Fórum Deletar Registro #375285
25/09/2009
0
Bom dia..
Bom, to precisando de uma ideia sobre como deletar um registro de duas tabelas..
Eu uso o Delphi 2009 - FireBird -
Tenho um LookupComboBox que eu vou adicionando fornecedores nele..
Eu seleciono um na lista de fornecedores e adiciono nele.. Agora oque eu quero fazer é excluir um caso o Cliente selecione um fornecedor errado e não to conseguindo fazer isso.
no caso eu seleciono o fornecedor no lookup e clico em um botão pra deletar.
Então preciso deletar o registro desse fornecedor em duas tabelas.
IBQFornecedores e IBQItens sendo que na última eu tenho que deletar todos os itens relacionados ao fornecedor...
Alguem pode me ajudar?
PS: Não reparem a facilidade do código. Ainda to aprendendo :D
Bom, to precisando de uma ideia sobre como deletar um registro de duas tabelas..
Eu uso o Delphi 2009 - FireBird -
Tenho um LookupComboBox que eu vou adicionando fornecedores nele..
Eu seleciono um na lista de fornecedores e adiciono nele.. Agora oque eu quero fazer é excluir um caso o Cliente selecione um fornecedor errado e não to conseguindo fazer isso.
no caso eu seleciono o fornecedor no lookup e clico em um botão pra deletar.
Então preciso deletar o registro desse fornecedor em duas tabelas.
IBQFornecedores e IBQItens sendo que na última eu tenho que deletar todos os itens relacionados ao fornecedor...
Alguem pode me ajudar?
PS: Não reparem a facilidade do código. Ainda to aprendendo :D
Spleen
Curtir tópico
+ 0
Responder
Rodrigoxcruz
Olá SpleeN, cara eu utilizo geralmente um relacionamento direto no Banco de dados, um FOREIGN KEY com DELETE CASCADE, assim quando deletar um registro o Banco de Dados automaticamente deleta os itens da tabela relacionada, conforme você define as chaves.
De uma olhada no assunto, se for isso que você está querando...
De uma olhada no assunto, se for isso que você está querando...
Responder
Gostei + 0
25/09/2009
Spleen
Certo, isso eu sei fazer e tal..
Responde a minha segunda pergunta.
Mas que tipo de syntax eu uso pra deletar da tabela IBQFornecedores o fornecedor específico dos que estão sendo listados no LookupCB?
Responde a minha segunda pergunta.
Mas que tipo de syntax eu uso pra deletar da tabela IBQFornecedores o fornecedor específico dos que estão sendo listados no LookupCB?
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)