Fórum Dicionário de dados... [Avançado] #386082

10/09/2010

0

Bom dia Caros Colegas.
Estou quebrando a cabeça por isso resolvi pedir ajuda!
Alguém já fez um dicionário de dados?
Não só a consulta das tabelas, mas a administração dos campos inteira no delphi.
Tipo, uma rotina onde ele manipula o banco de dados. Cria, altera e exclui as tabelas.
A idéia é criar um sistema mais dinâmico, por exemplo.
Gerar o formulário automático para cadastro de uma tabela, criar uma rotina onde vai ler o dicionário, identificar o campo e adicionar um componente correspondente.
Desde já agradeço! 

William Galleti

William Galleti

Responder

10/09/2010

Deivison Melo

Caro William Galleti,   Entendi o que está desejando, não teria como fazer isso de forma genérica, você terá que escolher um banco de dados e conhecer bem as tabelas/views desse banco escolhido e montar o sistema baseado nessas informações.   PS. Já referente a dicionário de dados se vc pesquisa direito encontrará algo sobre isso nos fontes que acompanham as revistas de delphi da devmedia.   Qualquer coisa estou à disposição!!
Atenciosamente,   Emanoel Deivison Recife - PE  
Responder

Gostei + 0

10/09/2010

William Galleti

Caro William Galleti,

Entendi o que está desejando, não teria como fazer isso de forma genérica, você terá que escolher um banco de dados e conhecer bem as tabelas/views desse banco escolhido e montar o sistema baseado nessas informações.

PS. Já referente a dicionário de dados se vc pesquisa direito encontrará algo sobre isso nos fontes que acompanham as revistas de delphi da devmedia.

Qualquer coisa estou à disposição!!

Atenciosamente,

Emanoel Deivison
Recife - PE

Pois é!

Procurei bastante na net mais nada muito documentado. O que quero fazer é um pouco mais amplo. Tipo, o sistema gerar automático os comandos de Alter Table e etc. Pode ser para um único banco também, depois de ter a ideia, não fica difícil de implementar em outros bancos. 
Não quero os códigos prontos, mais uma idéia de um exemplo prático para criar uma ferramenta legal e irei compartilhar o projeto passo a passo no site. 

Responder

Gostei + 0

10/09/2010

Leandro

Dae galerinha.... seguinte estou concluindo a minha facul e estou criando um SAD com modelagem de dados visual, vou criar um dicionario de dados para facilitar quando mostrar a estrutura das tabelas do meu SAD, hj tenhu componente que salva os dados no banco criardo apartir de clientDataset, e tambem tenhu componente que cria a estrutura das tabelas pra min com base nessas clientDataset personalizadas, bem com essas ferramentas na mao pra min vai ser muito facil criar o dicionario, a minha ideia é dessas clientdataset alimentar o dicionario, e do dicionario alimentar as clientdataset, sendo que o usuario mesmo poderá criar mais campos
ainda nao fiz mais ja tenhu toda a ideia. a estrutura da tabela de dicionario seria a seguinte

PK nome da tabela
PK nome do campo
tipo de dados do campo ftInteger, ftString, ftMemo.....
tamanho do campo
display do campo (pegando da clientdataset o display do field)
requerido (sim ou nao)

com base nisso podemos criar campos novos nas clientdataset.....

fica uma pequena ideia pra vc....

Abraços

Leandro.

Responder

Gostei + 0

10/09/2010

William Galleti

Dae galerinha.... seguinte estou concluindo a minha facul e estou criando um SAD com modelagem de dados visual, vou criar um dicionario de dados para facilitar quando mostrar a estrutura das tabelas do meu SAD, hj tenhu componente que salva os dados no banco criardo apartir de clientDataset, e tambem tenhu componente que cria a estrutura das tabelas pra min com base nessas clientDataset personalizadas, bem com essas ferramentas na mao pra min vai ser muito facil criar o dicionario, a minha ideia é dessas clientdataset alimentar o dicionario, e do dicionario alimentar as clientdataset, sendo que o usuario mesmo poderá criar mais campos
ainda nao fiz mais ja tenhu toda a ideia. a estrutura da tabela de dicionario seria a seguinte

PK nome da tabela
PK nome do campo
tipo de dados do campo ftInteger, ftString, ftMemo.....
tamanho do campo
display do campo (pegando da clientdataset o display do field)
requerido (sim ou nao)

com base nisso podemos criar campos novos nas clientdataset.....

fica uma pequena ideia pra vc....

Abraços

Leandro.

Legal, isso ai.
Poderia tratar isso como objeto tbm e exportar para um XML e ler de um XML. Logico que gravado no banco é bem melhor.
Justamente. A estrutura de tabelas que preciso para o dicionario ja tenho, o que não consigo é fazer justamente a administração disso, por exemplo enviar os comandos de modificação para o banco. Se nao tivesse dados, era facil, da um drop e um create novamente, mais não é bem assim.
Esse componente, você que desenvolvel?

Valew pela ajuda!
Responder

Gostei + 0

10/09/2010

Leandro

construi ele com basse nesse

http://sourceforge.net/projects/dbxupdatemetada/

da uma olhada vale a pena ai tem funcoes que verifica se a tabela existe se os campos existe

vai te ajudar...
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar