Fórum desabilitar tab #223089
29/03/2004
0
Norotico
Curtir tópico
+ 0Posts
29/03/2004
Paulo_amorim
No evento KeyPress, teste se a tecla eh tab
if Key = #9 then { 9 ou VK_TAB }
Key := 0;O código 0 nao realiza nada...
Até+
Gostei + 0
29/03/2004
Norotico
undeclared identifier : ´key´
Gostei + 0
29/03/2004
Paulo_amorim
Isso deve ser programado no evento OnKeyPress do objeto...
clique no objeto desejado...
no object inspector, va nos eventos...
dois cliques no evento OnKeyPress
agora sim..programe ai dentro!
Até+
Gostei + 0
29/03/2004
Norotico
Gostei + 0
29/03/2004
Paulo_amorim
Olá
Me Desculpe, vc está certo. Isso soh funciona com outra tecla...nao o Tab por cuasa do Taborder...
Não consegui tirar o Tab aqui...
Espero que tenha sucesso
Até+
Gostei + 0
29/03/2004
Marco Salles
If Key=VK_Tab Then Key:=0;
Gostei + 0
29/03/2004
Henry
Gostei + 0
29/03/2004
Marco Salles
Como se Faz Isto? Eu Sempre Desativei a Tecla Tab Usando o Código Citado :!: Voce Poderia Dar Mais Detalhe... Por Exemplo Tenho Tres Edit e Gostaria Que a Tecla Tab Não Operrasse Quando o Foco Estiver No Edit1.E Agora :?: :?:
Gostei + 0
29/03/2004
Henry
Gostei + 0
29/03/2004
Fabio.hc
Coloque esta rotina no formprincipal que desabilita o tab em toda a aplicação:
Uses Grids procedure TForm1.MudarComEnter(var Msg: TMsg; var Handled: Boolean); begin If not ((Screen.ActiveControl is TCustomMemo) or (Screen.ActiveControl is TCustomGrid) or (Screen.ActiveForm.ClassName = ´TMessageForm´)) then begin If Msg.message = WM_KEYDOWN then begin Case Msg.wParam of VK_RETURN,VK_DOWN : Screen.ActiveForm.Perform(WM_NextDlgCtl,0,0); VK_UP : Screen.ActiveForm.Perform(WM_NextDlgCtl,1,0); VK_TAB: Msg.message:=0; end; end; end; end; procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject); begin Application.OnMessage := MudarComEnter; end;
Gostei + 0
30/03/2004
Marco Salles
Infelismenmte Eu Não Consigo, Quando Tento Fazer Isto No Objeto Inspector o Delphi Automaticamente Ele Renomeia a Tabulação :?:
Quanto a Dúvida Do norotico , Ele Quer Desabilitar a Tecla Tab Em Um Componente Ou Em Toda Aplicação :?: :?:
Gostei + 0
30/03/2004
Paullus
hehehehe...
No formulário vocês devem setar a propriedade [b:bfc98ab4fd]KeyPreview[/b:bfc98ab4fd] para [b:bfc98ab4fd]true[/b:bfc98ab4fd]. Agora sim... dentro do OnKeyDown do [b:bfc98ab4fd]Formulário[/b:bfc98ab4fd] vocês colocam o código abaixo.
if Key = VK_TAB then Key := 0;
Fui!!!
Gostei + 0
30/03/2004
Paulo_amorim
Enquanto tentava ajudar nosso colega, testei as soluçoes citadas
novamente agora tnetei denovo.
Marcos Salles, o OnKeyDown nao funciona para o Tab devido ao TabOrder...ele nem chega a testar o If.!!! funciona para qualquer outra coisa, mas o tab nao! :?
Henry, se vc muda o TabOrder de um componente para 0, ele muda o que era 0 para 1...
paullus, a mesma coisa do Marcos...o Tab funciona mesmo assim...
Agora fiquei curioso tambem... espero que seja encontrada aresposta
Até+
[]´s
Gostei + 0
30/03/2004
Paulo_amorim
Tentando, eu achei uma soluçao que eu acho ser a esperada
Mude a propriedade TabStop dos componentes que vc não quer acessar com o Tab para False...
Se vc nao quer o Tab funcionando, mude a propriedade de TODOS os componentes!
Até+
Gostei + 0
30/03/2004
Fabio.hc
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)