Fórum Delphi - Executável só cresce e não diminui #514638

24/03/2015

0

Pessoal.
É o seguinte.
Criei um projeto novo no Delphi XE5 com um formulário em branco, compilei como Release, e o executável ficou em 2055 Kb.
Depois arrastei uns componentes e compilei de novo, e obviamente o executável aumentou de tamanho.
Acontece que removi de novo os componentes e deixei o formulario vazio como no princípio e compilei em modo release.
O executável não retornou ao tamanho original de 2055 Kb.
Ele assumiu o mesmo tamanho quando os componentes estavam presentes e mesmo removendo os componentes ele não diminui mais o tamanho.
O executável só cresce e não volta ao tamanho original.
Mesmo apagando o executável da pasta e gerando um outro ele não retorna ao mesmo tamanho.
Alguém sabe porque ?
Mil Eireli

Mil Eireli

Responder

24/03/2015

William

Olha existem algumas diretrizes que podem ser configuradas no projeto para não incluir algumas Units no .exe, pessoalmente nunca tentei usar isso mas já vi vídeos sobre o assunto.

Para diminuir o tamanho do exe uso esse programa http://software.viamep.com/kebra_byte.htm, mas sempre usei para programas compilados em 32 bits.

Alguns casos chega a reduzir mais de 50 % do tamanho do executável final, claro que se você compilar novamente ele volta ao tamanho original então só comprimo quando vou empacotar o software.
Responder

Gostei + 0

24/03/2015

Mil Eireli

O executável não diminui porque ele mantém as referências dos componentes na cláusula USES do código.

Na verdade eu fiz a pergunta de forma errada. A pergunta é a seguinte:

Porque ao refazer ou compilar o código ele não remove as referências inutilizadas da cláusula USES sendo que os componentes visuais não existem mais no form ?

Será que não tem alguma opção no compilador que limpa este lixo ?
Responder

Gostei + 0

24/03/2015

Mil Eireli

Obrigado Marcos, sua resposta me ajudou a entender.

Eu acho que a Embarcadero deveria começar a trabalhar para ter seu próprio mecanismo de limpeza da lixo. Imagine um projeto com 500 fomulários em ambiente corporativo e tendo que verificar um a um as referências não utilizadas. É muito comum alguém abrir um formulário e ficar arrastando uma infinidade de componentes para testar uma solução e de repente tem um executável monstruoso porque o compilador consegue enxergar as variáveis inutilizadas do projeto, mas não dá opção para enxergar as UNITS desnecessárias no mesmo.
Responder

Gostei + 0

25/03/2015

Euclides Cunha

Para agregar mais informação a este post vale a pena utilizar o UPX, segue o link.... do próprio forum

https://www.devmedia.com.br/forum/compactador-de-exe-upx-vale-a-pena/398847
Responder

Gostei + 0

25/03/2015

Thiago Santana

Costumo utilizar a ferramenta citada nesse exemplo:

Diminuir tamanho exe
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar