Diagrama de Classes com estrutura MVC

15/03/2013

0

Olá pessoal,

ja crie o meu diagrama ER, agora estou querendo criar meu diagrama de classes, so que estou em duvida de como fazer.
Eu crio um diagrama com todos eles? Entidades, DAOs, Beans ? (imaginando como ficaria, achei que ficaria algo estranho)

outra coisa eu estou usando o astah(antigo jude) é uma boa ferramenta ou voces preferem outra?
vi nele tambem que tem a opção de se utilizar pacotes para organizar as classes dentro, mas nunca vi nenhum diagrama que utilizasse pacote no seu desenvolvimento... entao vem o meu caso, na estrutura mvc criaria os 3 pacotes?

Descupe pessoal se as perguntas possam parecer um pouco bobas, mas é uma pratica que vejo que tenho de aprender a ter antes de desenvolver meus sistemas, o que ate hoje fazia tudo sem essa documentação etc.

vlw ae..
Thiago Lopes

Thiago Lopes

Responder

Posts

15/03/2013

Davi Costa

Acho que é mais prático criar diagramas apenas das entidades.
As outras camaads existem outras formas de documentar

att Davi
Responder

15/03/2013

Thiago Lopes

unhun entendi,
vlw ai irmão
Responder

15/03/2013

Thiago Lopes

mas eu estava pensado, as entidades so tem como metodos os gets e os sets, nao ficaria inutil o diagrama de classes n?
Responder

15/03/2013

Davi Costa

Não mesmo, através deles vemos os relacionamentos (o que já é muito importante). E nada obriga a vc sempre usar um modelo anêmico apenas com getters e setters.

Na prática o pessoal usa muito JPA e esquece que existe uma anotação que faz com que o atributo e/ou método não vire uma coluna de banco.

Por exemplo, tenho uma entidade ContaBancaria, a responsabilidade de debitar conta é apenas dela, não preciso criar uma camada de serviço para verificar se o saldo é negativo ou deixar para outra classe/entidade essa responsabilidade, pq não deixar na própria classe ContaBancaria?
Qual a vantagem de deixar na própria classe? Manutenção, eu centralizei a regra de debitar a conta apenas em um lugar e para quem realmente tem essa responsabilidade.

Quer ver mais sobre o assunto? assite esse vídeo: http://vimeo.com/43598193

att Davi
Responder

15/03/2013

Robson Teixeira

Thiago, siga as recomendações do nosso colega Davi pois um dos passos mais importantes e fazer o diagrama das entidades do modelo da app que vamos desenvolver, é um dos passos mais importantes! Quando tiver feito esse diagrama já se torna mais facil de fazer os diagramas das camadas da aplicação a ser desenvolvida.
Responder

18/03/2013

Thiago Lopes

entendi pessoal, muito boa mesmo as dicas, vou segui-las sim..

brigadão mesmo
Responder

31/07/2013

José

Obrigado pelo retorno, estou concluindo o tópico.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar