Fórum Desenvolver sistema para multi plataformas - dúvidas!!! #315994

14/03/2006

0

Pessoal,

Hoje estamos desenvolvendo em Delphi um sistema completo de ERP, tudo está tranquilo e sem problemas, porém, começamos a conversar sobre possibilidades futuras de migrar o sistema para um ambiente multi plataforma, pois há intenção de migrar os clientes para linux em um futuro não tão distante.

Minha pergunta é... Qual a liguagem que o pessoal usa para este tipo de desenvolvimento, ou qual seria mais próxima ao Delphi... Talvez ASP.NET poderia ser uma alternativa para continuar como o Delphi, mas ai vem a questão, será que uma linguagem voltada a web como o .NET seria capaz de suprir as necessidades de uma grande empresa em um sistema ERP?

Alguém conhece um ERP totalmente desenvolvido em linguagem web?

Como seria a performance de um sistema de ERP na web?

Bom pessoal, abri este tópico para tirar estas dúvidas e poder sugerir alguns caminhos aqui para a equipe de desenvolvedores.

Agradeço a colaboração de vocês!!!

Techsoft

Techsoft

Responder

14/03/2006

Aroldo Zanela

Colega,

Aqui, entre outras coisas, sou um dos responsáveis pelo ERP da empresa. Atualmente usamos o EMS da Datasul que é desenvolvido em Progress (Linguagem e Banco) e estamos iniciando estudos para substituí-lo pelo R/3 da SAP (Systemanalyse and Programmentwicklung) que é desenvolvido em ABAP/4.
Não vejo sentido (no momento) num ERP full web, nem mesmo, desenvolvido para outra plataforma que não seja Windows. Por uma razão muito simples, os usuários de ERP necessitam de muitas outras aplicações e/ou integrações que impactariam sobremaneiras nos custos de TI.

Responder

Gostei + 0

14/03/2006

Rjun

Se você pretende migrar para Linux não vejo sentido em usar ASP.NET, pois você precisaria do IIS como servidor.

Responder

Gostei + 0

14/03/2006

Techsoft

Aroldo:

Exatamente isso que eu penso e que passei inicialmente para o pessoal, mas eles ainda estão confusos com tudo isso. Eu nunca ouvi falar de um ERP voltado para o web, até pq temos muitas limitações qto a tratamento de dados com uma interface web acredito.

Estou exatamente tentando isso, provar pra eles que esta idéia pode não dar muito certo, além de agregar muitos custos para a empresa.

O que havia proposto era um misto entre win32 para os usuários que vão efetivamente fazer uso das funcionalidades do sistema relacionadas a inserção, alteração de dados e web para relatórios gerenciais.

RJun:

Tem razão quanto ao ASP.NET, mas na verdade somente citei ele, não que vamos adotá-lo mas que seria talvez uma alternativa, mesmo usando IIS acessá-lo pelo mono no linux, sei lá.... Estamos jogando possibilidades no papel para poder discutir com o pessoal.

Responder

Gostei + 0

14/03/2006

Renatacoimbra

Olá Pessoal, tudo jóia ?

Vejo muita gente falando em ERP, trabalho com ERP, desenvolvir um ERP etc.

Alguém aí poderia explicar exatamente o que um sistema tem q ter para ser considerado um ERP ?

vocês que trabalham com SAP, Microsiga o que esses sistemas tem ?

hoje nós trabalhamos com sistemas de Automação Industrial, Frigoríficos em Geral, Usinas de Alcool etc.

Meu sistema tem todos os módulos para gerenciamento de uma grande empresa, entre eles:

Controle de Estoque, Produção, Almoxarifado, Faturamento de Entrada/Saida, Financeiro, Contabilidade, Escrita Fiscal etc..

o meu sistema é um ERP ?

Obrigada.

Responder

Gostei + 0

14/03/2006

Emerson Nascimento

sim, Renata, seu sistema é um ERP (Enterprise Resource Plainning).
é um sistema que pode controlar todos os recursos de uma empresa e ajudar na tomada de decisões, ´transformando´ os dados em informação.

Responder

Gostei + 0

14/03/2006

Macario

Olá.

A edição 70 da ClubeDelphi (que ainda pode-se ver o encarte acima)contém um artigo sobre acesso web usando SOAP,XML e ClientDataSet.

Trabalho com sistemas ERP, e estarei testando em breve as colocações apresentadas no artigo.

Caso alguem tenha curiosidade acesse [url]www.bycomputer.com.br[/url]

e veja o que é oferecido.

qualquer duvida é so ´falar´.

Responder

Gostei + 0

14/03/2006

Techsoft

Olá. A edição 70 da ClubeDelphi (que ainda pode-se ver o encarte acima)contém um artigo sobre acesso web usando SOAP,XML e ClientDataSet. Trabalho com sistemas ERP, e estarei testando em breve as colocações apresentadas no artigo. Caso alguem tenha curiosidade acesse [url]www.bycomputer.com.br[/url] e veja o que é oferecido. qualquer duvida é so ´falar´.

Amigo Macario, achei bem interessante este seu projeto mas ele continua sendo apenas win32 correto? apenas com a possibilidade de funcionamento remoto através do SOAP... você já fez testes? conseguiu rodar em servidor linux? tenho a revista nro 70, achei bem interessante porém não consegui fazer o servidor funcionar no linux...

[]´s

Responder

Gostei + 0

14/03/2006

Macario

Sim ele é apenas Win32.

Aqui na empresa, ta faltando tempo pra testar coisas novas (meu patrão fala isso sempre :P).

então não fiz nenhum teste ainda (muito menos com Linux). Uma coisa que poderia ser feito pela equipe da ClubeDelphi era abordar um pouco ´mais a fundo´ esse artigo pois é bem interessante

Responder

Gostei + 0

15/03/2006

Aroldo Zanela

Colegas,

Para terem uma idéia de um ERP de classe mundial, desenvolvido no Brasil, acessem: http://novoportal.datasul.com.br/conteudo/pdf/mapa_processos.pdf

Mesmo com banda larga deverá demorar alguns minutos, mas vale a pena conferir as especificações.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar