Fórum Delphi 8 e seus contras... #253902
09/10/2004
0
Na edição 55 (do mês atual - 10/2004) da Clube Delphi, temos um artigo (Delphi e Office) do nosso grande amigo Luciano Pimenta, que nos mostra como integrar uma aplicação Delphi com as ferramentas Word, Excel e PowerPoint da Microsoft utilizando os Componentes da Paleta ´Servers´ do Delphi. Ótimo artigo, por sinal.
´Maravilha! Tudo que eu precisava!´, eu disse. Até que eu abro o Delphi 8 for .NET Framework. Crio um novo projeto VCL.NET, e pesquiso pela paleta Servers... Excel... Word... :cry: Nada!
Bom, mais um motivo para não utilizar o Delphi 8. Pelo menos por enquanto...
Eu pergunto, os Componentes da paleta Servers utilizam a API do Windows, compatível com Win32 e por isso não estão no Delphi 8 (Framework .NET)? Ou estou enganado? Alguém sabe como faço para exportar dados para o Excel, por exemplo, utilizando o Delphi 8 .NET ? Com o Visual Studio, da Microsoft, já me disseram que é possível, e muito simples, por sinal. O Delphi tá morrendo mesmo pessoal...
Uma boa questão para debater também:
- Delphi ou Visual Studio para .NET?
P.S: Na mesma edição da Clube Delphi nomes importantes da Comunidade de Desenvolvedores defendem o Delphi 8 .NET . ´Críticas a parte´, o Visual Studio da Microsoft saiu na frente...
Abraços.
Michaell
Curtir tópico
+ 0Posts
13/10/2004
Pehdepano
Eu faria isso no Delphi 7 que, aliás, acompanha o Delphi 8. É muito mais negócio.
:arrow: Só precisamos nos lembrar que não é necessário sair programando em DOT.NET, o Win32 ainda viverá por muito tempo. O Delphi por sua vez está fazendo o que devemos fazer, mudando aos poucos...
Gostei + 0
13/10/2004
Pehdepano
Eu faria isso no Delphi 7 que, aliás, acompanha o Delphi 8. É muito mais negócio.
:arrow: Só precisamos nos lembrar que não é necessário sair programando em DOT.NET, o Win32 ainda viverá por muito tempo. O Delphi por sua vez está fazendo o que devemos fazer, mudando aos poucos...
Gostei + 0
14/10/2004
Marcosalex
No Delphi.NET é também possível gerar e importar dados para o Excel, Word, etc da mesma forma que o Visual Studio: usando objetos COM+.
O que não tem são componentes visuais, da mesma forma que não tem no VS.NET também. Só que os usuários de VS estão acostumados a fazer tudo na mão, enquanto a Borland sempre ofereceu componentes que facilitam e tornam o trabalho todo mais produtivo. Vê-se pelo BDP e ECO, que dá dez a 0 na MS.
Agora é importante lembrar que tanto o Delphi quanto o Visual Studio quando utilizam COM+ estão trabalhando com código não gerenciável (ou seja, acessam diretamente a Win32), já que por enquanto o Office ainda não é .NET.
Gostei + 0
14/10/2004
Laercioguerco
Agora jamais cometa o engano de combinar .Net com COM+ (Activex), uma vez, que confessadamente a Microsoft não pretende migra a tecnologia COM+ para Net.
Resumindo, a combinação ainda que possível, cria um aplicativo dependente da plataforma Win32.
Abraços...
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)