Delphi / FastReport - SUM no MasterData

03/09/2020

0

Boa tarde!

Gostaria de saber se consigo utilizar o SUM em um memo do MasterData, pois fiz da seguinte forma:

No memo:
[SUM(<frxDtStBanco."valor50"> + <frxDtStBanco."totalbruto"> - <frxDtStBanco."valor117">)]

No OnBeforePrint (criando a variável e fazendo receber 0.00):
nLiq := SUM(<frxDtStBanco."valor50"> + <frxDtStBanco."totalbruto"> - <frxDtStBanco."valor117">);

Porém quando emito o relatório, me apresenta a mensagem could not convert variant of type (null) into type (double). Gostaria de saber se saberiam como proceder na situação.

Agradeço desde ja!
Nomad

Nomad

Responder

Posts

04/09/2020

Nomad

UP
Responder

05/09/2020

Nomad

UP
Responder

08/09/2020

Nomad

UP
Responder

09/09/2020

Jair N.

Bom Dia, olha só: 1º por quê SUM() no MasterData? Pelo que posso ver poderia fazer isto direto sem a necessidade do comando. 2º O teu problema é algum valor de retorno "nulo", não vi a sua consulta principal, porém use sempre para corrigir os valores com o comando "COALESCE(<campo se nulo>, 0.00) AS <campo>" , e se possível, converta todos os tipo para "flutuante". 3º SUM() de novo na opção OnBeforePrint do MasterData, para uma variável "nLiq", onde será utilizada? lembra por que converter para tipo flutuante! É para o tipo variável não converter para "inteiro".
Solução renomeie com comentários ou remova cada comando e teste o relatório até aparecer onde realmente está ocorrendo o erro, em qual situação.
Responder

10/09/2020

Celso Lenon

Boa tarde!

Gostaria de saber se consigo utilizar o SUM em um memo do MasterData, pois fiz da seguinte forma:

No memo:
[SUM(<frxDtStBanco."valor50"> + <frxDtStBanco."totalbruto"> - <frxDtStBanco."valor117">)]

No OnBeforePrint (criando a variável e fazendo receber 0.00):
nLiq := SUM(<frxDtStBanco."valor50"> + <frxDtStBanco."totalbruto"> - <frxDtStBanco."valor117">);

Porém quando emito o relatório, me apresenta a mensagem could not convert variant of type (null) into type (double). Gostaria de saber se saberiam como proceder na situação.

Agradeço desde ja!


Uma sugestão é fazer o calculo na aplicação e passar para o FestReport Como Variável.
Responder

10/09/2020

Celso Lenon

Boa tarde!

Gostaria de saber se consigo utilizar o SUM em um memo do MasterData, pois fiz da seguinte forma:

No memo:
[SUM(<frxDtStBanco."valor50"> + <frxDtStBanco."totalbruto"> - <frxDtStBanco."valor117">)]

No OnBeforePrint (criando a variável e fazendo receber 0.00):
nLiq := SUM(<frxDtStBanco."valor50"> + <frxDtStBanco."totalbruto"> - <frxDtStBanco."valor117">);

Porém quando emito o relatório, me apresenta a mensagem could not convert variant of type (null) into type (double). Gostaria de saber se saberiam como proceder na situação.

Agradeço desde ja!


Uma sugestão é fazer o calculo na aplicação e passar para o FestReport Como Variável.
Responder

10/09/2020

Nomad

Jair e Celso, agradeço a atenção de ambos. Fiz da forma como citaram, adaptando ao necessário e deu certo. Muito obrigado!!

\\m/
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar