Fórum Desenvolver Plug-in #374959
16/09/2009
0
Hoje me surgiu uma dúvida bem interressante.
Como faço para desenvolver um plug-in para uma aplicação qualquer?
Exemplo didático:
Quero desenvolver um plugin para minha aplicação comercial, onde esse plugin vai criar um novo item no meu menu principal.
Isso é possível?
Diegotiemann
Curtir tópico
+ 0Posts
16/09/2009
Osocram
Essa é uma forma que acho interessante para usar como plugin, não se outra forma de se fazer isso.
So que tem um porem para este recurso vc tem que carregar todas as bpl junto do seu aplicativo (todas as bpl que usar)
Gostei + 0
16/09/2009
Osocram
Se não me engano na paleta dos componentes do Jedi tinha algo do tipo p fazer plugin, mas como nunca usei não saberia te dizer como funciona.
Mas não custa dar uma olhada nisso.
flw.
Gostei + 0
24/09/2009
Carlosfim
Aplicações que aceitam plug-ins precisam estar preparadas para isso, ou seja (resumindo):
- Ter uma API disponível, de preferência documentada
- Ter a definição de como os plug-ins devem ser criados, para que estes possam ser reconhecidos e
- Possuir mecanismos para gerenciar tais plug-ins.
Exemplos práticos:
- Por que o Firefox aceita extensões (plug-ins) e o IE não?
- Porque o Firefox foi preparado para isso e disponibiliza uma API para que o plug-in ´interaja´ com ele, diferente do IE.
- Por que uma extensão do Firefox não funciona no Chrome?
- Porque mesmo que os dois tenham APIs para extensões, as duas (APIs) funcionam de maneiras diferentes.
Como citado por osocram, a melhor maneira de trabalhar com plug-ins no Delphi é usar pacotes (bpl) e carregá-los dinamicamente. Mas, mesmo assim, você precisará definir o formato dos pacotes, o gerenciamento dos mesmos, etc.
Espero ter ajudado!
Gostei + 0
24/09/2009
Carlosfim
Aplicações que aceitam plug-ins precisam estar preparadas para isso, ou seja (resumindo):
- Ter uma API disponível, de preferência documentada
- Ter a definição de como os plug-ins devem ser criados, para que estes possam ser reconhecidos e
- Possuir mecanismos para gerenciar tais plug-ins.
Exemplos práticos:
- Por que o Firefox aceita extensões (plug-ins) e o IE não?
- Porque o Firefox foi preparado para isso e disponibiliza uma API para que o plug-in ´interaja´ com ele, diferente do IE.
- Por que uma extensão do Firefox não funciona no Chrome?
- Porque mesmo que os dois tenham APIs para extensões, as duas (APIs) funcionam de maneiras diferentes.
Como citado por osocram, a melhor maneira de trabalhar com plug-ins no Delphi é usar pacotes (bpl) e carregá-los dinamicamente. Mas, mesmo assim, você precisará definir o formato dos pacotes, o gerenciamento dos mesmos, etc.
Espero ter ajudado!
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)