Fórum Deixar fechado ou aberto o ClientDataSet #293342

26/08/2005

0

gostaria de saber qual a melhor forma de trabalhar com DBExpress, SQLDataSet, DataSetProvider, ClientDataSet e DataSource, devo deixar todos os ClientDataSet com Active=False e só abrir quando for usala-lo ??? ou é melhor trabalhar somente com SimpleDataset e DataSource, e ao abri o form deixa-lo com active = true e ao fecha-lo active = false. são dúvidas que gostaria de compartilhar com pessoas que tenham mais experiencia. Gratos a todos.

Paulo Freire

Pauloroger

Pauloroger

Responder

27/08/2005

Amfsouza

Eu uso atualmente o DbExpress com o SimpleDataSet e SQLConnection. Já ouvi e li sobre o SimpleDataSet e alguns dizem que não é para aplicações complexas... Tenho um cliente que roda a minha aplicação feita em D7 com SimpleDataSet e até agora (2 anos e meio) não deu problemas. Minha aplicação é uma folha de pagamentos (não é simples...) desenvolvida totalmente orientada a objetos. Roda no IB6.01.
Estou atualmente desenvolvendo uma nova arquitetura de projeto. Ainda não sei se vou utilizar o ClientDataSet ou continuarei com o SimpleDataSet. Em minha visão, optaria pelo ClientDataSet se estivesse utilizando uma arquitetura de 3 camadas. Por este motivo não utilizei o ClientDataSet. Particularmente não gosto da quantidade de componentes que devem estar associados. Este foi mais um motivo de minha escolha. Não poluo visualmente o DataModule e os Forms com componentes de acesso a dados. Através da OO desenvolvi um arquitetura mais RAD de desenvolvimento. Independente de ClientDataSet ou o SimpleDataSet, no evento OnClose do form convém fechar o dataset (caso o dataset não seja utilizado por outro form ou ponto do programa). Tenha cuidado quando for fechar algum dataset do DataModule porque o mesmo pode estar sendo requisitado por outro usuário (rede) e afetar o que o usuário vê. Mesmo não sendo em rede, caso seja um MDI, pode afetar a visualização de outro form já aberto.

Atenciosamente,
Antonio Marcos Souza
Analista de Sistemas

Responder

Gostei + 0

30/08/2005

Pauloroger

Valeu Antonio Marcos Souza, foi de ótima valia sua dica.

Paulo Freire

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar