Fórum Devolução de Mercadoria de Venda #358050

06/05/2008

0

Na verdade minha dúvida não é especificamente sobre Delphi e sim, sobre o projeto em si do programa, mas acredito que se enquadre neste fórum.

Tenho um sistema de retaguarada e gostaria de opiniões sobre um módulo que pretendo implementar. É o módulo de [b:83dc3308ee]devolução [/b:83dc3308ee]de mercadorias.

No módulo atual de vendas, o usuário informa todos os dados (cliente, data, produtos, descontos, acréscimos, valor à vista, valor à prazo e número de parcelas).
Ao gravar a venda, sistema gera um lançamento no livro caixa pelo valor à vista, gera parcelas a receber daquele cliente e atualiza o saldo do estoque de cada produto.

Vamos supor que uma venda tenha sido registrada com 3 produtos (4 itens):
01 par de sapato - R$ 102,20;
01 calça: R$ 83,50;
02 paletó: 2x117,90 = R$ 235,80.

Total dos produtos: R$ 421,50 - descontos R$ 21,50 = total da venda: R$ 400,00.
Desses R$ 400,00, R$ 150,00 são pagos à vista e o restante fica a ser recebido em 3 parcelas - duas de R$ 80,00 e uma de R$ 90,00.
Muito bem.
Só que, passados três dias, o cliente volta à loja e quer devolver 01 paletó.

Como faria o registro dessa devolução?
Mexo na venda e altero ela? Mas nesse caso, o que devo fazer? Tirar a última parcela inteira e parte da penúltima?
E o valor do desconto concedido, como ficaria? Se eu tirar todos os R$ 117,90 que é o valor nominal da devolução, eu ficaria no prejuízo, pois eu dei um desconto. Mas esse desconto foi um valor total (R$ 21,50) sobre a venda. Deveria então fazer uma proporção (421,50 X 117,90)?

Ou seria melhor criar um módulo especício para a devolução? Mesmo assim, eu teria que mexer nas contas a receber e/ou no valor à vista daquela venda e as mesmas dúvidas voltam.

Se você tem alguma dica sobre qualquer uma (ou todas) das dúvidas suscitadas, por gentileza, colabore.
Pelo tanto que procurei e nada encontrei em toda a internet sobre essa questão, acredito que tenha muita gente com dúvida, pois muitos usuários querem um módulo que faça isso.

Obrigado

Armindo

Armindo

Responder

06/05/2008

Ffabiop

Buenas!
Bom mexer na venda não pode, deve ter emitido uma NF baseada nela não é? Acredito que o melhor é criar o processo de devolução ou use o processo de entrada de mercadoria em estoque. Quanto ao desconto o que vejo no comércio é o pessoal na hora da compra ratear o desconto entre os produtos vendidos. Desconto de 21,50 pode ser distribuido 5 na calça, 5 no sapato, e 11,50 no paletó. Isso resolveria...
No financeiro pagou a vista pagou, acerte o que está devendo, cancele as parcelas que ele deve e gere novas com o saldo que ficou da compra.
Na verdade tem que ver com seu cliente como fica melhor para ele.

Responder

Gostei + 0

08/05/2008

Paulo

Cara, aqui´na empresa em que eu trabalho(automação comercial), dividimos bem o banco(normalizado), de forma que se houver devolução, um update em algumas tabelas resolvem. Exemplo:
Tabela de Venda
Tabela de Itens Vendido
Tabela de Vendas Funcionario
Tabela de Forma de Pagto Vendida
Tabela de Condicao de Pagto Vendida
e mais.....
Essas tabelas estão todas relacionadas umas as outras. Quando eu preciso de fazer uma devolução, pego o ID da venda e faço o Delete e Update necessários, gravando sempre na tabela de Log o evento ocorrido e na tabela de Devolucao. Se foi emitido cupom fiscal ou nota fiscal, deverá emitir então uma Nota Fiscal de devolução, matando por conseguinte o Cupom ou Nota Emitida para aquela venda. Os demais, já te disse acima, são para devolver o produto ao estoque, que no meu caso aqui, são algumas tabelas onde dou Delete, Insert ou Update para aquela devolução.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar