Fórum Delphi Prism #365549
28/10/2008
0
Esse produto vai ser o sucessor do RAD Studio, vai ser uma nova opção, que mercado vai ter?
Marcosalex
Curtir tópico
+ 0Posts
28/10/2008
Joaoshi
http://www.bitwisemag.com/2/spip.php?page=print_format&id_article=190
http://www.codegear.com/search?q=delphi+prism&allsites=y&allwords=y
Gostei + 0
28/10/2008
Marcosalex
- se enganou quem acreditava que com a venda da Codegear nada iria mudar
- VCL.net vai ser descontinuada, quem apostou na tecnologia, rodou
- o próprio Delphi.net sofreu trementas mudanças, quem estava desenvolvendo nele, pode não ter rodado, mas vai ter mais dor de cabeça
- como foi dito, agora temos IDEs integradas com Eclipse, Galileu, Visual Studio e o Delphi pra PHP com uma própria. A própria Embarcadero ainda não sabe o que vai fazer
O que me preocupa mais é que uma mudança tão drástica de rumo não foi nem mencionada no Delphi Tour. Será que o pessoal da Borland Brasil também foi pego de surpresa?
Gostei + 0
29/10/2008
Juniorvieira
Gostei + 0
29/10/2008
Marcosalex
Pois é, quem apostou nele como vai ficar? Se fosse a Borland, acho que eles iam ser mais compromissados com a compatibilidade. Agora dá a impressão que as ferramentas vão passar por uma transição. O duro é bancar o investimento apostando num processo que não sabemos pra onde vai.
Bom, vamos ver o que o pessoal da Borland vai falar dele.
Gostei + 0
29/10/2008
Juniorvieira
Pois é, quem apostou nele como vai ficar? Se fosse a Borland, acho que eles iam ser mais compromissados com a compatibilidade. Agora dá a impressão que as ferramentas vão passar por uma transição. O duro é bancar o investimento apostando num processo que não sabemos pra onde vai.
Bom, vamos ver o que o pessoal da Borland vai falar dele.[/quote:094475f6bf]
A Linguagem ´delphi´ vai virar plugin do visual studio. rsrsrs
É bom que o pessoal começe a ficar ambientado com o Visual studio. :P
Gostei + 0
29/10/2008
Luciano.lirio
acho que vai ter uma divisão entre as plataformas Win32 e .NET, para que usa o Delphi Win32 não vai mudar muito mas para que investiu no Delphi.Net vai ter que se adaptar as novas mudanças, pelo menos é o que percebi no lançamento do Delphi 2009.
Acho que vai ser bom essa mudança, a Borland estava perdida tentando criar o Delphi.NET e manter o Delphi Win32.
Att,
Gostei + 0
29/10/2008
Mahdak
sempre apoiei os desenvolvedores e mantedores do delphi, mas agora me parece que estamos chegando num ponto crucial da historia da ferramenta, onde a Microsoft vai assumir de vez o comando da tecnologia.
Gostei + 0
29/10/2008
Mahdak
voce trabalha na Borland ou na Embarcadero? a algum tempo eu venho lendo o mesmo comentário quando eles fazem uma merda ´Acho que vai ser bom essa mudança´
posso estar sendo precipitado, ou até mesmo grosso quando eu disse a palavra merda, mas pra mim é isso o que eles estão fazendo, o delphi sem duvidas tinha condições de ser superior ao Visual Studio.
Gostei + 0
29/10/2008
Mahdak
Gostei + 0
29/10/2008
Mahdak
me desculpem
Gostei + 0
29/10/2008
Luiz Henrique
Vejam o que o Andreano Lanusse escreveu para o forum NDDV sobre o assunto, a alguns uns minutos...
Olá pessoal,
Vamos esclarecer o assunto, pra variar algumas pessoas começaram a falar besteira.
Delphi Prism é a nova versão do Delphi .NET, esta versão é baseado no Visual Studio Shell, infra-estruturar que a Microsoft abriu para quem quiser escrever IDE para outras linguagens, modelo semelhante ao Eclipse.
Delphi Prism suportará .NET 3.5 , Linq, SilverLight, WCF, WPF e assim que sair .NET 4.0 em 2009 será rapidamente atualizado, estar sobre Visual Studio Shell trará diversos outros benefícios, como por exemplo: suportar todo e qualquer plugin, componentes para Visual Studio.
Para os desenvolvedores Delphi que precisam utilizar .NET, sem dúvida Delphi Prism é a melhor solução.
A linguagem Delphi Prism traz diversas novidades, trazendo inovações hoje não disponíveis em outras linguagens .NET, além da possibilidade de criação de aplicações DataSnap cliente em .NET conectando a servidores DataSnap win32 e também utilizar dbExpress framework.
Mais uma informação, aplicações geradas com Delphi Prism poderão ser executadas em Mono, ou seja, rodar em Linux e Mac OS
Aqui um pouco do que você pode fazer na linguagem: http://blogs.codegear.com/andreanolanusse/2008/10/29/delphi-prism-new-language-features-for-delphi-net-developers/
Em resumo, para o desenvolvedor Delphi, desenvolver .NET. Delphi Prism é uma excelente opção.
Gostei + 0
29/10/2008
Mahdak
Delphi Prism suportará .NET 3.5 , Linq, SilverLight, WCF, WPF e assim que sair .NET 4.0 em 2009 será rapidamente atualizado, estar sobre Visual Studio Shell trará diversos outros benefícios, como por exemplo: suportar todo e qualquer plugin, componentes para Visual Studio.[/quote:8e22832a9f]
só uma pergunta: isso ai não é ser um plugin, extensão ou seja la o que for do visual studio???? não é mais viavel comprar logo o visual studio, ou mesmo usar a versao express do mesmo que é gratuito e possui tudo isso tambem?
Gostei + 0
29/10/2008
Luciano.lirio
trablaho com Delphi desde a versão 3.0 e em .NET desde o Visual Studio 2003 com desenvolvimento Windows Forms e ASP.NET, quando falo que foi bom separar o Delphi Win32 do Delphi dotNet é porque foi bom mesmo, a Borland e a Codegear não conseguiram emplacar o Delphi.net que estava sempre estava uma versão atrazada do Framework em relação ao Visual Studio e não estavam dando a devida atenção ao Delphi Win32 com a chegada da Embarcadero isso mudou pelo menos é que deixaram transparecer.
Até o lançamento do Delphi 2009 eu estava programando com o Delphi 7, os novos projetos que estou desenvolvendo já estão no Delphi 2009 e os projetos antigos estou apenas adaptando alguns componentes e recompilando.
Bom, quanto a programar em .NET podemos dizer que estamos sempre atualizados, a Microsoft está sempre inovando.
Tantas novidades não vão gerar custos de desenvolvimento para adaptar os porgramas para trabalhares com essas novas tecnogias?
Só mais uma, quem programava em Visual Basic 6.0 teve que começar praticamente do zero para programar em Visual Basic.Net principalmente a parte de acesso a dados.
Não trabalho da Borland e nem na Embarcadero mas não seria ruim se fosse convidado, não estou reclamento do meu salário porque é muito bom mas lá eu ganharia mais..rs..rs..rs..rs..rs..rs
Att,
Gostei + 0
30/10/2008
Marcosalex
Em resumo, para o desenvolvedor Delphi, desenvolver .NET. Delphi Prism é uma excelente opção.[/quote:e8c089aa46]
O post do cara não refrescou nada. Choveu no molhado do mesmo problema: venderam até 1 semana atrás que o Delphi.NET era a melhor solução para desenvolver pra .NET. Agora a melhor solução segundo eles é o Delphi Prism e o RAD Studio simplesmente não será mais continuado, nem VCL.NET nem o Delphi.NET antigo. Quem apostou neles ficou a ver navios, da mesma forma que quem apostou no Kylix e quem usava o JBuilder antes dele virar plugin para o Eclipse.
Qual a segurança que os desenvolvedores vão ter da Embarcadero não fazer o mesmo com o Prism? Por que arriscar um investimento alto (não é só licença, é treinamento, profissionais dessa linguagem, desenvolver código nele,...) pra um belo dia acordar com outra solução?
Gostei + 0
30/10/2008
Marcosalex
:lol:
Parece que a Embarcadero só olhou isso: custo. Só que custo deles, claro.
E a vantagem do Delphi era justamente não precisar disso, mas agora está pior. A cada versão do Delphi eles estão perdendo compatiblidade e deram pra matar ferramentas num ciclo muito estreito.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)