Delphi5 X delphi7

23/02/2006

0

um aluno me fez certo dia uma pergunta que eu confesso tive duvida na hora de responder
eu sou nove em delph .. comecei e estagnei no delphi 5.0 , logo não sei nada dos outros delphi.. Pois bem :

A pergunta parece simples : A instalçao do delphi7 sobrepoem a instalaçao do delphi5.. ISto é , pode-se ter na mesa máquina o delphi5 e o delphi7.. com isto veio uma serie de perguntas como segue abaixo

1)
O que que acontece com o BDE Administrador ?? ele é carregado pelos recursos da nova versão ...
.

2)
O que que acontece com o diretorio original onde inicialmente esta instalado o delphi5... Normalmente le é insytalado no C:\ArquivosDeProgramas\Borland


3)
Se na hora de instalar o delphi5 realmente ocorrer a sobreposição , e se para prerservar o delphi5.0 , resolve mudar o nome do Diretorio onde esta instalado o delphi5.0, ou esta alteração se da anivel de registros??


4)
a razao disso são os componentes , os projetos desnvolvodos no delphi5 que usa por exempo alguma biblioteca e funçoes de terceiros etc...


muito obrigado.


Marco Salles

Marco Salles

Responder

Posts

23/02/2006

Massuda

Para ter duas ou mais versões do Delphi na mesma máquina, simplesmente instale os programas; o truque é instalar na ordem das versões (ou seja, instale o 3 antes do 4, o 4 antes do 5, etc).

[quote:16d42c10e9=´Marco Salles´]O que que acontece com o BDE Administrador ?? ele é carregado pelos recursos da nova versão ...[/quote:16d42c10e9]Se você utilizar os diretórios padrão da instalação e instalar na ordem das versões, você terá a versão mais recente do programa.

[quote:16d42c10e9=´Marco Salles´]O que que acontece com o diretorio original onde inicialmente esta instalado o delphi5... Normalmente le é insytalado no C:\ArquivosDeProgramas\Borland[/quote:16d42c10e9]Na verdade o diretório é ´C:\Arquivos De Programas\Borland\Delphi5´. Quando instalar o D7, ele irá (se você utilizar os diretórios padrão da instalação) no diretório ´C:\Arquivos De Programas\Borland\Delphi7´, ou seja, tudo que estava em ...\Delphi5 continua lá e não é sobrescrito.

[quote:16d42c10e9=´Marco Salles´]a razao disso são os componentes , os projetos desnvolvodos no delphi5 que usa por exempo alguma biblioteca e funçoes de terceiros etc...[/quote:16d42c10e9]No caso das bibliotecas e componentes de terceiros, o melhor é instalar eles em um diretório separado dos diretórios onde o Delphi é instalado.

Quando for instalar esses componentes de cada um dos Delphi´s, lembre de alterar, nas opções do package, em Directories/Conditionals, a opção Unit output directory, para que as DCUs de cada Delphi sejam geradas em diretórios diferentes, ao invés de serem geradas no diretório que contem os fontes. Isso é necessário porque as DCUs de diferentes versões do Delphi não são compatíveis entre si.

Vale lembrar que componentes que você só tem o DCU de uma versão do Delphi não poderão ser instalados em outra versão.


Responder

23/02/2006

Marco Salles

muitissimo obrigado massuda , sempre cordial em suas postagens

mas não entendi uma coisa

Na verdade o diretório é ´C:\Arquivos De Programas\Borland\Delphi5´. Quando instalar o D7, ele irá (se você utilizar os diretórios padrão da instalação) no diretório ´C:\Arquivos De Programas\Borland\Delphi7´, ou seja, tudo que estava em ...\Delphi5 [b:e5b4eb90d9]continua lá e não é sobrescrito.[/b:e5b4eb90d9]


Para ter duas ou mais versões do Delphi na mesma máquina, simplesmente instale os programas; [b:e5b4eb90d9]o truque [/b:e5b4eb90d9]é instalar na ordem das versões (ou seja, instale o 3 antes do 4, o 4 antes do 5, etc).


[b:e5b4eb90d9]se não é sobrescrito , então para que serve o truque ????[/b:e5b4eb90d9]


Responder

23/02/2006

Massuda

[quote:a8ff8de0fe=´Marco Salles´]se não é sobrescrito , então para que serve o truque ?[/quote:a8ff8de0fe]Acho que todas as informações sobre o Delphi são gravadas, seja no disco ou no registro do Windows, de forma separada por versão. A exceção é a associação entre os tipos de arquivos e o Delphi, que fica valendo a última associação feita (nesse caso, se instalar na ordem, ficará associado com a versão mais recente).

Entretanto, informações sobre BDE e outras ferramentas que vem com o Delphi não são (por exemplo, o Database Desktop); geralmente é boa idéia usar a versão mais recente.


Responder

23/02/2006

Marco Salles

Marco Salles escreveu:
se não é sobrescrito , então para que serve o truque ?
[b:0034d05d21]Acho que todas as informações sobre o Delphi são gravadas, seja no disco ou no registro do Windows, de forma separada por versão. A exceção é a associação entre os tipos de arquivos e o Delphi, que fica valendo a última associação feita (nesse caso, se instalar na ordem, ficará associado com a versão mais recente). [/b:0034d05d21]

quer dizer qua naõ subscreve e pode-se ter sem truques dois delphis na mesma máquina

Entretanto, informações sobre BDE e outras ferramentas que vem com o Delphi não são (por exemplo, o Database Desktop); geralmente é boa idéia usar a versão mais recente.


de fato , isto é uma boa...


Responder

23/02/2006

Marco Salles

Marco Salles escreveu:
se não é sobrescrito , então para que serve o truque ?
[b:b4f75bc297]Acho que todas as informações sobre o Delphi são gravadas, seja no disco ou no registro do Windows, de forma separada por versão. A exceção é a associação entre os tipos de arquivos e o Delphi, que fica valendo a última associação feita (nesse caso, se instalar na ordem, ficará associado com a versão mais recente). [/b:b4f75bc297]

quer dizer que se não sobrescreve , pode-se ter sem truques dois delphis na mesma máquina.. A propria instalaçao ja cuida de criar pastas diretorios diferentes...

Entretanto, informações sobre BDE e outras ferramentas que vem com o Delphi não são (por exemplo, o Database Desktop); geralmente é boa idéia usar a versão mais recente.


de fato , isto é uma boa...


Responder

23/02/2006

Sergio Carvalho

Eu tenho na mesma máquina o Delphi 5, Delphi 7 e Delphi 2005, sem traumas.

Basta fazer o que o Marcos falou, instalar as versões em ordem e colocar os componentes de cada versão em diretórios separados.

Dá até pra abrir os dois delphi´s (5 e 7) ao mesmo tempo, mas não recomendo porque carrega muito a máquina.

Fui ... 8)


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar