GARANTIR DESCONTO

Fórum Desempenho Firebird 1.5 #45757

30/07/2004

0

Olá amigos,
Comecei hoje a criar o meu primeiro banco de dados no Firebird 1.5, comecei pelas tabelas e nelas usei alguns generator´s e trigger´s para os campos ´auto incremento´.
Ao terminar de criar todas as tabelas precisarei criar os relacionamentos e outros detalhes para finaliza-lo.
Minha duvida é o seguinte:
Para ter uma boa performance do meu banco preciso criar view´s e exceptions ou posso muito bem optar por não usa-los? E em relação as procedures é aconselhavel sempre usa-las? Tambem não utilizei domains nesse banco, isso pode causar alguma perda de performance?
No caso deste banco, posso ter um desempenho muito abaixo do esperado na hora de iniciar o aplicativo no delphi?
Flavinha

Flavia_mococa

Flavia_mococa

Responder

30/07/2004

Vinicius2k

Flavinha,

Isso depende muito de opiniões e hábitos pessoais, eu, particularmente, não uso alguns recursos específicos do SGBD pq trabalho com mais de um... então :

Views eu uso bastante, mas apenas quando quero consultas personalizadas de acordo com o nível de acesso do usuário... mais precisamente, para esconder colunas... uma View é um select feito pelo próprio SGBD gerando uma ´imagem´ de uma tabela, e não incrementa nenhum ganho de performace...

Triggers eu só uso para auto-incremento...

Procedures eu não uso, até por falta de conhecimento mais aprofundado das mesmas, mas, honestamente, nunca me fizeram falta... Vários colegas podem discordar disso, pois é um fato bastante comentado de que procedures incrementam a performance, pois 100¬ do processamento será no servidor...

Domains eu não uso, e tbm não faz nenhuma diferença no desempenho, já que são usados apenas para instruções DML (criação)...

Como disse, são opiniões pessoais, então sugiro que aguarde mais repostas de outros colegas para tirar suas conclusões...

T+

Responder

Gostei + 0

31/07/2004

Afarias

|Para ter uma boa performance do meu banco preciso criar view´s e
|exceptions ou posso muito bem optar por não usa-los?

As aplicações de VIEWs e EXCEPTIONs não teem influência sobre a performance do banco/sistema.

|E em relação as procedures é aconselhavel sempre usa-las?

´Sempre´ ficou muito vago... É aconselhavel usá-las sempre q vc puder portar alguns processos (como regras de negócio e relatórios) para o servidor.

|Tambem não utilizei domains nesse banco, isso pode causar alguma
|perda de performance?

Domais tb nada tem a ver com a performance do banco/sistema

|No caso deste banco, posso ter um desempenho muito abaixo do
|esperado na hora de iniciar o aplicativo no delphi?

A performance vai depender mais da correta modelagem dos dados -- relacionamentos, índices e selects principalmente -- e correta aplicação de conceitos C/S na construção de sua aplicação (no Delphi) -- Fatores como hardware e software (configuração) do servidor e rede tb são importantes. O uso adequado de stored procedures e triggers tb costuma ser valioso em determinadas áreas do sistema.

T+

Responder

Gostei + 0

02/08/2004

Flavia_mococa

Obrigada pelas resposta.
Voces poderiam me esclarecer uma ultima duvida: Qual a verdadeira utilidade de view´s ou seja, para que eles servem e como utiliza-los?
Flavinha

Responder

Gostei + 0

02/08/2004

Afarias

Views tem diversas aplicações, entre as principais estão encapsular consultas (principalmente as mais complexas) e ´esconder´ os detalhes de implementação do metadata.

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar