Delphi + MySQL em rede

08/03/2013

0

Olá pessoal,

Já fiz alguns projetos com conexão a bancos de dados MySQL remotamente (na web), mas atualmente estou com um projeto que preciso que outro computador na mesma rede se conecte ao banco de dados.

O que devo colocar em 'hostname' para que o "PC 2" acesse o banco de dados que está rodando no "PC 1"?

Me falaram que é só colocar o nome do PC, no caso, "\\pc1", mas não tenho certeza...

Gostaria de saber de alguém que realmente tem certeza sobre isso..

Obrigado.
Paulo Henrique

Paulo Henrique

Responder

Posts

11/03/2013

Daniel Santos

Coloque o IP do computador!

Ps: este tipo de duvida é lamentavel!
Responder

11/03/2013

William

Olá Paulo, primeiramente seja bem vindo ao fórum!

Bom vc não mencionou qual engine (ZEOS ou DBEXPRESS) de acesso está usando, mas basicamente aconselho sempre a usar um arquivo INI para configurar conexões com o banco de dados, no portal devmedia existem vários tópicos e artigos sobre esse tipo de prática.

Quanto a questão sobre qual nome ou IP colocar na conexão, é o seguinte:

Imagine que vc tem 2 computadores (PC1, PC2) em rede compartilhando o mesmo sistema e base de dados.

O .exe do seu sistema e o gerencidador do banco estão instalados no PC1 teoricamente nosso servidor, mas PC2 precisa acessa-los e agora?

Você vai criar um atalho no PC2 apontando para o .exe do PC1, supondo que sua rede já esteja mapeada.

Dentro da pasta de instalação do sistema no PC1, vc tem um arquivo INI onde no campo hostname=PC1, pq é nesse pc que está instalado a base de dados.

Basicamente seria essa explicação, existem programadores que gostam de instalar um .exe por máquina da rede e copiar para dentro da pasta o mesmo arquivo INI direcionando para o servidor.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar