Fórum delphi.net ou Visual studio? #66655

29/08/2008

0

caros colegas, meu intuito nesse tópico é saber qual a ferramenta que tem mais mercado, futuro, e que oferece ao desenvolvedor mais recursos.
li alguns tópicos como os listados abaixo:

http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?p=200343&sid=ea89905dc984880aeabb0604e5f8283f
http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?p=140110&sid=41e498ec106559bbde95c332540b0971

mesmo assim gostaria da opiniao sincera dos colegas... qual das ferramentas tem mais mercado, futuro, e que oferece ao desenvolvedor mais recursos?

abraços!

Mahdak

Mahdak

Responder

30/08/2008

Mahdak

e mais uma.... tem o lance do windows vista ainda ou nao tem nada a ver? tipo o delphi win32 pra windows vista seria a partir do 2007 essa regra se aplica ao delphi.net ??? pq se nao me engano o ultimo delphi que saiu com .net foi a versao de 2006 neh...

Responder

Gostei + 0

01/09/2008

Signori

A última versão do Delphi .NET foi o Rad Studio 2007.

Quanto a qual escolher, aí depende, se vc gostar da linguagem use Delphi .NET, você nã se arependerá...
Mas vale ressaltar que o VS sempre estará um passo a frente em relação ao Framework, fora que os controles Ajax, como o AjaxControlToolkit funcionei melhor no VS, ja que ambos da Microsoft. E vc encontrará muito mais material de estudo para VS na WEB, não tem como negar...

Não quis dizer que os controles Ajax não funcionam no Delphi, com certeza todos podem ser implementados, só requerem um pouco mais de esforço...

Espero ter ajudado!

att

Responder

Gostei + 0

01/09/2008

Mahdak

voce sabe me dizer quais as limitaçoes que o Microsoft Visual Web Developer 2008 Express Edition possui?

Responder

Gostei + 0

02/09/2008

Bononi

Básicamente, ser da Microsoft já é uma limitação... :lol:

Responder

Gostei + 0

11/10/2008

Mahdak

cara, fiz alguns testes aqui e me amarrei no visual studio 2008(vs2008). muito bom de trabalhar com o Sql Server, muito material na net pro cara aprender, porém quando a conversa foi Visual studio com outros bancos que nao fosse o da microsoft a coisa ficou preta...
eu ja programava em asp (vb), com o visual studio me pareceu, depois de eu ver umas 20 video aulas do site asp.net, uma transição agradavel de tecnologia.

o delphi.net vou começar os testes agora... e eu fico com ele caso o mesmo me proporcione as seguinte coisas:

1. ambiente para edição do layout tão confortavel quando o dreamweaver / vs2008

2. facilidade de trabalhar com varios bancos de dados, da mesma maneira que o vs2008 é ao trabalhar com o SQL Server.

vou postar aqui mais adiante minha impressão.

quemm quiser falar alguma coisa, nem que seja pra malhar o pau(desde que tenha fundamentos), o tópico está aberto. quanto mais informações mais a gente (desenvolvedores) ganhamos

abraços!

Responder

Gostei + 0

11/10/2008

Mahdak

só mais uma coisa...

um dos fatores que fazem o delphi.net me deixar com ´um pé atras´ é que a tecnologia é toda da microsoft, por isso o vs2008 estará sempre um passo a frente.

ex: vs2008 = framework 3.5
delphi.net 2007 = framework 2.0

tudo ja está bombando no 3.5 e o delphi ainda está no 2.0

Responder

Gostei + 0

11/10/2008

Mahdak

quanto mais informações mais a gente (desenvolvedores) ganhamos abraços!

´mais a gente ganhamos´ foi pra detonar a pau neh!!!! ehehh

reformulando: mais a gente ganha

Responder

Gostei + 0

22/10/2008

Marcosalex

Ficamos na dúvida entre as duas ferramentas. Mas o fato é que o Delphi.NET é muito mais produtivo, com bdp, ECO e um monte de tecnologias. Outra coisa que pesou na decisão é que os componentes pro VS funcionam no Delphi.NET perfeitamente.

O VS é muito bom, DESDE QUE você use exclusivamente ferramentas da MS. Como nossa plataforma é heterogênea e não queremos ficar restritos a clientes que usam MS, escolhemos o Delphi.

A desvantagem é o que você citou: o framework do Delphi tende a ficar sempre um passo atrás do VS. Mas acredito que essa diferença tende a ficar menor, um dos motivos do atraso é que a Borland estava implementando funções que o Delphi ainda não tinha, como Unicode e os componentes do Windows Vista. Assim que ela terminar a implementação pra multi-core e Mobile eles vão ter mais tempo de correr atrás dos novos frameworks. Esse negócio de uma versão do .NET quebrar a compatiblidade com a anterior quebra as pernas dos concorrentes. :x

Responder

Gostei + 0

22/10/2008

Mahdak

Ficamos na dúvida entre as duas ferramentas. Mas o fato é que o Delphi.NET é muito mais produtivo, com bdp, ECO e um monte de tecnologias. Outra coisa que pesou na decisão é que os componentes pro VS funcionam no Delphi.NET perfeitamente. O VS é muito bom, DESDE QUE você use exclusivamente ferramentas da MS. Como nossa plataforma é heterogênea e não queremos ficar restritos a clientes que usam MS, escolhemos o Delphi. A desvantagem é o que você citou: o framework do Delphi tende a ficar sempre um passo atrás do VS. Mas acredito que essa diferença tende a ficar menor, um dos motivos do atraso é que a Borland estava implementando funções que o Delphi ainda não tinha, como Unicode e os componentes do Windows Vista. Assim que ela terminar a implementação pra multi-core e Mobile eles vão ter mais tempo de correr atrás dos novos frameworks. Esse negócio de uma versão do .NET quebrar a compatiblidade com a anterior quebra as pernas dos concorrentes. :x

ai marcos, beleza? até que em fim alguem se manifestou nesse forum, concordo plenamente com voce, sou apaixonado pelo delphi, e gostaria de continuar a usa-lo, porém alem das ´questões problemas´ que citamos, a que mais me dói é que para o Visual Studio o cara tem um suporte instantâneo e gratúito fudido... seja no fórum da msdn, seja na comunidade asp.net, ou seja procurando no google mesmo, enquanto que no maior portal de delphi desse país (devmedia) demorou 11 dias para eu receber uma resposta aqui no forum do .net

fica aqui uma sugestão para o pessoal do DevMedia: [b:c6144a19f7]Invistam em campanha ou estratégia para trazer o pessoal para esse forum[/b:c6144a19f7], do contrário vai ser desestimulante nao ter esse grande apoio que sempre houve no forum do delphi

Obs: Ainda estou testando as duas ferramentas pra ver qual das duas tem o peso final maior na balança geral

abraços!

Responder

Gostei + 0

29/10/2008

Toninhonunes

Companheiro, leia esta thread, não compensa mais usar as IDEs do Delphi para .NET, ele mesmo já está migrando para o Visual Studio, o Delphi só vai focar agora win32/win64, o .NET não vai mais sair nas IDE do Delphi, pode ver a versão 2009, já não tem mais, saiu o Delphi Prism, veja esta thread, tem o link lá da entrevista.
http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=97084

Responder

Gostei + 0

29/10/2008

Mahdak

Companheiro, leia esta thread, não compensa mais usar as IDEs do Delphi para .NET, ele mesmo já está migrando para o Visual Studio, o Delphi só vai focar agora win32/win64, o .NET não vai mais sair nas IDE do Delphi, pode ver a versão 2009, já não tem mais, saiu o Delphi Prism, veja esta thread, tem o link lá da entrevista. http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=97084

Toninho, é uma pena saber disso, pois muitos comentam que o futuro é o .NET

De qualquer maneira, considero esse topico resolvido e encerrado, e o ponto vai para a Microsoft. Se alguem tiver mais alguma coisa a comentar, sintam-se a vontade.

Responder

Gostei + 0

29/10/2008

Toninhonunes

Ficamos na dúvida entre as duas ferramentas. Mas o fato é que o Delphi.NET é muito mais produtivo, com bdp, ECO e um monte de tecnologias. Outra coisa que pesou na decisão é que os componentes pro VS funcionam no Delphi.NET perfeitamente. Não é não, o BDP foi descontinuado, eu achei bacana a ideia do BDP ser uma camada comum para vários drivers, mas não evoluiu, a Borland acabou com ele. O VS é muito bom, DESDE QUE você use exclusivamente ferramentas da MS. Como nossa plataforma é heterogênea e não queremos ficar restritos a clientes que usam MS, escolhemos o Delphi. Para win32 sem dúvida delphi é superior, .net para desktop não vejo vantagem. A desvantagem é o que você citou: o framework do Delphi tende a ficar sempre um passo atrás do VS. Mas acredito que essa diferença tende a ficar menor, um dos motivos do atraso é que a Borland estava implementando funções que o Delphi ainda não tinha, como Unicode e os componentes do Windows Vista. Assim que ela terminar a implementação pra multi-core e Mobile eles vão ter mais tempo de correr atrás dos novos frameworks. Esse negócio de uma versão do .NET quebrar a compatiblidade com a anterior quebra as pernas dos concorrentes. :x

Já era, isso tudo aí foi um sonho, não vai sair mais nada para .NET nas IDES do Delphi desde a versão 2009, segundo a entrevista do cara da RemObjects, não perca tempo investindo em .NET com Delphi não, para quem gosta de .NET e quer gastar menos tempo aprendendo nova linguagem usa o Delphi Prism.

Responder

Gostei + 0

29/10/2008

Mahdak

Toninho, o que seria o ´Prism´ ????

Responder

Gostei + 0

29/10/2008

Marcosalex

Toninho, o que seria o ´Prism´ ????

Um plugin pra programar na linguagem Pascal pra .net usando a IDE do Visual Studio. É incompatível com o Delphi .NET que existia até então e não vai ter nada de VCL.

Cara, a empresa onde trabalhei apostamos na VCL.NET seguindo o conselho da Borland e praticamente redesenvolveram todos os sistemas. Quando tiveram problemas de bugs e compatibilidades depois que eu saí, a Borland recomendou migrar tudo de novo, dessa vez para o Delphi.NET. Queria saber o que vão fazer agora: migrar pro Prism? Se matar? huahuahua

Responder

Gostei + 0

29/10/2008

Mahdak

[quote:cd4b17706c=´mahdak´]Toninho, o que seria o ´Prism´ ????

Queria saber o que vão fazer agora: migrar pro Prism? Se matar? huahuahua[/quote:cd4b17706c]

ahahah boa! eles vao querer enrolar o povo com o mesmo papo de sempre, e assim a credibilidade deles, que nao era pequena, vai indo pro saco pouco a pouco.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar