Fórum Diferença entre SQLQuery e SQLDataSet #232369

14/05/2004

0

Estou fazendo um sistema, porém sempre usei o SQLDataSet ligado num DataSetProvider e num ClientDataSet.
Porém, eu preciso fazer uma sql assim

select p.*, n.* from produtos p, notas n where p.codigo = n.codigo

só que isso não funciona no SQLDataSet.

Aí eu troquei o SQLDataSet pelo SQLQuery e continuei usando os demais compontes, ficando assim:

SQLConnection -> SQLQuery -> DataSetProvider -> ClientDataSet.

Existe algum problema nessa combinação?

Obrigado,

Fabio

Henry.fartura

Henry.fartura

Responder

14/05/2004

Fer_nanda

qual o erro q está dando?
utilizo o sqldataset e não consigo lembrar de ter passado por esse tipo de problema.

Responder

Gostei + 0

14/05/2004

Rcastro

com relação aa combinação:
SQLConnection + SQLQuery + DataSetProvider + ClientDataSet
ainda não sei os conceitos dos elementos ...suas vantagens e a
possiblidade de usar essa estratégia com aplicações distribuidas em rede local - onde existe apenas um servidor do BD...
estou meio confusa...alguem poderia clarear um pouco estes conceitos para mim?
Como usar num projeto de aplicação normal?
um DataModule comporta a Conexão e os SQLqueries...
e o resto fica nos forms???

Por favor alguem ajuda?

Responder

Gostei + 0

17/05/2004

Fer_nanda

com relação aa combinação: SQLConnection + SQLQuery + DataSetProvider + ClientDataSet ainda não sei os conceitos dos elementos ...

Um DataSet é uma estrutura onde são armazenadas listas de registros do banco. O SQLDataSet permite mostrar o resultado de uma consulta ou de uma StoredProcedure, executar StoredProcedures que não retornem dados, ou obter os parâmetros disponíveis no banco(tabelas, StoredProcedures, campos de uma tabela). O SQLDataSet é um DataSet unidirecional, ele armazena em memória muitos registros simultâneos, e por causa disto, você só pode navegar usando os métodos First e Next. Por isso vc precisa usar a estrutura como apresentou acima, ligando o dataset a um dataset provider.
O SQLClientDataSet é um conjunto dos componentes TSQLDataSet e TDataSetProvider(provedor de acesso ao banco). Ele combina o acesso de um dataset unidirecional com a possibilidade de habilitar edições e navegação entre os dados. O componente armazena todo o conteúdo em memória, permitindo salvar as mudaças feitas pela aplicação. Pelo motivo de ter um dataset provider interno, pode armazenar as alterações, e gravá-las mais tarde no banco de dados. É o típico componente utilizado para conexão com o componente TDBGrid.

suas vantagens e a possiblidade de usar essa estratégia com aplicações distribuidas em rede local - onde existe apenas um servidor do BD... estou meio confusa...alguem poderia clarear um pouco estes conceitos para mim?

esses artigos podem lhe ajudar bastante
http://www.firebase.com.br/fb/
http://www.guiadodelphi.com.br/ler.php?codigo=1105
http://www.inf.ufsc.br/~prass/artigos/artigo07.html

Como usar num projeto de aplicação normal? um DataModule comporta a Conexão e os SQLqueries... e o resto fica nos forms???

não há restrição qto a isso, vc pode criar o datamodule ou jogar tudo dentro de seus forms.

Espero ter ajudado

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar