Fórum Deletando todos os registros #297839

30/09/2005

0

boa dia para todos.

amigos queria saber com fasso para deleta todos registro da tabela filha so que as tabelas não estão ligadar fisicamente tipo master e detalhe ela estão da seguinte forma eu puxei o codigo do cliente e inserir na tabela filha que tambem tem o campo codigo do cliente.

ai eu quero que quando eu deletar o cliente ele sair deletando todos os depedentes que ele acha na tabela referente a este cliente

Geomicro

Geomicro

Responder

30/09/2005

Michael

Olá!

Se for um SGBD relacional, é só usar a linguagem SQL:

delete from Dependentes where CodigoCliente = :CodigoCliente

Vc pode automatizar isso usando um trigger.

[]´s

Responder

Gostei + 0

30/09/2005

Geomicro

eu uso banco de dados access e componetes adoquery como poderia fazer isto utilizando um button

Responder

Gostei + 0

30/09/2005

Rjun

Seria algo nesse caminho.

begin
  ADOQuery.SQL.Clear;
  ADOQuery.SQL.Add(´Delete from Dependentes where CodigoCliente = :CodigoCliente´);
  ADOQuery.Parameters.ParamByName(´CodigoCliente´).Value :=   edtCodCliente.Txt;
  ADOQuery.ExecSQL;

ADOQuery.SQL.Clear;
  ADOQuery.SQL.Add(´Delete from Cliente where CodigoCliente  = :CodigoCliente´);
  ADOQuery.Parameters.ParamByName(´CodigoCliente´).Value :=   edtCodCliente.Txt;
  ADOQuery.ExecSQL;
end;

Responder

Gostei + 0

30/09/2005

Geomicro

so uma duvida queria saber se e melhor utiliza os comando sql (select*from tabela) na proprieadade adoquery ou fazer uma instrução em na hora que for inserir um dado por exemplo como a que vc fez
begin
ADOQuery.SQL.Clear;
ADOQuery.SQL.Add(´Delete from Dependentes where CodigoCliente = :CodigoCliente´);
ADOQuery.Parameters.ParamByName(´CodigoCliente´).Value := edtCodCliente.Txt;
ADOQuery.ExecSQL;

ADOQuery.SQL.Clear;
ADOQuery.SQL.Add(´Delete from Cliente where CodigoCliente = :CodigoCliente´);
ADOQuery.Parameters.ParamByName(´CodigoCliente´).Value := edtCodCliente.Txt;
ADOQuery.ExecSQL;
end;

o adoquery recebendo os paramentros qual seria as vantagens

Responder

Gostei + 0

30/09/2005

Rjun

:?: :?: :?: Não entendi sua dúvida.

Responder

Gostei + 0

30/09/2005

Geomicro

primeiro não tem nada a ver com a minha primeira duvida esta já e outra duvida.
eu quero saber qual a melhor forma de programa passa os paramento via programação desse tipo
ADOQuery.SQL.Add(´select*from tabela´); ou vou na propriedade
do adoquery sql do object inspector e coloco o camando (select*from tabela)

Responder

Gostei + 0

30/09/2005

Rjun

Eu prefiro que o código SQL fique dentro do componente. Se precisar alterar alguma coisa, utilize Querys parametrizadas. Acho que enfiar codigo SQL no meio do código do programa deixa ele meio poluído.

Responder

Gostei + 0

30/09/2005

Geomicro

Amigo Rjun valeu pelas dicas e sua opnião pessoas com vc de e que deixa a linguagem delphi mais interessante

Responder

Gostei + 0

30/09/2005

Michael

Amigo Rjun valeu pelas dicas e sua opnião pessoas com vc de e que deixa a linguagem delphi mais interessante

Pô, e eu? Quem estendeu primeiro a mão para vc??? hehehehehe

Tô brincando hein. ;-)

[]´s

Responder

Gostei + 0

30/09/2005

Geomicro

o Michael descupe por não ter comentado o seu nome realmente foi falha minha eu agradeço a vc tambem e a todos que responde as minha duvidas e as duvidas dos outros colegas pois vc merece o minimo de consideração por parte da gente já que vc estão tirando nossas duvidas sem cobra nada

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar