Fórum Desenvolvimento com DELPHI 2007 + MySql #422780

28/08/2012

0

Tenho um bom tempo que não desenvolvo aplicações, porem retornei ao trabalho com uma missão de desenvolver um sistema financeiro com DELPHI 2007 e o banco de dados MySql, nunca desenvolve com esse banco de dados, na época em que trabalhava como programador sempre trabalhei com o firebird 1.5, tenho alguns questionamentos que se os colegas me ajudarem ficarei grato:

1) O MySql é gratuito?

2) Tem aquele "problema" para "conectar" (como tinha com o firebird) com delphi 7?

3) Onde acho a versão do MySql para baixar?

3)Como faço para criar as tabelas no MySql, existe alguma interface já integrada no DELPHI 2007?

4) O MySql pode ser usado com a mesma facilidade o DBEXPRESS?

5) Alguém me indica alguma video aula ou artigo científico?

Grato pela ajuda!
João Silva

João Silva

Responder

28/08/2012

William

Tenho um bom tempo que não desenvolvo aplicações, porem retornei ao trabalho com uma missão de desenvolver um sistema financeiro com DELPHI 2007 e o banco de dados MySql, nunca desenvolve com esse banco de dados, na época em que trabalhava como programador sempre trabalhei com o firebird 1.5, tenho alguns questionamentos que se os colegas me ajudarem ficarei grato:

1) O MySql é gratuito?
R: Existem algumas divergências mas basicamente se vc for desenvolver um aplicação interna para sua empresa, o seu sistema não seja dependente do MySQL para funcionar ou seu sistema seja distribuído sob a licença GPL ele é gratuito.

2) Tem aquele "problema" para "conectar" (como tinha com o firebird) com delphi 7?
R: Trabalhei com MySQL no Delphi 2010, XE e XE2, tirando alguns pequenos problema com a biblioteca libmysql.dll que foram rapidamente solucionados ele não dá problema.

3) Onde acho a versão do MySql para baixar?
R: Nesse link está a última versão 5.5.27: [url]http://dev.mysql.com/downloads/mysql/[/url]

3)Como faço para criar as tabelas no MySql, existe alguma interface já integrada no DELPHI 2007?
R: Vc pode usar o MySQL Query Browser, geralmente acompanha a instalação padrão ou baixar o HeidiSQL muito bom também é free.

4) O MySql pode ser usado com a mesma facilidade o DBEXPRESS?
R: Sim. Só é um pouco manhoso até baixar dll (libmysql.dll) certa, mas depois vai bem. Isso para versão 5.5 já 5.1 funciona tranquilo.

5) Alguém me indica alguma video aula ou artigo científico?
R: De uma olhada ness curso do Portal Devmedia: [url]https://www.devmedia.com.br/curso/mysql-completo/281[/url]

Grato pela ajuda!
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar