Fórum dbx amp; Servidor COM #287632

11/07/2005

0

Pessoal, pode até ser uma pergunta idiota, mas estou precisando tirar esta dúvida.
Estou fazendo teste com multicamadas utilizando D6, firebird, dbexpress e criando um Servidor de aplicação COMPlus. Neste, eu criei um método para validar usuário e senha.
Eu criei um formulario de login na minha aplicação cliente para receber o usuário e senha digitados e passar para o servidor validar.
Minha duvida é: O usuario e senha que serão validados são os do banco firebird(sysdba e masterkey, ou outro que eu criar). Quando precisar cadastrar um novo usuario via sistema, como vou cadastrá-lo no firebird?
Grato,
m.Jobs.

Marcosjobs

Marcosjobs

Responder

11/07/2005

Kotho

Você deverá criar uma tabela contendo os usuários e senhas... O usuário para conexão com o banco deverá ser sempre o mesmo para todos os usuários, pois você irá querer utilizar pool de conexões... então imagine que duas pessoas irão compartilhar uma conexão... então elas terão que estar com o mesmo usuário...

Responder

Gostei + 0

12/07/2005

Marcosjobs

Você deverá criar uma tabela contendo os usuários e senhas... O usuário para conexão com o banco deverá ser sempre o mesmo para todos os usuários, pois você irá querer utilizar pool de conexões... então imagine que duas pessoas irão compartilhar uma conexão... então elas terão que estar com o mesmo usuário...

Deixa ver se eu entendi! Para conectar o banco eu vou sempre usar o usuario/senha contido no dbxconections.ini(que poderá ficar criptografado) e o usuário/senha de login é que dará acesso aos menus, cadastros, etc?
m.Jobs.

Responder

Gostei + 0

12/07/2005

Kotho

Exatamente... Inclusive, eu utilizo um componente chamado UserControl, que automaticamente, cria as tabelas onde ficarão gravados os Usuários, e a senha fica criptografada.... Tem telas para cadastro de usuários... Perfil, que seriam grupos de usuários... e as permissões ao menu é feita, tanto por grupo, quanto individualmente (se for dada ou negada permissão individualmente à algum programa, é sobreposta à permissão do grupo)...

link: [url]http://usercontrol.sourceforge.net[/url]

Responder

Gostei + 0

12/07/2005

Titanius

Infelizmente o UserControl não funciona com ClientDataSet, o que o torna impossível de se usar com COM+, alguém conhece algum componente que faça a mesma coisa, que suporte CDS ? Estou a procura tbm.. :D

[]s

Responder

Gostei + 0

12/07/2005

Marcosjobs

Valeu, Kotho! Eu já faço este controle utilizando o UserControl. Fiquei animado com sua ajuda. Mas o Titanus me deixou arrasado! :shock:
E agora?
m.Jobs

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar