Delphi e .NET

12/02/2005

0

Olá pessoal, estou entrando cada vez mais de cabeça no .NET e assistindo a alguns programas da MS, fiquei com duvidas, e gostaria de discutir e trocar informações com vcs.
Por exemplo:
Num webcast q assisti, o cara disse que nem tudo em .NET é orientado a objetos, por exemplo, no delphi declaramos uma variável i: integer. Ela é um ´tipo de dado´, não um objeto, mas torna um objeto ao fazermos i.ToString (pois implementa um método). Sempre considerei no delphi q tudo é objeto, como fica??

Outra: variáveis contém APENAS Ponteiros para objetos, ou seja, a referência. Pois bem, isso faz sentido, pois explica como o Garbage Collector funciona (verificando se alguém aponta para determinado objeto). Mas se eu crio duas variáveis e passo a primeira para a segunda (a:= b) tenho na verdade dois ponteiros para um mesmo objeto, e alterando ´a´, altero ´b´ também. Isso está me deixando meio confuso, e talvez vocês tenham uma explicação melhor.


Garibaldi

Garibaldi

Responder

Posts

12/02/2005

Beppe

É impossível _implementar_ tudo como objetos, porque objetos são apenas ponteiros, pra ter alguma infomação é preciso ter outros tipos de dados, como Integer e Char.

Mas o .NET suporta boxing e unboxing, que é transformar algum valor em objeto e a sua operação contrária. Algumas operações são apenas ´syntactic sugar´, são convertidas para uma expressão semelhante. Ex: I.ToString() = IntToStr(I)

Sobre referências. A e B não são totalmente dependentes. Se ambas forem objetos e vc alterar o conteúdo de uma delas, verá a modificação em ambas, mas se vc atribuir um novo objeto a uma delas, a outra ainda acesará o objeto anterior. Experimente:

A := TForm1.Create(Application);
A.Show;
B := A;
B.Caption := ´A e B são o mesmo objeto´;

B := TForm1.Create(Application);
B.Show;
B.Caption := ´Objeto apontado por B´;

A.Caption := ´Objeto apontado por A´;



Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar