Desenvolver software sozinho.

12/06/2020

0

Olá pessoal.

Entrei em um estágio há um tempo, em setembro de 2019, sendo contratado para fazer suporte ao usuário.
No entanto, em fevereiro desse ano, me foi atribuída a função de desenvolver um sistema de controle de estoque.

Bom, eu andei tentando, desenvolvi alguma parte, mas agora, me dei conta de que não vou conseguir fazer o sistema sozinho, porém tenho medo de sair do estágio pois ainda tenho que pagar a faculdade.

Explicando um pouco melhor a situação, a empresa é um escritório de advocacia, nela, há apenas um T.I. terceirizado que cuida dos servidores/rede.

Mas para desenvolver o sistema, estou completamente sozinho, não existe uma equipe interna de desenvolvedores, e ainda preciso dividir meu tempo com o suporte aos usuários (para o qual fui contratado), fora isso, eles ainda ficam me cobrando para que o sistema fique pronto logo.

A impressão que eu tinha, era que no estagio, estaria mais apto a aprender as coisas, pois haveriam pessoas mais experientes me auxiliando e eu ajudaria como fosse possível, porém aqui na empresa eu sou o único "programador" e não sei o que fazer atualmente e queria pedir a opinião de vocês, obrigado!
Daniel Tolezani

Daniel Tolezani

Responder

Post mais votado

12/06/2020

Fala Daniel, beleza?
bom...
sou gestor de uma empresa de desenvolvimento de software, desenvolvo e também presto suporte ao usuário.

Como você está fazendo estagio, estou supondo que você tem pouca experiência, então vou lhe dar alguns conselhos sobre a nossa área:
- Nunca dê um prazo para o cliente(ou seu superior) sem estudar bem os requisitos do projeto e conhecer bem suas habilidades
- Se você estimou que é possível fazer o projeto em 1 mês, dê o prazo de 2 meses e se dedique para entregar dentro do prazo que você estimou. Isso além de lhe dar uma margem de segurança, dará uma satisfação maior para o seu cliente(ou seu superior).
- Seja honesto com seu cliente(ou seu superior) sobre suas habilidades e sobre o andamento do projeto. Se você ainda não sabe como fazê-lo, se está inseguro ou houve algum imprevisto, avise-o imediatamente. Quanto mais se aproxima do deadline, maior a expectativa do cliente(ou seu superior)
- A área de desenvolvimento, principalmente em empresas de pequeno/médio porte onde as equipes são pequenas, realmente existe muita cobrança sobre resultados e sobre os projetos porque normalmente os participantes acumulam várias funções.
- Um desenvolvedor de verdade não é desenvolvedor apenas 8h por dia ou enquanto durar o expediente. Se acostume com a ideia de trabalhar em casa, estudar além do que você vê em faculdades/pós/mestrado, isso tudo vai fazer uma grande diferença.

Esses são apenas alguns conselhos que posso lhe dar, espero que você entenda cada um deles e tome a melhor decisão para a sua situação :)
Para lhe acalmar um pouco sobre o pior cenário (uma demissão), lembre-se que existem outras oportunidades, principalmente para nossa área, e aplique a experiência que você adquiriu nas proximas!

Ricardo Arraes

Ricardo Arraes
Responder

Mais Posts

12/06/2020

Leandro Carvalho

Essa é uma realidade.
Tem que correr atrás.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar