GARANTIR DESCONTO

Fórum Delphi com MySql #344298

09/08/2007

0

gostaria de sabr como eu posso fazer conexão com banco MySql 5.0( MySql Query Browser)com Delphi 7 usando o windows XP.Já fiz as tabelas no query Browser,só não consigo montar conexão no Delphi.Alguém pode me ajude!!!

Camila Almeida

Camila Almeida

Responder

09/08/2007

Vitor Alcantara

Você pode utilizar o drive de conexão ODBC que está disponivel no site do mysql.
Dai é só configurar o drive pelo painel de controle -> Ferramentas administrativas -> Fontes de Dados ODBC

1º Você clicar em Fontes de Dados ODBC irá abri uma tela de configuração.
2º Você clica no botão adicionar
3º Irá se abrir uma listagem com vários drivers, selecione o drive ´MySql ODBC 3.** Drive´ e clique em concluir
4º Ira se abrir uma tela para que você configure a sua conexão onde você irá especificar os seguintes campos
4-a Data SourceName -> Será o alias que você irá chamar pelo delphi
4-b Server -> O nome ou IP da máquina que contem o servidor MYSql (Localhost para configurar na máquina local)
4-c User -> Coloque aqui o nome do usuário do MySql
4-d Password -> Coloque a senha do usuário do MySql
4-e DataBase -> Selecione o seu banco de dados
5º Configurado os dados acima clique em Test se aparecer a mensagem ´Success - Connection was made!´ é que deu certo, dai é só clicar em OK.

Dentro do delphi inclua em seu form/DataModule um component TADOConnection (Palheta ADO).
Na propriedade ´ConnectioniString´ do componente você irá clicar nos ´...´ (Trêz pontinhos) , aonde irá se abrir uma tela de configuração.
Você poderá configurar da seguinte maneira.
1º Na tela inicial você irá clicar no botão Build
2º Irá aparecer uma lista com vários drivers , selecione o ´MICROSOFT OLE DB Provider for ODBC Drivers´ (já deverá aparecer selecionado) e clique em avançar
3º Onde tiver o combobox ´Usar nome da fonte de dados´ selecione a que você criou (irá aparecer o nome que você colocou em Data SourceName)
4º Preencha o nome do usuário do MySql e a Senha e clique em Testar Conexão, se tudo de certo clique em Ok.

Pronto é só utilizar os componentes da palheta ado e vincular para a conexão que você criou(Propriedade Connection).

Ps: Existe também os componentes Zeos que fazem acesso direto ao MySql ,
Ps1: No delphi 2007 é possivel fazer acesso direto ao MySql pelos componentes da palheta DbExpress.

Responder

Gostei + 0

09/08/2007

Fabiano Góes

Olá Camila,

olha tenho acessado o MySQL5 com o Zeos,
e tenho gostado muito viu, bem facil e muito bom, com a vantagem de acessar direto.

ainda mais qd o MYSQL está em um servidor Linux a a performace é extremamente rapida.

qualquer coisa só postar se precisar de ajuda.

Responder

Gostei + 0

10/08/2007

Adriano Santos

[quote:636cf42c3e=´Fabiano Góes´]Olá Camila,

olha tenho acessado o MySQL5 com o Zeos,
e tenho gostado muito viu, bem facil e muito bom, com a vantagem de acessar direto.

ainda mais qd o MYSQL está em um servidor Linux a a performace é extremamente rapida.

qualquer coisa só postar se precisar de ajuda.[/quote:636cf42c3e]
E ai Fabiano, tudo bem meu velho? Vai no evento WebMobile?

Só uma observação em relação ao MySQL e o Delphi 7.0: a compatibilidade do Delphi 7.0 só vai até a versão 3.1.53 do MySQL, portanto só usando um Driver ODBC mesmo. A versão Delphi 2007 for Win32 tem compatibilidade com as versões 4.1 e 5.0, porém há pequenas instabilidades por conta do próprio MySQL, creio eu, pois eles vivem mexendo em seus drivers.

Recentemente não consegui mais utilizar MySQL 4.1 com o Delphi 2007 e um projeto que já funcionava. Na minha opnião só ODBC ou algum outro componente como o Zeos que o outro colega citou. Mesmo assim, com ODBC, há restrições porque o ODBC é mais lento por natureza. ;)

Responder

Gostei + 0

10/08/2007

Fabiano Góes

Fala ai Adriano na PAZ mano,
vou tentar ir no evento WebMobile sim, to meio atarefado aqui.

então tenho usado MYSQL5 e Delphi7 com componetes Zeos e está rodando legal cara, até agora pelo menos não apareceu nenhum problema.

Olha vou te falar uma coisa, em processamento processado usando o MYSQL em um servidor LINUX a performace é muito boa cara.

falow !!!!

Responder

Gostei + 0

10/08/2007

Adriano Santos

[quote:dc9e5e51e0=´Fabiano Góes´]Fala ai Adriano na PAZ mano,
vou tentar ir no evento WebMobile sim, to meio atarefado aqui.

então tenho usado MYSQL5 e Delphi7 com componetes Zeos e está rodando legal cara, até agora pelo menos não apareceu nenhum problema.

Olha vou te falar uma coisa, em processamento processado usando o MYSQL em um servidor LINUX a performace é muito boa cara.

falow !!!![/quote:dc9e5e51e0]
Bom, pra software não sei, mas pra internet o melhor e mais rápido banco de dados (dos free lógico) é com certeza o MySQL.

Responder

Gostei + 0

11/08/2007

Eselvati

Pessoal,

Usando Delphi+DbExpress+Mysql com os drivers nativos do delphi realmente é uma ´salada´....

Hoje, consegui resolver 99¬ dos problemas q eu tinha com esta tecnologia, em qualquer versão do delphi, com qualquer versão do mysql usando a lib da CRlab..(www.crlab.com). Funciona redondinho..

Tb tenho aplicativos com o Zeos usando a versao 5.5, q foi a mais estável q testei até hj....ainda não testei as mais novas.

Qto a utilização do mysql fora da internet....é literalmente um show...tenho a mesma base de dados em clientes distintos com mysql, firebird e a performance do mysql (no linux) no meu caso, é imbativel....

Ederson Selvati

Responder

Gostei + 0

12/08/2007

Fabiano Góes

pessoal,

eu sempre desenvolvi comercialmente com firebird(pra desktop),
ainda não testei o mysql pra internet mais pra desktop em servidor linux assim como o amigo [b:4cb83a76d6]eselvati[/b:4cb83a76d6] falou realmente está imbativel, levando em consideração o tipo de processamento que faço que chega a fazer 50.000 inclusõe e alterações em um só clique o termo performace pra mim é primordial, e os testes no mysql tem me surpreendido, vale a pena gastar um tempo com alguns testes quem ainda nao fez.
E como já tinha ouvido muito falar que o mysql ó muito bom pra internet seria interessante já deixar os sistemas prontos para serem acessados tanto por desktop quanto por internet. Então estou me dedicando bastante à esta ferramenta.
Estou usando Zeos para acesso, mais vou pesquisar sobre essa [b:4cb83a76d6]CRlab[/b:4cb83a76d6].
Amigo [b:4cb83a76d6]eselvati[/b:4cb83a76d6] esses componentes [b:4cb83a76d6]CRlab[/b:4cb83a76d6] são free ?

Responder

Gostei + 0

12/08/2007

Emerson Nascimento

galera, não uso MySQL e estou vendo que vários colegas o utilizam nos seus sistemas comerciais avaliando como um dos melhores bancos Free e o melhor dos Free para internet mas, segundo eu sei, ele é liberado sob licença GPL e não pode ser utilizado livremente em softwares comercias. somente em softwares também sob licença GPL, distribuídos com seus códigos-fonte. ou seja: só é gratuito para utilização com softwares open-source. se o MySQL for utilizado com softwares pagos (comerciais), uma licença deve ser adquirida junto à MySQL AB, caso contrário o uso é ilegal (pelo menos foi o que eu pude interpretar quando li a licença de uso do MySQL - me corrijam se eu estiver errado).
os únicos SGBDR realmente ´free´ que eu conheço são o PostGreeSQL e o Firebird.

P.S: os componentes da core lab não são gratuitos (e são muito bons!).

Responder

Gostei + 0

13/08/2007

Adriano Santos

galera, não uso MySQL e estou vendo que vários colegas o utilizam nos seus sistemas comerciais avaliando como um dos melhores bancos Free e o melhor dos Free para internet mas, segundo eu sei, ele é liberado sob licença GPL e não pode ser utilizado livremente em softwares comercias. somente em softwares também sob licença GPL, distribuídos com seus códigos-fonte. ou seja: só é gratuito para utilização com softwares open-source. se o MySQL for utilizado com softwares pagos (comerciais), uma licença deve ser adquirida junto à MySQL AB, caso contrário o uso é ilegal (pelo menos foi o que eu pude interpretar quando li a licença de uso do MySQL - me corrijam se eu estiver errado). os únicos SGBDR realmente ´free´ que eu conheço são o PostGreeSQL e o Firebird. P.S: os componentes da core lab não são gratuitos (e são muito bons!).

Não precisa corrigir não [b:50bf14dc8e]emerson.en[/b:50bf14dc8e], você está correto em tudo que disse em relação ao MySQL. Só uma ressalva quanto ao PostGreeSQL, eu li em uma revista há um tempo atrás que o PostGreeSQL também é pago assim como o MySQL, inclusive me lembro ter visto uma propaganda sobre o licenciameto do PG. Faz tempo isso e não vou me recordar qual a revista. Se alguém souber de mais informações seão válidas pra discussão.
;)

Responder

Gostei + 0

13/08/2007

Martins

[quote:7702950f70=´Adriano Santos´]
galera, não uso MySQL e estou vendo que vários colegas o utilizam nos seus sistemas comerciais avaliando como um dos melhores bancos Free e o melhor dos Free para internet mas, segundo eu sei, ele é liberado sob licença GPL e não pode ser utilizado livremente em softwares comercias. somente em softwares também sob licença GPL, distribuídos com seus códigos-fonte. ou seja: só é gratuito para utilização com softwares open-source. se o MySQL for utilizado com softwares pagos (comerciais), uma licença deve ser adquirida junto à MySQL AB, caso contrário o uso é ilegal (pelo menos foi o que eu pude interpretar quando li a licença de uso do MySQL - me corrijam se eu estiver errado). os únicos SGBDR realmente ´free´ que eu conheço são o PostGreeSQL e o Firebird. P.S: os componentes da core lab não são gratuitos (e são muito bons!).

Não precisa corrigir não [b:7702950f70]emerson.en[/b:7702950f70], você está correto em tudo que disse em relação ao MySQL. Só uma ressalva quanto ao PostGreeSQL, eu li em uma revista há um tempo atrás que o PostGreeSQL também é pago assim como o MySQL, inclusive me lembro ter visto uma propaganda sobre o licenciameto do PG. Faz tempo isso e não vou me recordar qual a revista. Se alguém souber de mais informações seão válidas pra discussão.
;)[/quote:7702950f70]

[b:7702950f70]Galera para quem quer saber mais um pouco sobre a Licença do PostGreSQL.[/b:7702950f70]

[b:7702950f70]Qual é a licença do PostgreSQL?[/b:7702950f70] O PostgreSQL é distribuído sob a licença BSD clássica. Basicamente, ela permite que usuários façam qualquer coisa com o código, incluindo revender os binários sem o código-fonte. A única restrição é que você não nos responsabilize legalmente por problemas com o programa de computador. Há também a exigência de que esta licença apareça em todas as cópias do programa de computador. Aqui está a licença BSD que usamos atualmente: [b:7702950f70]PostgreSQL está sujeito a seguinte licença:[/b:7702950f70] PostgreSQL Data Base Management System Portions Copyright (c) 1996-2007, PostgreSQL Global Development Group Portions Copyright (c) 1994-1996 Regents of the University of California Permission to use, copy, modify, and distribute this software and its documentation for any purpose, without fee, and without a written agreement is hereby granted, provided that the above copyright notice and this paragraph and the following two paragraphs appear in all copies. IN NO EVENT SHALL THE UNIVERSITY OF CALIFORNIA BE LIABLE TO ANY PARTY FOR DIRECT, INDIRECT, SPECIAL, INCIDENTAL, OR CONSEQUENTIAL DAMAGES, INCLUDING LOST PROFITS, ARISING OUT OF THE USE OF THIS SOFTWARE AND ITS DOCUMENTATION, EVEN IF THE UNIVERSITY OF CALIFORNIA HAS BEEN ADVISED OF THE POSSIBILITY OF SUCH DAMAGE. THE UNIVERSITY OF CALIFORNIA SPECIFICALLY DISCLAIMS ANY WARRANTIES, INCLUDING, BUT NOT LIMITED TO, THE IMPLIED WARRANTIES OF MERCHANTABILITY AND FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. THE SOFTWARE PROVIDED HEREUNDER IS ON AN ´AS IS´ BASIS, AND THE UNIVERSITY OF CALIFORNIA HAS NO OBLIGATIONS TO PROVIDE MAINTENANCE, SUPPORT, UPDATES, ENHANCEMENTS, OR MODIFICATIONS.

Espero que seja de utilidade para a comunidade.

bons códigos.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar