Fórum Delphi 8. Apostilas, onde encontrar? #243524
17/07/2004
0
A propósito: o endereço ´www.clubedelphi.com.br´ chama uma página de uma empresa. pq?!!!
Valeu!!!
Diórgenes Tavares
Gravataí - RS
Diorgenes175
Curtir tópico
+ 0Posts
17/07/2004
Sandra
Leia este tópico: [url=http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=48758]Nova URL do site da Revista ClubeDelphi[/url]
Gostei + 0
17/07/2004
Bon Jovi
Se tiver fazendo aplicação Windows Forms, basta se basear em apostilas/exemplos de C# ou VB.Net, que tem de montão pela Internet, o q muda é só a sintaxe das linguagens, pois as classes obviamente pertencem à plataforma .net. Ainda é muito fraco conteúdo voltado diretamente pra sintaxe do Delphi.
Alguns site q eu lembre no momento:
www.msdn.com
www.linhadecodigo.com.br
www.bufaloinfo.com.br
www.aspbrasil.com.br
Gostei + 0
17/07/2004
Beppe
O inconveniente da VCL.net, é que a ms naum vai distribuir os assemblies da Borland junto, então vc deve inclui-la no setup, e provavelmente só rodará em plataformas Windows, que é a realidade do Windows Forms por enquanto. O bom é que vc pode recompilar suas aplicações Win32 quase sem modificações, e sem precisar aprender outro framework volátil.
Gostei + 0
17/07/2004
Bon Jovi
Mas qual problema vc ta tendo no TextBox?
O que é ´hot images´?
Gostei + 0
17/07/2004
Beppe
Felizmente pude contornar todos estes problemas na época que usei, mas a maneira como o Windows Forms propõe a programação GUI é um desastre, nada produtivo.
No caso do TextBox, não há um Lines, eu tenho que manipular o texto inteiro. Isto é desagrádavel em um primeiro momento.
Hot Images são os glyphs de Tool Buttons quando o mouse está ´hover´. Isto foi o mais angustiante. Lembro que quebrei minha cabeça procurando isso ´pronto´, mas parece que a ms esqueceu disso. Tentei trocar eu mesmo usando os eventos de mouse, mas causou uma cintilização danada. Para contornar, precisei chamar a API do Windows diretamente(não há como se livrar de código não-gerenciado, para o azar da ms), e passar o Handle de uma Image List. Também tive problemas com isso, porque coloquei a lista numa local, e o GC vinha coletar essa m#rd@.
Exibir um char[] no DataGrid também foi desesperador. Precisei criar um record. Não lembro se conegui alterar o título das colunas.
O site oficial da ms sobre o assunto(windowsforms.net) é ridiculo. Das duas perguntas que fiz, eu tive que solucionar por mim mesmo. Fórum muito estranho aquele, ninguém entende do que é para entender.
Por isso digo que Windows Forms é passageiro, se eu já tive problemas, imagina o programador ´comum´. Mas infelizmente não tem VCL.NET no C# Builder.
Gostei + 0
18/07/2004
Bon Jovi
Sobre o Char nao entendi bem, por mais que no banco esteja Char, no programa sempre uso naturalmente o tipo string.
Sobre alterar o título (HeaderText) das colunas e mais outras diversas características do DataGrid:
http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;EN-US;317550
Sobre o TextBox em modo multiline, é só jogar o conteúdo dele dentro de um StringCollection e daí brincar à vontade.
StringCollection ListaStrings = new StringCollection;
ListaStrings.Count; //total de linhas
ListaStrings[0]; //primeira linha
ListaStrings.IndexOf("Teste"); //chega de comentários... Em resumo, a classe StringCollection é uma TStringList chupada do Delphi.
Gostei + 0
18/07/2004
Beppe
No Data Grid eu queria exibir um mapa de caracteres, exibindo o ordinal o char com seu ordinal, seria legal se houvesse uma maneira outra de criar uma classe com informações redundantes. Ah, sobre o header, foi exatamente desta maneira que fiz. Esta acusação está retirada. :wink:
Sobre código não-gerenciado, pq não usá-lo? Isto está um pouco turvo pra mim ainda...
Gostei + 0
18/07/2004
Bon Jovi
E acho isso pois um dos grandes propósitos é programar totalmente pra uma plataforma de desenvolvimento. Melhor por questões teóricas/prática futura, na prática presente vc tem razão.
O que mais me excita em .net é o fato de ser obrigatório programar orientado à objeto. Por mais q eu, vc e fulano programamos totalmente orientado à objeto, sempre temos a situação de fazer manutenção em código escrito por beltrano que programa de forma híbrida, onde é o q mais acontece no Delphi (não-.net). O próprio Delphi (não-.net) já declara automaticamente uma variável global pro Form, já começa por aí... Também comecei a programar assim, pois o próprio Delphi já acostuma mal.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)