Diferença entre DAO e DAL

11/05/2017

0

Olá amigos, estou começando a estudar orientação​ a objetos e me deparei com exemplos usando as duas formas.

Procurei em outros lugares entender essa diferença, confesso que li muitos artigos, mas ainda não ficou totalmente claro :(

Se que alguém consegue exemplificar isso de forma claro? Fico na expectativa.

Obrigado a todos.
Nilton

Nilton

Responder

Post mais votado

15/05/2017

Basicamente é uma questão de sigla:
DAO -> Data Access Object
DAL -> Data Access Layer

Ou seja, DAL se refere à camada de acesso a dados como um todo, enquanto DAO são os objetos que compõem essa camada.

Abraço.

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues
Responder

Mais Posts

12/05/2017

Edson Sobrinho

Nilton acho q esse post vai t ajudar como me ajudou - https://www.devmedia.com.br/arquitetura-em-camadas-com-c/12037
Responder

22/05/2017

Rachel Andrade

Olá, pessoal. Muito bom ter encontrado esse tópico. Eu também tinha a mesma dúvida.

Eu sempre nomeio meus objetos como ClienteDAO, FornecedorDAO, etc. E eles ficam na pasta DAO, mas pensando bem seria melhor que a pasta se chamasse DAL, representando a camada.
Responder

23/05/2017

Joel Rodrigues

Olá, pessoal. Muito bom ter encontrado esse tópico. Eu também tinha a mesma dúvida.

Eu sempre nomeio meus objetos como ClienteDAO, FornecedorDAO, etc. E eles ficam na pasta DAO, mas pensando bem seria melhor que a pasta se chamasse DAL, representando a camada.


Legal, Rachel. Eu também opto por essa nomenclatura em meus projetos: DAL para a pasta e <algo>DAO para os objetos.
Responder

07/06/2017

Edson Sobrinho

Alguem tem um conteúdo prático q mostra essa diferença?
Responder

09/06/2017

Joel Rodrigues

Olá, Edson. Tudo bem?

Então, conforme falei isso não tem influência na estrutura do projeto. Trata-se apenas de uma nomenclatura.

Abraço.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar