Dica - Conexão ADO com Access

23/05/2003

0

Olá pessoal,
Ontem postei aqui um tópico perguntando como fazer uma conexão ADO... pesquisei aqui, pesquisei fora, perguntei e não encontrei resposta. Sendo assim, agora que aprendi posto pra vocês, porque pode ter mais alguém querendo saber....
É só o básico do básico, mas faz funcionar.... No exemplo aqui, foi usando Delphi 7 e Access XP...

Vc adiciona ao seu formulário um componente ADOConnection da palheta ADO, um componente ADOQuery (ou ADOTable, dependendo de como vc prefere trabalhar) da mesma palheta, e um componente DataSet da palheta DataControls...
Clica 2x no ADOConnection e vai em Build.... vai aparecer uma tela com um monte de drivers que vc escolhe... pro Access o driver é o MS Jet 4.0 (ainda tenho que descobrir quais os drivers pra outros BD´s, se alguém souber por favor poste)...
Aí vc dá next, vem a tela de conexão... aí vc escolhe o caminho do banco de dados... embaixo tem pedindo pra vc setar usuario e senha... mas pode deixar como tá e manda Testar a conexão.... Aí vai dar certo... E nas permissões, você pode por com Share Deny None.. ou seja, tá permitindo tudo a todos....
E nas propriedades do ADOConnection tem uma de Login Prompt, vc pode desabilitar se quiser....
Aí de diferente é só isso... você trabalha com a ADOQuery do mesmo jeito que trabalhava com ela no BDE....

Bom gente, desculpe se talvez isso for meio básico e todo mundo já souber. É que como não foi respondido, pensei que talvez alguns não soubessem e fosse bom postar.

Até mais...


Moonlight

Moonlight

Responder

Posts

01/06/2003

Aersoftware

Olá moonlight,

Eu estava atras dessa dica ha um tempão, agradeço.. abraços..



Allan Elias Ramos :wink:


Responder

01/06/2003

Marcio.theis

eu trabalho bastante com o ado, o que vcs devem cuidar é com o porvaider que vão usar, como por exemplo o que é dado pela microsoft, ele tem um problema que quando vc importa um dado de uma tabela do interbase ele te tras como widestring alguns campos, o problema surge quando vc quer tipo trocar de banco, por exemplo oracle o oracle só reconhece string e ai está um dos problemas, eu recomendo vcs usarem o zstyle para os bancos interbase, para oracle tem outros melhores.


Responder

01/06/2003

Comodelphi

genial


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar