Fórum DESENVOLVIMENTO DE PROCEDURE #375508

01/10/2009

0

Pessoal, estou com um problema e estou precisando de uma luz. Tenho um sistema que após executar a venda ele faz a impressão de um comprovamente.

No sistema também tem um menu que faz o mesma impressão. Só que o problema é que o que eu altero no menu, tenho que alterar em um outro form que tem o mesmo processo. Se não me engano dá para desenvolver alguma coisa mais simples ou seja, em algum lugar eu vou ter um procedimento de impresssão. Em qualquer outro lugar do sistema que eu quiser imprimir um comprovante, basta chamar este processo, por que senão tenho que ficar alterando em vários lugares que fazem a impressão.

Vale lembrar que esta impressão depende de um número de registro de venda, pois apartir dele tem uma série de consultas que são executadas no momento da impressão do comprovante.

Se alguém tiver alguma idéia,.

Josemars

Josemars

Responder

02/10/2009

Djfabioninja

Fala Josemars blz?
Pelo que entendi voce quer utilizar a mesma procedure em qualquer lugar do seu sistema. Se de fato, for isso, a procedure em questão deve ser declarada como pública e em seguida, voce poderá utilizá-la em qualquer form, desde que a unit do form de origem (onde está a procedure)esteja declarado no form de destino. Pra exemplificar:

Temos a procedure pImprimir no form1. - Queremos utilizar a procedure pImprimir no form2. Para isso, incluiremos o nome da unit do form1 na cláusula USES do form2. Depois disso, basta chamar (no form2) a procedure: form1.pImprimir

Espero ter ajudado, qualquer coisa: djfabioninja@hotmail.com

Responder

Gostei + 0

02/10/2009

Afarias

Opção simples: Além do que o [b:ec92005591]djfabioninja[/b:ec92005591] já falou, vc pode usar Actions (TActionList) ... Vc pode associar ações a menus, botões e até executá-las em código usando NomeAction.Execute;

Opção menos simples: Me parece q vc é iniciante, nesta fase parece q tudo se resume a Forms e Eventos, mas com o tempo vc verá q não é assim.

Vá estudando sobre Classes, Objetos e Métodos e, ao passo q for entendendo essas coisas, estude sobre programação OO (conceitos como encapsulamento, divisão de responsabilidades pra começar)

T+

Responder

Gostei + 0

02/10/2009

Facc

Outra forma é vc criar uma Unit onde poderá colocar todas as funções que serão usadas em mais de um Form.

Responder

Gostei + 0

02/10/2009

Osocram

Como o Facc disse.

Vou apenas tentar detalhar um pouco mais.
Vc tem o Form1 e o Form2, e esses dois utilizam os mesmos metodos, então crie uma Unit por exemplo ImpressaoU, e nela vc coloca os metodos necessários.
Dae no Form1 e Form2 vc adiciona a unit no uses.

Responder

Gostei + 0

02/10/2009

Dogu

Essa Unit que concentra as procedures compartilhadas por contextos da aplicação poderia também ser uma analogia aos Helpers em Ruby on Rails certo, ou errado?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar