e acho q também os outros que tentaram te ajudar, tinha entendido que era para ficar disponível no DBLookup somente os ítens com a letra pessionada. O que vc quer é que apareça selecionado alternadamente no DBLookup os ítens com a letra pessionada, tipo se ficar segurando a letra ´R´ num DBLookup de estados brasileiros, apareçer somente os estados com a letra ´R´. Sinceramente falando não vejo muita utilidade em fazer isto num formulário criado por Delphi, mas de qualquer maneira vou estudar mais o DBLookupComboBox para ver se tem como fazer tal funcionalidade e se descobrir algo posto no forum.

Responder

Gostei + 0

10/09/2007

Rvmprogramador

Olá amigo.
Fiz alguns testes e descobri que o TComboBox funciona exatamente como vc gostaria que o TDBLookupComboBox funcionasse. Você fica segurando uma tela e o combo vai percorrendo somente os ítens da letra pessionada. Para fazer o TComboBox funcionar como se fosse um TDBLookupComboBox você precisa carregar os dados manualmente nele, fazendo um laço while na query que alimenta o lookup.

Exemplo:
Query1.Close;
Query1.Open;

ComboBox1.Clear;
Query1.First;
while (not Query1.Eof)
do begin
ComboBox1.Items.Add(Query1NOME.AsString);
Query1.Next;
end;

Espero que esta alternativa resolva sua dificuldade. Um abraço.

Responder

Gostei + 0

10/09/2007

Martins

Olá amigo. Fiz alguns testes e descobri que o TComboBox funciona exatamente como vc gostaria que o TDBLookupComboBox funcionasse. Você fica segurando uma tela e o combo vai percorrendo somente os ítens da letra pessionada. Para fazer o TComboBox funcionar como se fosse um TDBLookupComboBox você precisa carregar os dados manualmente nele, fazendo um laço while na query que alimenta o lookup. Exemplo: Query1.Close; Query1.Open; ComboBox1.Clear; Query1.First; while (not Query1.Eof) do begin ComboBox1.Items.Add(Query1NOME.AsString); Query1.Next; end; Espero que esta alternativa resolva sua dificuldade. Um abraço.

vc pode usar a dica do colega q funciona ou pode criar um componente se pretende usar essa funcionalidade mais vezes, assim vc teria um componente para usar nos demais projetos.

abraço.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar