Delphi PostgreSQL URGENTE!!!

03/02/2003

0

Olá pessoal, já visito o ClubeDelphi a um tempo mas sou novo no fórum, gostaria de saber se alguem pode me ajudar. Estou querendo conectar minha aplicação font-end em Delphi 7 a uma base PostgreSQL em um servidor Linux. Estive lendo sobre uma biblioteca chamada Zeos Library mas só concegui encontrá-la para Delphi 5 e nao para Delphi 7, e gostaria também de saber como instalar a Zeos Library e conectar-se ao servidor PostgreSQL. Bom um abraço a todos e agradeço a atenção.

Caso alguem possa me ajudar ficarei muito grato e mesmo nao podendo, contem comigo para qualquer coisa, o que eu puder fazer pra ajudar eu faço...

Valew.


Christ

Christ

Responder

Posts

03/02/2003

Anonymous

Christ, eu uso o Postgre em Linux há um bom tempo e se você estiver pensando em um banco de dados transacional eu o aconselho por ser leve e muito mais rápido que o Oracle (o Oracle não é de graça, se for usá-lo comercialmente terá de pagar alguns US$ 3,500.00).
Se você não necessita de aplicações transacionais pode utilizar tranquilamente o MySql, que apresenta performance ainda melhor que o Postgre para consultas simples e operações de SQL básicas (Insert e Delete). A escolha é sua.
Se for trabalhar com o Postgre aconselho usar o ODBC, isso lhe dará maior liberdade de programação e esqueça os grilos de que ODBC é lento etc. Busque criar uma aplicação leve e com consultas pré-formatadas em tabelas específicas para consulta, isso é o que torna o sistema rápido, independente do banco de dados e dos equipamentos.
Boa sorte!


Responder

21/02/2003

Andercrist

Olá meu amigo..
Eu estava com este mesmo problema, achar uma base de dados boa e open source e um componente que eu pudesse utilizar no delphi e ao mesmo tempo no kylix, bati a cabeça atras disso, vasculhei em fóruns pesquisa no google, até que eu achei o ZEOSDBO http://zeoslib.sourceforge.net aonde acabei de bater mais a cabeça porque ele é chato de configurar. Mas de tanto bater a cabeça eu cheguei numa conclusão que para você vai ser útil...

[b:1b25242e90]Para usar o Windows com PostGreSQL, Delphi com o componente zeosdbo-5.3.0-prebeta6 siga o seguinte:[/b:1b25242e90]

Para instalar o PostGreSQL va para o site :http://pgsqlbr.querencialivre.rs.gov.br/ que eles tem um tutorial muito bom para instalar. Mas a versão do PostGreSQL tem que ser a 7.1.
Para instalar o ZEOS no DELPHI faça o seguinte:

Faça o download do zeosbdo do site http://zeoslib.sourceforge.net/zeos_zdo_main.php, no caso em questão foi utilizada a versão zeosdbo-5.3.0-prebeta6.zip.

Descompacte o arquivo ( zeosdbo-5.3.0-prebeta6.zip ) ;

Adicione os diretórios ~/zeosdbo, ~/zeosdbo/dbase e ~/zeosdbo/common ao library path ( Tools | Enviroment Options... | Library | Library path: ) e ao browsing path ( Tools | Enviroment Options... | Library | Browsing path: ).

No DELPHI abra o arquivo ~/zeosdbo/ZCommon6.dpk e remova o arquivo dbdesign.dcp da sessão ´Requires´. Compile e instale.

Abra também o arquivo ~/zeosdbo/ZDbware6.dpk e também remova o arquivo dbdesign.dcp da sessão ´Requires´. Compile e instale.

Abra o arquivo ~/zeosdbo/ZPgSql6.dpk e remova o arquivo dbdesign.dcp da sessão ´Requires´. Compile e instale. Os Postgres serão adicionados a aba Zeos Access.

OK

[b:1b25242e90]Para usar o Linux com PostGreSQL, Kylix com o componente zeosdbo-5.3.0-prebeta6 siga o seguinte:[/b:1b25242e90]

Para instalar o PostGreSQL 7.1 primeiro você vai ter que verificar se não tem nenhuma versão já instalada no linux digitando no terminal o comando (rpm -qa | grep postgresql) aparecendo algum pacote e não sendo a versão 7.1 você vai ter que desinstalar usando o comando (rpm -e nomedopacote) apos isso abaixe os seguintes pacotes do PostGreSQL (postgresql-libs-7.1.3-1PGDG.i386.rpm ; postgresql-7.1.3-1PGDG.i386.rpm ; postgresql-server-7.1.3-1PGDG.i386.rpm) no ftp : ftp9.us.postgresql.org/pub/mirrors/postgresql/binary/v7.1.3/RPMS usando algum programa FTP depois instale usando o comando (rpm -i -h nomedopacote) usando a seguencia assima dos pacotes. Depois de instalado entre crie a pasta (mkdir /var/psql)
altere as permissões para o usuario postgres (chown -R postgres:postgres /var/psql) OBS(este usuário é criado quando é instalado o PostGreSQL ) no terminal entre como usuario postgres (su postgres)
inicie a base de dados (initdb -D /var/psql)
digite o comando (ipc-daemon &)
e inicie a base de dados (postmaster -i -D /var/psql)
após isto você vai ter que liberar o acesso a rede editando o arquivo pg_hba.conf e inserindo no final da linha o seguinte (host all 192.168.0.0 255.255.0.0 trust). Pronto o PostGreSQL está instadado e rodando.

Para Instalar o Zeos no Kylix é a mesma coisa do DELPHI somente ao inves de instalar os arquivos ZCommon6.dpk - ZDbware6.dpk - ZPgSql6.dpk instale os arquivos ZCommonk.dpk - ZDbwarek.dpk - ZPgSqlk.dpk

Beleza - desculpe se fui meio complicado


Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar