Delphi 2010 + DBExpress + MS SQL Server

13/02/2010

0

Ola,

Borland.Data.TDBXError: DBX Error:  Driver could not be properly initialized.  Client library may be missing, not installed properly, or of the wrong version.

"Driver não pode ser inicializado corretamente. Biblioteca cliente pode estar faltando, não está devidamente instalado, ou a versão errada."

Estou testando o delphi 2010 para migração de aplicações desenvolvida em Delphi 7 com Banco de Dados MSSQL 2000, mas estou me deparando com esse erro o tentar criar uma conexão nova no delphi 2010.

Esse é o quadro para configuração do Driver MSSQL no DBExpress:

MS SQL Server Driver DBX Driver Client 2008 dbxmss.dll sqlncli10.dll 2005 dbxmss9.dll sqlncli.dll 2000 dbxmss.dll oledb.dll
Ja tentei de todas as formas que consegui, encontar na Net para resolver isso, como tambem todas as atualizações disponíveis para o MS SQL 2000.

Configuração na Maquina:
 Windows XP SP3
 Firebird 2.1
 MSSQL2000 personal
 Delphi 7
 Delphi 2007
 Delphi 2010

Obs: Formatei uma maquina e instalei XP SP3 e o delphi 2010 Trial baixado direto da embarcadeiro conectando ao servidor, tambem não funcinou...

Servidor:
 Windows 2003 Server
 MSSQL 2000 Server

Espero não ter que migrar para ADO!

Obrigado.

Pneulândia Ltda

Pneulândia Ltda

Responder

Posts

14/02/2010

Filipe Carvalho

SÉRGIO, é o seguinte... é 80% de chance de ser erro na instalação do seu Delphi 2010, uma opção que voce pode ter é:  Caso a sua versão ainda não estiver com o Update 4/5, aconselho a voce a fazer, pois assim que sai os updates a Embarcadero joga no site a lista de correções e bugs que foram resolvidas. Tentei dar uma olhada na listagem de correções da versão sem Updates, que voce tambem pode dar uma olhada http://qc.embarcadero.com/wc/qcmain.aspx?search=1&stat=30&res=10&rib=14, mais não achei nenhum erro relacionado a criação de conexões a banco com DBX.     Voce pode escolher baixar e instalar o delphi com updates imbutidos ou fazer o download dos updates separados. Da uma olhada na net que conserteza voce vai achar um delphi para download. Não sei se vai hacer problemas mais da uma olhada no meu blog www.nshared.blogspot.com.   Espero ter ajudado!!  
Responder

17/02/2010

Pneulândia Ltda

Embarcadero® Delphi® 2010 Version 14.0.3593.25826

UPDATE 4/5

Borland.Data.TDBXError: DBX Error:  Driver could not be properly initialized.  Client library may be missing, not
installed properly, or of the wrong version.

DBExpress + MSSQL2000
Responder

18/02/2010

Thiago Santana

Sérgio existe também o motivo de que o Delphi 2010 tem a melhor compatibilidade com o Windows 7! Vc já pesquisou sobre isso, pois eu utilizo o Delphi 2010 com Windows 7 e todas as maquinas quevi rodando o delphi 2010 continham o windows 7, ainda não vi nenhuma máquina rodando XP com Delphi 2010! Pode ser isso que esteja te atrapalhando! Abraço Espero ter ajudado...
Responder

27/09/2010

Andre Dominguez

Continuo sem conseguir acessar o sql server 200 com dbexpress e bds 2010.Ja fiz as configurações recomendadas. da minha maquina eu acesso sem problemas, mas da estação de trabalho nao conecta ao banco de dados.
Responder

13/11/2010

Fernando Moraes

Estou com o mesmo problema com o Delphi XE
Embarcadero Delphi XE Version 15.0.3890.34076

Estou tentando conectar ao Firebird (Firebird-2.1.3.18185_0_x64)
Tenho SQL Server 2008 R2, porém consigo conectar ao banco normalmente...

As dll ja se encontram na pasta system do sistema..

se alguem ja passou por isso...
me ajude ai
falow
Responder

24/02/2011

Glayson Silva

Bom dia a todos, trabalho hoje com ADO + SqlServer 2008, mas gostaria de migrar p/ DBX, porem, utilizo campos auto incremento em meus cadastros, no caso do ADO qndo dou um post, automaticamente ele me mostra o codigo do cadastro na tela, ja em DBX + ClientDataSet isto não acontece(apos Post + ApplyUpdate), gostaria de saber o pq, se alguem puder me ajudar, ficaria muito grato. Sou desenvolvedor Delphi + ADO + SQLServer2008, trabalho com automação comercial, se alguem prescisar de ajuda estou a disposição.    
Responder

26/02/2011

Constantino Loiola

Estou com o mesmo problema do colega.



Bom dia a todos, trabalho hoje com ADO + SqlServer 2008, mas gostaria de migrar p/ DBX, porem, utilizo campos auto incremento em meus cadastros, no caso do ADO qndo dou um post, automaticamente ele me mostra o codigo do cadastro na tela, ja em DBX + ClientDataSet isto não acontece(apos Post + ApplyUpdate), gostaria de saber o pq, se alguem puder me ajudar, ficaria muito grato.
Sou desenvolvedor Delphi + ADO + SQLServer2008, trabalho com automação comercial, se alguem prescisar de ajuda estou a disposição.
 
 
 
Responder

23/04/2011

Gilson Júnior


Estou com o mesmo problema com o Delphi XE

Embarcadero Delphi XE Version 15.0.3890.34076



Estou tentando conectar ao Firebird (Firebird-2.1.3.18185_0_x64)

Tenho SQL Server 2008 R2, porém consigo conectar ao banco normalmente...



As dll ja se encontram na pasta system do sistema..



se alguem ja passou por isso...

me ajude ai

falow
 

Coloque a fbclient.dll na pasta system32
Responder

09/08/2011

Roger Cano

Estou com o mesmo problema do topico caso tenham conseguido resolver posta ai...
Responder

09/08/2011

Leandro

pro SQL Server com o DBX pra ele rodar precisa do client do SQL Server rodando ja passei por isso a versao do SQL Server era a 2005..
Responder

16/04/2012

Anderson Salles

Dê uma olhada nesse artigo

http://www.cesarromero.com.br/configurando-dbx-para-acessar-o-ms-sql-server-2000-e-2005-no-delphi-2010/
Responder

03/07/2012

Softwaresnet

Bom dia!

Estou tendo o mesmo problema para conectar ao MS SQL Server. Estou utilizando:

Windows 7 Pro 64 bits;
Delphi 2010
SQL Server 2012 Express

Ao tentar conectar aparece a mensagem: DBX Error: Driver could not to be properly initialyzed.

Já tentei trocar o VendorLib de sqlncli10.dll para sqlncli11.dll e mesmo assim o problema persiste. Já instalei o NativeClient do SQL Server 2012 Express e também não resolveu.

Estou colocando os seguintes parâmetros no componente de conexão:

SchemaOverride=sa.dbo
DriverName=MSSQL
HostName=127.0.0.1
DataBase=DADOS001 (nome do banco que eu criei)
User_Name=sa
Password=masterkey (eu defini esta senha na instalação do SQL Server)
BlobSize=-1
ErrorResourceFile=
LocaleCode=0000
IsolationLevel=ReadCommitted
OS Authentication=False
Prepare SQL=False
ConnectTimeout=60
Mars_Connection=False

Se alguém puder me ajudar.

Obrigado pela atenção!
Responder

03/07/2012

William

Sua autenticação no banco é do tipo: SQL SERVER AUTHENTICATION mesmo ou WINDOWS AUTHENTICATION?
Responder

07/07/2012

Softwaresnet

Boa noite!

Sim a autenticação está definida como SQL Authentication, onde o usuário é o sa e a senha é masterkey
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar