Delphi - Desktop ou Web?

31/01/2016

0

Curiosidade, alias, não sei por onde começar, mesmo por que apenas ouvi falar sobre o Delphi web ou PHP com Delphi.
Ander Linus

Ander Linus

Responder

Post mais votado

02/02/2016

Só complementando a excelente resposta do amigo Ronaldo Filho, acho que o caminho que você deve trilhar é o seguinte:

1- Identifique o objetivo à ser alcançado no seu projeto, como: O que o cliente espera que os sistema faça.
2- Identifique o público-alvo do seu projeto, quantos possíveis usuários e quais dispositivos que o sistema deverá rodar.
3- Identifique as camadas tecnológicas que o seu projeto terá.
4- Analise cada camada e descubra qual tecnologia se enquadrará da melhor forma em cada camada.
5- Mão a obra!


Espero ter ajudado!
T+!

Rodolpho Silva

Rodolpho Silva
Responder

Mais Posts

01/02/2016

Ronaldo Filho

Boa tarde Grande.

Existem muitas discussões sobre o assunto, não envolvendo apenas o Delphi como IDE, mas outras também, é bastante complicado chegar a uma confirmação a respeito disso, por que é necessário levar em conta muitas variáveis, variáveis tais como preparação da IDE (qual a finalidade principal da IDE), como ela trabalha a plataforma para a qual está sendo usada, o resultado que você espera obter, ela lhe oferece o que realmente procura, a IDE gera o código de maneira limpa (usa padrões de desenvolvimento bem definidos). Então são muitos fatores, já tive a oportunidade de conversar em "mesas redondas" onde debatíamos com pessoas experientes a utilização de algumas IDE's para a finalidade de desenvolvimento WEB, e a maioria categoricamente indicou que não utilizasse a IDE Delphi para desenvolvimento WEB, caso fosse desenvolver desktop poderíamos utilizá-la, e o que encontramos como justificativa foi, Delphi não foi inicialmente construido para desenvolvimento WEB, ele foi com o passar do tempo adaptado para esse finalidade. Hoje você deve ter muito cuidado ao selecionar a IDE, pois a escolha errada pode lhe trazer muitos problemas no futuro, até a compilação do aplicativo deve ser levada em consideração.

Bom grande espero ter ajudado, tendo em vista que esse tópico é muito complicado para debater, levando em consideração que, cada programador tem seu estilo de desenvolvimento, usa ferramentas diferentes ou de formas diferentes, pensa de maneira diferente. Você pode procurar mais sobre esse assunto na internet, ver o que pessoal fala sobre já ter usado a IDE para a finalidade que você queira usar, é difícil, mas você realmente deve tirar suas conclusões baseados no seu estilo de desenvolvimento, baseados na sua maneira de trabalhar e sua experiência. Faz um teste com a IDE, olha o código que ela gera, por que muitas vezes o que acontece é, citando como exemplo o ASP .NET, que a linguagem ou IDE é trabalhada já há muito tempo de uma maneira como WEBFORMS, e depois passa a ser trabalhada de outra como MVC, o mesmo acontece com Delphi, eles trabalham quase sempre com desktop e acabam passando uma ideia errada quando mudam de plataforma, mas, apenas você pode chegar a sua conclusão.

Desculpa ter te deixado meio jogado, mas depende muito do que você pretende fazer e como, o que oriento (novamente) é, dê uma olhada no que o pessoal fala, faz uns testes com a IDE e vê se realmente vale apena.
Responder

01/02/2016

Ander Linus

Compreendo perfeitamente, mas então "Delphi PHP" é apenas uma forma de expressa que na verdade não é utilizado?
Responder

01/02/2016

Ronaldo Filho

É utilizado por algumas pessoas com as quais eu já conversei, mas alguns orientam a procurar uma IDE específica, os que utilizam dizem que estão deixando de usar pois, não obtiveram os resultados que esperavam. Mas isso é opinião deles, oriento a você formar suas próprias questões analíticas sobre a IDE. É muito importante que você analise os pontos que são importantes para você, pois apenas assim você terá como formar uma ideia. Já tive a oportunidade de utilizar como testes o desenvolvimento WEB da IDE, mas não me senti muito satisfeito, um dos principais motivos foi a geração de código sujo em algumas oportunidades. Mas, como já disse, você terá que montar sua própria análise, sempre procure orientação como fez, mas nada substitui o teste pessoal.
Responder

01/02/2016

Ander Linus

Não serve para Web o Delphi. entendi assim.
Responder

01/02/2016

Ronaldo Filho

Isso é uma ideia mais geral de algumas pessoas com as quais já tive a oportunidade de conversar e debater sobre o assunto,mas é importante que você forme sua própria ideia sobre isso, é importante que você possa "provar", testar a tecnologia, para depois tirar suas próprias conclusões.
Responder

02/02/2016

Rodolpho Silva

Eu acho que primeiro você precisa entender de 2 coisa importantíssimas para um desenvolvimento web nos dias de hoje: O que é back-end e front-end.

Na empresa onde trabalho, por exemplo, temos uma aplicação web cujo o back-end é todo em Delphi. Fizemos uma espécie de servidor de aplicação em Delphi XE2. Na camada front-end, usamos "n" tecnologias....


https://pt.wikipedia.org/wiki/Front-end_e_back-end

Espero ter ajudado!
T+
Responder

02/02/2016

Ronaldo Filho

Isso que falou o Rodolpho está complemente certo, o que muito conversei com pessoas que tentaram usar o Delphi para WEB, foi como seria a aplicação dele no desenvolvimento, se como ferramenta front-end ou back-end, algumas das pessoas disseram que não usaram por conta do front-end por que eles utilizariam o Delphi como front-end, já um que chegou a desenvolver back-end com Delphi falou que usou-o para construção de microservices, mas uma coisa que ele orientou quando eu tinha minhas dúvidas foi a respeito de, se eu quiser englobar em meu sistema tecnologias como NODE.js, com o Delphi já fica difícil, por isso hoje trago uma ideia mais restrita quanto a desenvolver usando Delphi, mas como falei antes e Rodolpho completou muito bem, você precisa conhecer como o Delphi trabalha e onde ele vai se encaixar melhor para seu projeto.
Responder

02/02/2016

Ander Linus

Ei gente obrigado pelas dicas, queria fazer uma outra pergunta, agora sobre, onde encontrar a IDE para baixar, para conhecer mais, a mais atualizada. Só que não acho de forma alguma, porem não desejo uma que expire com poucos dias.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar