Fórum Debate - Sistema Multi-Filial #210157
28/01/2004
0
Vejamos um exemplo.
Uma rede de lojas com 5 filiais uma em cada cidade. Digamos que o cliente pode efetuar uma compra em uma das filiais e efetuar o pagamento das prestações em qualquer outra loja da rede.
Poderia ser um sistema que se atualizasse o banco de dados uma vez por dia.
Mas será que daria certo? Já que não seria On Line.
Montar um servidor central e todas a filiais estarem conectadas a ele com
ADSL? O problema é que não é uma rede confiavel, pelo menos não na minha região. A Rede por ADSL poderia se tornar lenta em algumas horas do dia ou mesmo ficar off line por longos períodos.
Montar um servidor central e todas a filiais estarem conectadas a ele com Linha Dedicada Embratel.
Quanto a confiabilidade e garatia de serviço acho que seria bom.
Mas será que o custo não seria muito alto?
Que Banco de Dados Usar?
FireBird por ser free.
Oracle pela estabilidade. Inviável devido o alto custo.
PostGree não é free, mas é barato e tem uma estabilidade muito boa.
Gostaria de salientar ainda que não só grandes redes de lojas que gostariam de trabalhar on line. Existe muitos casos de lojas de pequeno porte que tem filiais de diversas cidades ou mesmo várias filiais em uma mesma cidade. Portando o custo do serviço tem que ser levado em conta.
Obrigado a todos pela colaboração.
Weber
Curtir tópico
+ 0Posts
28/01/2004
Weber
Gostei + 0
04/02/2004
Tarcisiojr
Vejamos um exemplo.
Uma rede de lojas com 5 filiais uma em cada cidade. Digamos que o cliente pode efetuar uma compra em uma das filiais e efetuar o pagamento das prestações em qualquer outra loja da rede.
Poderia ser um sistema que se atualizasse o banco de dados uma vez por dia.
Mas será que daria certo? Já que não seria On Line.
[b:af6a103d3a]Na Minha opnião seria a melhor opcao pois 90¬ das empresas nao quer investir em uma conexao on line[/b:af6a103d3a]
Montar um servidor central e todas a filiais estarem conectadas a ele com
ADSL? O problema é que não é uma rede confiavel, pelo menos não na minha região. A Rede por ADSL poderia se tornar lenta em algumas horas do dia ou mesmo ficar off line por longos períodos.
[b:af6a103d3a] nem sei pois depende muito de cada cidade [/b:af6a103d3a]
Montar um servidor central e todas a filiais estarem conectadas a ele com Linha Dedicada Embratel.
Quanto a confiabilidade e garatia de serviço acho que seria bom.
Mas será que o custo não seria muito alto?
[b:af6a103d3a] Muito caro pois ninguem quer pagar por um link dedicado [/b:af6a103d3a]
Que Banco de Dados Usar?
FireBird por ser free.
Oracle pela estabilidade. Inviável devido o alto custo.
PostGree não é free, mas é barato e tem uma estabilidade muito boa.
[b:af6a103d3a] heheh eu uso o MySql por ser o BD mais rapido [/b:af6a103d3a]
Gostaria de salientar ainda que não só grandes redes de lojas que gostariam de trabalhar on line. Existe muitos casos de lojas de pequeno porte que tem filiais de diversas cidades ou mesmo várias filiais em uma mesma cidade. Portando o custo do serviço tem que ser levado em conta.
Obrigado a todos pela colaboração.
[b:af6a103d3a] de nada hehehe[/b:af6a103d3a][/b]
Gostei + 0
04/02/2004
Aroldo Zanela
ADSL com uma contigência por meio de linha discada (micro a micro). Firebird como Servidor de banco de dados.
Gostei + 0
04/02/2004
Lindomar.des
Achei interessante esse tópico, primeiro por já ter trabalhado com um sistema de multi filial, e segundo por estar, atualmente, desenvolvendo um sistema de retaguarda com essa opção.
O sistema que trabalhei em uma rede de supermercados era bem simples:
1-Não era online;
2-Havia transmissão de dados durante o dia (micro a micro, na época usavamos o pcplus, um software para transmissão de dados tipo STM400). As filiais enviavam os arqs. de movimentação para a matriz que por sua vez processava-os e re-transmitia às filiais;
3-Após o encerraemtno do horário comercial, era feito o processamento pesado dos dados. Novamente as filiais envivam os arqs. à matriz que efetuava toda a atualização necessária (estoque, financeiro, preços, estatísticas, etc..)
Na época foram feitas várias pesquisas de meios para manter as informações atualizadas. Dentre todas a que melhor custo-benefício apresentou foi a acima descrita.
Não sei o seu caso, mas no meu... os clientes querem integração das lojas com o menor custo possível e ótima funcionalidade. é claro que nem sempre podemos fazer milagres, mas... o tópico está no ínicio e muitas idéias/opniões irão surgir.
Gostei + 0
05/02/2004
Paulo
Ainda em testes ... talvez mude tudo pois não sei quando sairá mysql com suporte a rotinas complexas.... e seguranca na transmissao então nem vi ...
Tambem estou querendo ideias.. VAMOS AJUDAR PESSOAL !!!!
Paulo...
Gostei + 0
05/02/2004
Weber
Realmente pelo que andei estudando o MySQL é um dos bancos de dados mais rápidos hoje, agora imagine se você não tivesse um servidor na Matriz.
Será que é possivel fazer o Delphi acessar um banco de dados que está em um provedor qualquer?
Veja bem esse fórum, ele é todo feito em PHP com MySQL e é muito rápido. Será que daria pra acessar esse banco de dados por um programa feito em Delphi?
Gostei + 0
05/02/2004
Paulo
Ja andei pesquisando isso.... os provedores ´comerciais´ se negam a permitir que varios ips se conectem a um banco hospedado... somente se voce tiver um site (um ip) e esse site conectar ao banco mysql .... acho que é questão de seguranca .... isso seria uma maravilha... banco hospedado por R$ 50,00 (em media) e todas as estações setadas neste ip fixo .....
se conseguir um provedor mais comercial do que os meus ...fv me avisar
:wink:
Gostei + 0
05/02/2004
Bolus
Estou utilizando para um cliente com 12 Filiais, em uma mesma cidade, é a comunicação Micro a Micro (Linha Discada).
Como faço:
Criei um programa que efetua a discagem periodica para os telefones cadastrados, uma vez conectado, transmito os arquivos com as alterações até o momento e busco os dados atualizados do servidor, até aquele momento. Hoje a periodicidade é de 60 minutos.
A configuração que estou utilizando é:
Um micro Servidor com Linux,
Servidor DialIn, gratuito vem com o Linux...
Servidor FTP, gratuito vem com o Linux...
2 Modem USRobotics
Existe 1 computador, que le os dados recebidos e atualiza a base de dados (adivinha qual é o Super Banco de Dados *), depois gera os dados consolidados para que as filiais peguem na próxima conexão.
Cada Filial grava seus dados em um diretorio especifico e existe um Diretorio para Todos, assim caso deseje enviar um arquivo para somente uma filial, gravo no diretorio especifico dessa filial......
Caso você utilize um banco de dados que rode diretor no Linux (MySQL, PostgreSQL, Firebird, Interbase, etc...), você poderá criar uma rotina no proprio linux para efetuar a atualização no Banco...
A quantidade de modem pode ser expandida quando for preciso...
No programa que criei, posso cadastrar os telefones e o mesmo vai discando até conseguir uma linha livre para conectar.....
Dependendo do fluxo de informações é o tempo de sua comunicação...
Hoje transmito aproximadamente 400 Kb, por comunicação.... Pode ser otimizado utilizando compressão dos dados e somente transmitir os dados alterados entre as comunicações....
Espero ter ajuda, com algumas ideias......
* O Super Banco de Dados é o Paradox.... Não dá nem para acreditar que funcione.......
Gostei + 0
11/02/2004
Tarcisiojr
Sistema da Filial:
1. Disque para a matriz [b:856bf83759]<- como q faz para discar?[/b:856bf83759]2. Transfira as tabelas de movimento da filial [b:856bf83759]<- como q faz pra transferir[/b:856bf83759]3. Receba as tabelas atualizadas da matrix [b:856bf83759]<- logico q isso eh o inverso de tranferir sabendo um sabe-se o outro.[/b:856bf83759]
Sistema da Matrix:
1. Aguardando a ligacao
2. Receba as tabelas atualizadas do movimento das filiais
3. Transfira as tabelas atualizadas da matrix
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)