Desenvolver driver para acessar bd em access com Dbexpress

20/08/2008

0

Alguem tem algum modelo ou conhece algum caso de sucesso? Necessito de um driver para dbexpress para acessar base de dados access.


Pedroso

Pedroso

Responder

Posts

20/08/2008

Marco Salles

Será ????

Segundo as biografias posso te dizer :

O dbExpress não suporta bancos locais, como Paradox e DBase. Isso porque o dbExpress nada mais é que uma “casca fina” sobre a API do banco de dados SQL. Como Paradox e DBase não são servidores SQL (SDBDs), não são suportados pelo dbExpress.


Eu nunca Trabalhei com acesses mas acredito que por analogia ao BDE , da para utilizar uma configuração , para que esses acessos a essas Tabelas Acess se de de forma Semelhante ao DBExpress .., Mas como eu disse : ´Acho´


Responder

01/09/2008

Pedroso

Vlw Marcos. Alguem teve alguma experiência de sucesso? Ou coletou alguma informação como o Marcos? Vi alguma coisa como drivers prontos e pagos. Eu qro desenvolver. Algume algum material para desenvolvimento do driver dentro do dbexpress?


Responder

12/09/2008

Pedroso

Este driver já existe ..... no delphi 2007 ja vem no DbExpress ... mas ae é facil ele é um framework...... alguem tem ideia para o Delphi 7?


Responder

12/09/2008

Marco Salles

Este driver já existe ..... no delphi 2007 ja vem no DbExpress ...


Eu n]ao conheço o Delphi 2007 ... Mas voce esta AFIRMANDO que voce usa o SQLCONNECTION para acessar um Banco de Dados que não é Servidor SQL ?????

mas a é facil ele é um framework


Ai muda de figura... Pode ser algo que[b:c17904b6d7][u:c17904b6d7] Simula [/u:c17904b6d7][/b:c17904b6d7]as caracteristicas do DBEXPRESS

Veja um execmplo de como Simular o DbExpress no Acesso do Paradox

[u:c17904b6d7][b:c17904b6d7]Leia com Atenção[/b:c17904b6d7][/u:c17904b6d7]

1)configure o DataSetProvider DataSet apontado para a Query UpdadeModo Escolha upWhereKeyOnly 2)configure o ClientDataSet ProviderName apontando para o DataSetProvider 3)DataSource DataSet aponte para ClientDataSet e não mais para a Query Query Active em false CacheUpdate em False e RequestLivre em False Unidetional para TRUE (para não haver duplicação a cache) A query passara a ter a função somente de realizar consulta Sql e nada mais... Voce devera passar a maioria dos manipuladores de eventos da Query para o ClientDataSet. As configurações dos Tfields tb devem ser definidas no ClientDataSet . Com isto Voce Terá um Aplicação BDE muito Semelhante ao DBExpress . efeito colateral : Inicilalização mais Lenta Vantagem:Busca Indexaçoes e calculos sobre os Dados muito mais rápido pois estaçao em memoria e não no Disco RIGIDO , Como é feito pela APLICAÇÃO BDE Tradicional Para finalizar não esqueça de dar clientDataSet.open na hora de Abrir o Aplicativo clientDataSet.ApplyUpdates para Atualizar Todas as Modificaçoes clientDataSet.close na Hora de Fechar


Atente-se que aplicaçoes PARADOX tradicionais o CACHE DOS DADOS é FEITO no Disco Rígido... (Nestes Tipos de Aplicações aparecem Vários Arquivos que são criados para Manipular o mecanismo de cacheUpdates
as extensões [u:c17904b6d7][b:c17904b6d7]Del1.Mb[/b:c17904b6d7][/u:c17904b6d7] sem falar em perdas de dados em quedas de energia etc...)

Este ´Framework´ acredito que seja uma [u:c17904b6d7][b:c17904b6d7]´Simulação de acesso´[/b:c17904b6d7][/u:c17904b6d7] , usando mecanismo parecidos com o acesso ao PARADOX do Exemplo Acima ...

Mas eu não tenho certeza , pois não tenho o Delphi 2007 e nunca usei o Acess... Mas contraria todo o ´conceito´ inicial do DbExpress .


Responder

12/09/2008

Pedroso

Opa.. .. estamos nos aprofundando. Mais ainda não bem isto. Nesta caso ainda estamos usando o DBE. A intenção é retirar o BDE da face da terra, hehehhehe. No Delphi 2007 tem o access no dbexpress , achei bem bacana. Claro que não vai haver um controle de SGDB, mas tudo bem.. A intencao é ultilizar apenas uma ferramenta para N bancos.


Responder

12/09/2008

Belo

Não precisa de drive especifico para fazer isso. Já existe o ADO que faz esse trabalho. Já viu o exemplo AdoTest dentro da pasta Demo\Ado do Delphi 7?


Responder

12/09/2008

Marco Salles

Meu pai Sempre me Disse :

[b:cff972b3e1]Teima , Teima mas não aposte Nunca[/b:cff972b3e1].... Eu continuando [b:cff972b3e1]Teimando[/b:cff972b3e1]

Driver para DbExpress usando [b:cff972b3e1]SqlConnection com Access [/b:cff972b3e1]
Vou ter que perguntar o Ghinther. Pois DbExpress não funciona com Bancos que não São servidores..

Deve ser algum Framework . algo que mascara este acesso...

Mas não aposto não...


Responder

15/09/2008

Pedroso

Isso mesmo Marcos. O DbExpress 4 é um FrameWork diferente das versões antigas. Por isso é possivel fazer nesta versão e já vem os drivers para ela acessar o Access. Porem não existe o impossivel, fato que já existem ferramentas para comprar com este driver par versões menores que a versão 4.

[b:ad8da68d88]Belo[/b:ad8da68d88] O que estamos tentando descobrir é como criar um driver dbexpress para access. A técnologia ADO funciona nativamente com Access e com mais nada. Mas obrigado mesmo assim.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar