Desvendando Delphi.net

12/03/2008

0

Boa Tarde a todos

Sou programadora em Delphi para plataforme Win32 e agora preciso aprender a desenvolver para a plataforma .NET. O problema é que não sei nada sobre .NET (nada mesmo!..rs) . Pesquisei na net algumas coisas e oque consegui descobrir no link abaixo, é que devo criar um ´Web Server Application´, é criado um Web Module onde devo desenvolver. Veja link:

http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?p=3778&sid=764056994e67ceb0833d8238723883fc

Porém realizei o exemplo e não deu certo. Inseri a dll em uma pasta Bin no local onde hospedamos o site e não entendi porque não deu certo. Instalei o IIS e simulei ..ai deu certo. Não entendo porque no de hospedagem não funciona.

Dúvidas:
1) Estou utilizando o Delphi 2007 for Win32. Essa versão esta correta para desenvolver para .net ? Se sim, consigo colocar a aplicação na net por que utilizamos o Framework ? Como funciona isso ?
2) Para desenvolver na plataforma .NET crio os form normalmente e depois utilizo componentes que irão possibilitar a publicação na net ? Se sim ou se não, como realizo isso ?
2) Esses programas poderam ser utilizados na plataforma Win32 caso não tenha internet ?
3) Quando fui criar o web module tinha a opção ´ISAPI/NSAPI´ e outras . Qual a diferença entre elas ?


Como podem ver, não sei nada mesmo ..rs..

Se alguem puder me ajudar me explicando com um exemplo básico como incluir na net opção de uma tela principal com menus .. agradeço.
Se alguém puder me indicar artigos ou tutorial

obrigada
Patricia


Jmlpod

Jmlpod

Responder

Posts

12/03/2008

Massuda

Não mexo com .NET, mas aqui vai o básico...
1) Estou utilizando o Delphi 2007 for Win32. Essa versão esta correta para desenvolver para .net ? Se sim, consigo colocar a aplicação na net por que utilizamos o Framework ? Como funciona isso ?
Essa versão só gera aplicativos nativos para Win32, sem necessidade de usar a plataforma .NET.

PS: quando você diz net está se referindo a plataforma .NET ou à internet/web em geral?
2) Esses programas poderam ser utilizados na plataforma Win32 caso não tenha internet ?
Aplicativos web só funcionam dentro do navegador e usam arquitetura cliente/servidor sem servidor, o aplicativo não funciona.


Responder

13/03/2008

Jmlpod

Bom dia
Quero desenvolver uma aplicação utilizando o Delphi, porém para publicar na internet, achei que poderia criar uma Web Server Aplication e publicar na internet a dll gerada dessa aplicação. Fiz um teste com uma frase na tela e deu certo porém não sei se essa seria a forma correta para implementar oq desejo.

Tenho um sistema e parte dele sera implementado na web.

Se alguém puder me ajudar, agradeço :)

obrigada
Patricia


Responder

13/03/2008

Facc

Bom dia

Tbm sou iniciante com o Delphi.NET, mas pelo que eu andei lendo, a partir do Delphi 8, existe versões diferentes para Win32 e .NET.
Portanto se vc tem a versão Developer, tem as 2 versões intaladas.

No momento estou trabalhando com o Delphi 2006 e a nomenclatura são as seguintes:

Win32 = Delphi for Win32
.NEt = Delphi for Microsoft .NET FrameWork

No site da devmedia existe várias videos aulas, basta procurar como .net


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar