GARANTIR DESCONTO

Fórum Diferentes Versões do Delphi #527704

03/08/2015

0

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Sou analista e estou iniciando com o Delphi, sempre trabalhei com web e quero me aprofundar no delphi, uma dúvida que não achei resposta, vi em vários sites venda de códigos fontes, alguns em xe1, xe2, xe7, 2010, o que muda na vdd?? Somente versão e alguns recursos?

Caso eu compre um código em xe, e outro por exemplo em xe2 ou 2010, não vai abrir? Como vcs recomendam, sempre trabalhar com uma única versão, exemplo XE2??
Ou eu consigo abrir um projeto em XE no XE2??

Se alguém conseguir tirar esta dúvida agradeço, abraço pessoal.
Thiago Crepaldi

Thiago Crepaldi

Responder

Post mais votado

03/08/2015

Boa noite amigo

Com base na experiência que tenho com desenvolvimento em Delphi vou tentar responder a sua pergunta.

Respondendo a primeira pergunta, muda a versão e alguns recursos, e de um tempo pra cá mudaram vários recursos como a possibilidade de desenvolvimento Android.

Um sistema que roda em uma versão não necessariamente vai rodar em outra versão do Delphi, vai depender dos componentes e dos recursos utilizados. Pode coincidir de uma versão que foi desenvolvida no XE2 funcionar também no XE porque os componentes e recursos utilizados estão presentes e são compatíveis nas duas versões. Mas pode acontecer também de não funcionar porque falta algum componente, ou algum componente sofreu alteração de uma versão pra outra e por motivos como esse não será possível compilar o código. Se você pegar um sistema desenvolvido em uma versão muito antiga e tentar compilar em uma versão mais nova existe uma grande possibilidade de não funcionar, isso porque a linguagem, componentes e recursos sofreram alterações a cada nova versão lançada.

Aconselho trabalhar com a versão mais nova possível, porque tem vários recursos legais na linguagem e uma biblioteca extensa que certamente vai facilitar o seu trabalho na hora de desenvolver. Em qualquer versão que você aprender o Delphi certamente vai conseguir se virar caso tenha que pegar outra versão em algum momento, porque a estrutura não sofreu muita alteração.

Se o seu objetivo é estudar a linguagem eu aconselho começar pelos cursos da Devmedia, artigos e revistas, acho que vale mais a pena do que comprar um sistema pra analisar o código fonte. Tem dois profissionais excelentes que publicam na Devmedia e que manjam tudo de Delphi, são Rodrigo Carreiro e Guinther Pauli. Qualquer material desses dois que você encontrar pode estudar que a qualidade é garantida.

Espero ter conseguido responder a sua pergunta.

Raphael Silva

Raphael Silva
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

03/08/2015

Thiago Crepaldi

Show de bola @Raphael, muito obrigado pela resposta que com toda certeza me ajudou muito, me esclareceu 100%, e vou procurar sim estes cursos e material do Rodrigo e Guinther.

Sobre banco de dados, SQL com conexão Firebird?
Responder

Gostei + 0

06/08/2015

Raphael Silva

Bom dia @Thiago

Em relação a banco de dados vou falar dos q tenho experiência.

Pra estudar não vejo diferença, pode utilizar Firebird ou MSSQL, eu gosto mais de trabalhar com o MSSQL, mas é uma questão de preferência mesmo.

Como sugestão de Curso eu recomendo os seguintes:

Delphi para Iniciantes: https://www.devmedia.com.br/curso/delphi-para-iniciantes/364

Rad Studio - DBX e Firebird - Aplicação comercial de vendas(básico) do Inicio ao Fim: https://www.devmedia.com.br/curso/rad-studio-dbx-e-firebird-aplicacao-comercial-de-vendas-basico-do-inicio-ao-fim/117

Faz o primeiro todo, quando terminar parte pro segundo. Os dois cursos são ministrados pelo Rodrigo Carreiro.

No primeiro ele apresenta a ferramenta, recursos da linguagem e fundamentos essenciais pra quem quer começar a desenvolver com Delphi. Quando terminar esse curso você deve ter uma noção muito boa de tudo que precisa pra codificar e escrever programas.

No segundo ele desenvolve um sistema do início ao fim, desde modelagem até geração de relatório.

Dá uma olhada lá que os cursos são de excelente qualidade.
Responder

Gostei + 1

06/08/2015

Thiago Crepaldi

@Raphael, muito obrigado meu brother, vou fazer os cursos com toda certeza.

Só fiquei meio em dúvida por ter baixado o XE7 e a versão usada é o XE2, mais vou estudar sim, como funciona? Tenho que assinar o DEV para poder fazer o curso ou posso comprar individual? Vou estudar com toda certeza, se tiver mais dicas e indicação de local onde posso achar mais para estudar agradeço Raphael.

Grande abraço meu brother.
Responder

Gostei + 0

25/08/2015

Raphael Silva

Desculpe a demora no retorno Thiago. Estive fora por alguns dias.
Acredito que é possível comprar o curso avulso. Mas eu aconselho assinar o plano mensal.
Você vai ter acesso à muita informação e muito conteúdo de primeira.
Não tô ganhando nada pra fazer propaganda não hein haha.
Mas sou MVP a mais de um ano e foi o melhor investimento que fiz cara.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar