[Delphi] Criar um SELECT no CREATE da tela

22/09/2021

0

Bom dia meus queridos amigos Devs, gostaria de uma ajuda de vocês.

Tenho uma Tabela chamada LGPD_RELATORIOS, nela tem um campo Cod_empresa, nisso tem uma grid que faz um select e informar o que tem nessa tabela, mais em outra tela tenho uma grid de impressão, nisso algumas configuração de relatório as pessoas acaba esquecendo de colocar o Cod_empresa, Eu gostaria de fazer uma operação que faz a consulta no Create da tela, mais não está funcionando como quero,
Quero que ele passa por toda Tabela se for igual Null'Vazio' apareça meu panel com a informação, alguém poderia me ajudar?
Winicius

Winicius

Responder

Post mais votado

22/09/2021

Bom dia meus queridos amigos Devs, gostaria de uma ajuda de vocês.

Tenho uma Tabela chamada LGPD_RELATORIOS, nela tem um campo Cod_empresa, nisso tem uma grid que faz um select e informar o que tem nessa tabela, mais em outra tela tenho uma grid de impressão, nisso algumas configuração de relatório as pessoas acaba esquecendo de colocar o Cod_empresa, Eu gostaria de fazer uma operação que faz a consulta no Create da tela, mais não está funcionando como quero,
Quero que ele passa por toda Tabela se for igual Null'Vazio' apareça meu panel com a informação, alguém poderia me ajudar?


O ideal seria que no momento em que as pessoas "acabam esquecendo" de informar o "Cod_empresa" validar os inputs do usuário e se tiver faltando alguma informação obrigar ele a inserir tal informação antes de prosseguir. Caso isso não servir para fazer o que você quer pode ser tentar algo assim:

No onCreate do form

    with suaquery do begin
    Close;
    SQL.Clear;
    SQL.Add('select campo1, campo2 from tabela where condicao =');
    Open;
  end;

  if suaquery.IsEmpty then begin
    ShowMessage('pesquisa sem resultado');
    //seu codigo
  end else begin
    suaquery.First;
    while not suaquery.Eof do begin
      if suaquery.Fields['numero do campo'].Text = '' then begin
        //seu codigo
      end;
      suaquery.Next;
    end;
  end;


Ou melhor ainda faça um select que só vai te retornar os registros que tem tal campo vazio

select campo1,campo2 from tabela where campo1 is null



Paulo

Paulo
Responder

Mais Posts

22/09/2021

Winicius

Muito obrigado, viu não posso colocar o campo obrigatório...
Mais como vc me mostrou deu certinho do jeito que queria, muito obrigado mesmo, que Deus lhe pague.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar