GARANTIR DESCONTO

Fórum Delphi x IBO x Firebird #354551

28/02/2008

0

Pessoal, estou fazendo um aplicativo em Delphi e sou iniciante com as ferramentas IBO. Pois bem...
Fiz as conexões tudo certinho... mas na hora do programa rodando eu não consigo editar os campos os Edits estão como se estivesse ReadOnly False... mas não estão... Tentando fazer um DataSource.Insert daí os campos ficam editáveis mas se estiver no modo dssBrowse eu não consigo editar... como eu posso fazer para dar certo???

Sl4sh

Sl4sh

Responder

28/02/2008

Aschaves

Tente colocar o objeto em modo de edição,
EX: IB_Query1.EDIT;

Para incluir novos registro use APPEND ao invés de INSERT
Ex: IB_QUERY1.APPEND;
O Append é garantia de que sempre o registro será adicionado ao final da tabela (último registro), o Insert insere onde o ponteiro estiver.

Responder

Gostei + 0

28/02/2008

Sl4sh

Tente colocar o objeto em modo de edição, EX: IB_Query1.EDIT; Para incluir novos registro use APPEND ao invés de INSERT Ex: IB_QUERY1.APPEND; O Append é garantia de que sempre o registro será adicionado ao final da tabela (último registro), o Insert insere onde o ponteiro estiver.

os outros campos está dando de editar... mas o campo chave não =/

com o Append ele adiciona um novo registro... ok... mas eu gostaria de tipo estão todos os dados na tela... daí quando o usuário alterar o campo chave né... colocando o valor 2 por exemplo que não existe na tabela... ele primeiro aceite colocar o dois no campo chave pq ele continua não deixando editar e depois posso fazer manualmente mesmo uma verificação se o valor informado é um valor que não existe na tabela (inserção) ou já existe (alteração)

Responder

Gostei + 0

28/02/2008

Aschaves

Se é só um campo que não está editando, verifica se a propriedade ENABLED do campo está TRUE

Ex: IB_EDIT1.Enabled := true;

Responder

Gostei + 0

28/02/2008

Sl4sh

Se é só um campo que não está editando, verifica se a propriedade ENABLED do campo está TRUE Ex: IB_EDIT1.Enabled := true;

ah isso ta correto enabled está true e Read Only false

Responder

Gostei + 0

28/02/2008

Sl4sh

Será que o problema está na Query... pq eu estou usando uma IB_Query e daí os DataFields dos Edits estão relacionados ao retorno dessa query.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar