Fórum Delphi 2005: Update a caminho #259907
25/11/2004
0
Massuda
Curtir tópico
+ 0Posts
25/11/2004
Dopi
A Borland está ficando igual a MS... Com uma pressa enorme para lançar novos produtos... acaba lancando-os cheio de bugs....
Sem falar nas correçoes que somente são lançadas para novas versões... Até hoje estou esperando um update para a CLX do Delphi 7
Gostei + 0
25/11/2004
Aroldo Zanela
No evento em Brasília, ocorreram três erros na IDE do Delphi e um travamento que foi necessário reiniciar o Delphi 2005. Eu realmente já esperava uma medida destas. Não aidanta tentar se iludir, pois o 2005 é ´gigantesco´ e temos que considerar uma série de junções de framework e até de linguagem, como integração de ferramentas.
De qualquer forma, agora estou acreditando no produto.
Gostei + 0
25/11/2004
Massuda
Tem uma coisa boa se ficar ´igual a MS´... normalmente os updates da MS para as ferramentas dela são periódicos (acho que porque existem as assinaturas do MSDN) enquanto da Borland... :oops: o update 7.1 saiu depois do Delphi 8 e às vésperas do Delphi 2005.
Quanto ao CLX... acho pouco provável que haja algum update. Se você reparou, coisas multiplataforma estão em baixa: o Kylix :roll: está na geladeira enquanto o BCBX :roll: parece ser coisa de um passado distante . Mas se não me engano, graças a alguns bravos colegas, houve alguma movimentação recente com relação a versão OS do CLX bem como o aparecimento do CrossKylix.
Gostei + 0
25/11/2004
Gurc
Seguinte, o Delphi 2005 é muito pesado porque nas apresentações eles estavam carregando todos os pacotes junto. Nessa nova versão podemos dizer ao Delphi certinho o que queremos que ele carregue. Podemos chegar ao nível de tirar o suporte ao .NET e ficarmos só com Win32. Então ele é aberto e rodará mil vezes mais rápido!
Quanto ao Kylix a Borland está esperando anciosamente para saber como ficará a questão do Mono. Eles não mataram o Kylix, não, fiquem tranquilos, eu também uso o Kylix aqui. Se o Mono der certo o novo Kylix vai ser baseado nele. Agora veja bem, o que dá mais dinheiro à Borland, o Delphi ou o Kylix? Vamos esperar com calma que o Kylix não morreu ainda, só é preciso saber a direção. Quem faz o Kylix é o mesmo pessoal que faz o Delphi e eles querem que saia, sim.
Até mais,
Gustavo Royer Chaurais
Gostei + 0
25/11/2004
Massuda
Desculpe... eu não quis dizer que mataram o Kylix, apenas que ele está aguardando a vez para ser retomado. Atualmente, o próximo da fila parece ser o Borland C++ Builder (está prometido para o próximo dia 15 um posicionamento da Borland sobre ele em resposta à [url=http://www.simventions.com/gustavson/2004/10/open-community-letter-to-borland.html]carta da comunidade[/url]). Infelizmente, a Borland não é a MS... ela só pode concentrar os esforços em uma coisa por vez.
Quanto a usar o Delphi 2005 sem suporte a .Net, esta [url=http://delphi2005.cjb.net/]página[/url] contem instruções sobre como fazer isso enquanto Steve Trefethen (um dos desenvolvedores do Delphi) explica nesta [url=http://blogs.borland.com/stevet/archive/2004/11/22/1902.aspx]página[/url] porque existe a dependência.
Gostei + 0
25/11/2004
Aroldo Zanela
Isto realmente ficou claro no evento.
Preciso me inteirar melhor sobre o [url=http://go-mono.com/archive/1.0/index.html]assunto[/url], mas pelo que sei, o projeto mono tem por objetivo rodar .net no Linux, o que fatalmente, deixa o Kylix sem utilizade nenhuma.
Quando comprei minha versão do Delphi 6, ganhei um pacote do Kylix que até hoje nem tentei instalar. Acredito até que seja uma ótima ferramenta para Linux, apenas não vejo futuro onde existe Delphi e C# de um lado e do outro (em ambos) temos Java.
Gostei + 0
25/11/2004
Gurc
Quando comprei minha versão do Delphi 6, ganhei um pacote do Kylix que até hoje nem tentei instalar. Acredito até que seja uma ótima ferramenta para Linux, apenas não vejo futuro onde existe Delphi e C# de um lado e do outro (em ambos) temos Java.[/quote:6f5109ef9f]
Desculpe, mas não posso concordar contigo. O Mono tem a intenção de rodar o .NET no Linux e no MacOS. Todos os que já programaram pra .NET e Java sabem que .NET nos oferece muito mais recursos, apenas está ainda ´no começo´. Por que você acha que o Delphi e o C não conseguem bater o Java? Aqui, [b:6f5109ef9f]na América latina[/b:6f5109ef9f] o Delphi tem MUITO mercado. O C é bastante usado quase no mundo todo.
O Kylix promete suporte total ao Mono. Quando isso acontecer, vai ser legal que vou estar programando pra .NET em ambas as plataformas. Espero e torço para que o Mono dê certo e o Kylix se integre a ele! :D
Abraços,
Gustavo
Gostei + 0
25/11/2004
Dopi
Mas acho que se a Borland pretende abandona-lo ela deveria, no mínimo, abrir o código do Kylix (com dbExpress e tudo) para a comunidade... Afinal o markting da Borland nas versoes 6 e 7 do delphi era... Linux já... a melhor ferramente IDE para Linux... programe multiplataforma... etc... Pois é, EU acreditei.... :-(
Confesso que ando bem ´pé atras´ com a Borland.... Se a unica alternativa multiplataforma para Delphi for .NET, e eu tiver que ´aprender´ essa nova linguagem... já estou decidido... JAVA na cabeça...
Vou evitar ao máximo largar do Delphi, mas na minha opinião:
- Se tiver que ´perder´ tempo, para re-aprender uma nova linguagem, Java é mais maduro e com melhor suporte a Multiplataforma,
- O Suporte da Borland é nulo. Varias ferramentas free tem mais Updates que o Delphi.
- Java tem várias IDEs Free...
- Possui uma comunidade maior, pois tá no mercado a vários anos...
Já vi otimos programas feitos em Java e fiquei realmente impressionado, veja um exemplo:
http://ganttproject.sourceforge.net/
Lendo as novidades do 2005 acho que no meu caso, que não preciso do .NET, somente a IDE é algo novo... alem das ´perfumarias´ de siglas complicadas que a borland injetou no produto... ;-)
Gostei + 0
25/11/2004
Gurc
Bom, Dopi, é o seguinte cara, conversei ha um tempo atras com Adail Muniz e ele me falou que a intenção da Borland é o Mono, porém, certamente eles abrirão o código se não der certo, apesar de improvável. Vai virar um Interbase da vida, praticamente, e vão nascer um ou mais firebirds a partir disso.
Claro, cada um tem sua opinião. Você está empolgado com o Java, claro, muitos estão. Mas eu, particularmente, não simpatizo muito. Sem querer tentar te influenciar, você já tentou ver do que o dotnet é capaz ou também acha que é mais uma coisa que a Microsoft fez pra tentar roubar o mercado do Java rodando só em windows e cobra caro por isso?
Primeiro, desde outubro de 2003 o .NET é mais usado no Brasil do que o J2EE. O .NET com certeza virará multiplataforma, inclusive, podemos usar o compact framework para programar para mobiles. Muita coisa é free como o padrão, o runtime, um compilador C#... posso programar no Notepad, se eu quiser. Qualquer um pode desenvolver uma ferramenta para dotnet seguindo o seu padrão. Não é como o Java que eu tenho que ficar preso a essa linguagem e a Sun que desenvolve as máquinas virtuais (o Java é free, mas a VM é fechada, não que no .NET não seja, mas eles não dizem que é tudo aberto). No .NET são mais de 42 linguagens. Você, certamente, vai poder continuar programando em Delphi mas agora pra essa nova plataforma. Eu faço isso! Só mudei pouca coisa, não tive de aprender outra linguagem. Se outro programador utiliza C, por exemplo, poderá herdar suas classes. Tem até Cobol.NET, PHP e Pizza! Sinceramente, conheço bastante Java pois estudei bastante e já escolhi, vou pro .NET por me trazer MUITO mais facilidade e robustez no desenvolvimento.
Mas, só para rebater, existem projetos como o Janeva para a integração das plataformas. Dizem que no futuro o .NET e o Java vão andar de mãos dadas, se é verdade ninguém sabe.
Cada um é livre para fazer sua escolha. :wink:
Aquele abraço, Dopi!
Gustavo Royer Chaurais
Gostei + 0
25/11/2004
Dopi
Confesso que me senti ´traido´ com a CLX... nao quero levar outro tombo com o .NET... vou esperar para ver... A hora que os toda turma estiver usando .NET eu vou junto... mas até lá...
No atual momento, o unico Delphi multiplataforma é o Delphi 7 CLX / Kylix 3. Por isso, fico com ele...
O .NET não é tão novo assim... e até agora nao conseguiu decolar... já ouvi até a expressão: ´ja nasceu morto´ aqui mesmo no forum... mas nisso, eu nao acrediro, porque ele tem pais muito ricos ;-)
Qual é a vantagem de ser multilinguagem ? Cada programador só irá trabalhará com a linguagem que já conhece... O .NET trouxe muita coisa nova pra turma do VB, mas comparado ao Delphi nao. Quase tudo que o .NET faz, já era possivel de se fazer usando os componentes do Delphi...
Nao acho muito sensato eu adotar uma tecnologia, que depende de um projeto independente (o MONO) para ser multiplataforma. O que Borland tem de participaçao no MONO ? O que a MS tem com o MONO ? NADA... A Novell está bancando sozinha, e ela é uma grande concorrente da MS. Entao porque a MS ajudaria a Novell a compatibilizar o MONO com .NET ?
Quem quiser continuar pagando licenças da MS pode ficar com o .NET com certeza... Eu quero partir para o Linux, mas ainda sim, deixar a livre escolha do S.O. para o meu cliente... por isso preciso da multiplataforma.... Nesse quisito o Delphi 2005 só tem promessas, nada de concreto...
Gostei + 0
25/11/2004
Gurc
Certo, para o VB mudou muito, é verdade. Mas não foi você quem disse que teria que aprender uma nova linguagem? Para os programadores Delphi, então, não continua [b:47e9c6bb8e]praticamente[/b:47e9c6bb8e] a mesma coisa!?
Os caras do projeto Mono estiveram presentes desde a construção do Delphi 8 até agora junto à Borland. :wink:
Até mais,
Gustavo Royer Chaurais
Gostei + 0
26/11/2004
Dopi
Somente se a VCL.NET for usada, mas dai não vou conseguir tirar proveito de todo potencial do .NET... Sem falar que o futuro da VCL.NET é incerto...
Bom saber disso, mas acho que se a Borland está apostando todas as fichas em .NET, ela deveria ter uma posiçao ´oficial´ em relaçao ao MONO, ou pelo menos dizer a nos, pobres mortais, qual caminho ela pretende seguir... Desde o lançamento do Delphi 8 a Borland NAO se manifestou sobre os seus planos quanto a Multiplataforma... Acho isso muito negativo para imagem da empresa, e é por isso que muitos programadores estão olhando Java como uma alteranativa ...
Nao sou nenhum xiita anti-MS, mas acho que o futuro do .NET + MONO ainda é incerto... Uma certeza pra a plataforma Windows, mas somente uma promessa para o Linux... Tomara que de certo... é sempre bom ter alternativas...
Mas achei o assunto muito produtivo... Você e o Massuda esclareceram varias dividas que eu tinha...
T+
Gostei + 0
26/11/2004
Massuda
Gostei + 0
26/11/2004
Michaell
Eu também nunca ouvi falar disso...
A única informação que eu tenho é que a Borland está, juntamente com a Microsoft, definindo, ainda, os rumos do C#. Afinal, .NET ainda está em desenvolvimento e testes. Com certeza a versão madura (primeira) do .NET será a 2.0 .
[]´s
Gostei + 0
26/11/2004
Ricardo.vano
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)