Fórum Delphi 7 e Informix #166248

24/06/2003

0

Vou começar a trabalhar com o Delphi 7 e Informix. Trabalhava com o Delphi 5.
Gostaria de saber como se conectar com o Informix. Alguém pode me dar umas dicas?
Obrigada.

Jussara

Jussara

Responder

25/06/2003

Werlon Goulart

O BDE ja traz embutido, um driver pra conectar com o Informix.

Na hora de criar o Alias no BDE selecione o ´Informix´ e sete os parametros do proprio BDE.

O Informix é um banco muito bom, apesar de ser muito caro (mais q o Oracle...).

Uma vez tava escolhendo um banco para um grande projeto e o pessoal da Informix veio fazer uma demonstracao, o cara disse q QUALQUER tipo de campo poderia ser chave primaria ou indice, e com o uso de plugins de terceiros, era possivel usar um campo blob contendo imagens como chave primaria, ate som poderia ser usado como chave primaria.

E isto tudo era manipulado por instruções SQL (Claro.... Com comandos proprios do Plugin q estava sendo usado...).
Inclusive com o uso de Like.... Pegando os ´Parecidos´ ...... com a imagem ou som ( ou qquer coisa q esteja no campo Blob).....

Como sou daquele tipo q so acredito vendo (ainda mais em demonstracoes, onde VENDER, é o mais importante...), e isto o vendedor nao me mostrou.... acabei optando pelo SyBase.

Mas o Informix tem crescido bastante e, aparentemente, é um dos grandes do mercado, mesmo la fora.

Um Abraço
Werlon Goulart

Responder

Gostei + 0

26/06/2003

Jussara

Obrigada.
Me disseram que o BDE vai deixar de existir, que nas atualizaões do Delphi, não se atualizará mais o BDE. Isso é verdade?

Responder

Gostei + 0

26/06/2003

Werlon Goulart

É verdade, o BDE já não é mais atualizado desde a versão (se nao me engano) 6 do Delphi. Existiam 2 caras so por conta do BDE, mas deixaram de lado e foram pra outro rumo.

O melhor agora é usar o DBExpress ou um Drive (componentes) de acesso direto ao Informix.

Mesmo sem ser atualizado, o BDE vai existir por muitos anos ainda, pois a Borland não pode deixar na mão os desenvolvedores q optaram por este tipo de acesso.

Assim vc tem q verificar o temp de vida util do seu sistema e decidir se vale a pena trabalhar com o BDE ou se uma outra forma de acesso seria mais indicado.

Eu, particularmente, optaria por algo mais novo, ate pq iria dar acesso as novidades q surgirem no Informix daqui pra frente, sem falar na correçao de bugs.

Um Abraço
Werlon Goulart

Responder

Gostei + 0

26/06/2003

Jussara

Mais uma vez, obrigada.
Você poderia me dar umas dicas de como usar o dbExpress? Nunca utilizei-o.
Um abraço.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar