Fórum Dificuldade D4PHP #8560

11/08/2009

0

Bem, Estou tento muitos problemas com o D4PHP, rodo a aplicação funciona em localhost e da erro na web, muitos scripts javascript, não consigo fazer funcionar embora pareça ser simples, como limpar campos, tab=enter, etc... (assistir a video aula consumindo java scripts), e constatemente a pagina trunca toda, todos os componentes ficam num lugar só canto esquerdo superior da tela, alguns travamentos, resolvo resetando o D4PHP outros o browser, outros a maquina....   Estou muito desanimado em em continuar a usar essa ferramenta, que pra mim tinha tudo para dar certo, mas ainda esta muito instavel...   Fica aqui a solicitação estarei enviando copia do arquivo PHP, que funciona na maquina e não funciona na web.( A pagina trunca e não corresponde a do codigo.).     Cristiano,  
Cristiano Barreto

Cristiano Barreto

Responder

11/08/2009

Rodrigo Mourão

Olá Cristiano,

Concordo com voce em alguns pontos como por exemplo a ferramenta ter tudo pra dar certo porem nao podemos esquecer que o ambiente web e muito limitado entao um simples enter por tab que e muito facil em Dephi win32 pode se tornar um tormento na web.

Nas minhas palestras, aulas e consultoria em D4PHP sempre começo dizendo que quem quer programar na web seja em D4PHP, java ou .Net tem que conhecer dois conceitos: JavaScript e CSS.

Na minha opiniao o maior erro da CodeGear foi chamar a ferramenta de Delphi, isso pq eu, você e milhares de programadores Delphi vamos para a ferramenta com a mesma mentalidade: "Vou fazer o que faço em Delphi so que no PHP" o que na verdade quando começamos a programar vemos que não é bem assim.

Quanto aos problema que vc relata acho bem estranho, muito cuidado que componentes que trepam se devem muitas das vezes a configuracao de posição absoluta, isso tem muito na web, posição relativa e absiluta. Por isso os componente container no D4PHP tem a propriedade layoy ( o form, o panel, etc).

Funcionar a ferramenta funciona, agora se vamos fazer com ela o que fazemos com Delphi ai e outra historia, temos a comunidade delphi so php no ar feita 100% com a ferramenta, com ajax, cadastros, area de admin, controle de acesso, etc. Tenho um cliente com um sistema de restreamento de veiculos feito com D4PHP. Esse fds atendi um cliente com um sistema de compras e controle de estoque para a petrobras feito com D4PHP.

Como disse acima, tem que se acostumar com o ambiente web abstrair de delphi mesmo a ferramenta se chamando delphi for PHP.

Bem este e meu ponto de vista. Se pude
Responder

Gostei + 0

11/08/2009

Cristiano Barreto

Olá,

Bem, o problema que estou tendo agora é o seguinte, não conseguir me explicar anteriormente:
a pagina roda normalmente, em localhost, mas na web da erro:

Uma coisa eu descobrir, lembra aquela rotina que vc me passou para percorer componentes, como não consequi, usar uma função javascript para varrer a tela e limpar os componentes visuais(edit, checkbox, etc..), usei aquela rotina, bem funcionou perfeitamete em local host, mais na web da erro, aparecendo varias linhas de codigo...

Bem os problemas que me refiro, não é em tentar fazer alguma coisa em win32 na web, mas sim que constantemente o sistema trava, da erros de vcl, que restarta e corrigi, e vc acaba ficando inseguro da instabilidade do sistema que vai oferecer ao cliente. Quando optei pelo Delphi4PHP estava pesando junstamente em produtividade, que tem uma demanda grande, mas as soluções que encontro na web, ramamente dar certo no D4PHP, especilamente javascript, talvez por eu ainda ser inesperiente na ferramenta, mas não esperava tanta dificuldade.

Cristiano,

Responder

Gostei + 0

14/08/2009

Rodrigo Mourão

Realmente, porém as dificuldades acredito eu, é devido a falta de costume com o ambiente Web. Sabe os macetes em Delphi que com o passar do tempo nós começamos a descobrir ? Então tem isso também na web, eu conhceço poucos, peno muito também.

Mas vamos lá, se funciona no localhost tem que funcionar na Web Também. Isso pode ser pois dois mitovos principais:

1) O versão do PHP no seu servidor é menor do que e requerida pelo Delphi for PHP, para conferir faça o seguinte. Crie um arquivo PHP, pode ser no bloco de notas mesmo com o seguinte conteúdo:

<?php
   phponfo();
?>

Salve como info.php ou outro nome qualquer. Abra com o D4PHP e execute. Ele vai mostar uma pagina com a versão do D4PHP e outras informaçãoes sobre o que está ou não ativo no PHP. Agora pegue este arquivo e mande para seu provedor Web e acesse via url este arquivo. Ele vai fazer a mesma coisa, exibir os dados do PHP instalado no seu servidor web. Faça a comparação e veja o que pode esta faltando.

2) Na hora de fazer o Deploy do seu projeto o Deploy Wizard pode ter deixado de colocar algum arquivo, e isto sempre ocorre rsrsrsrsrs.  Faça o seguinte, copie a pasta VCL da instalação do Delphi for PHP para uma pasta qualquer. Feito isso localize a pasta samples e a delete. Atenção delete apenas da copia nao do local original. O Local original é C:\arquivos de programas\code gear\Delphi for PHP\2.0
Apos fazer a copia da VCL e a remoção da pasta samples suba a pasta VCL para o diretorio onde esta seus scripts no servidor.

Esses dois procedimentos podem ajudar. Qualquer coisa estou às ordens.

Abs!!

Atenciosamente,
Rodrigo Carreiro Mourão
Borland Instructor Certified
Coordenador da Consultoria em Delphi

Responder

Gostei + 0

16/08/2009

Rodrigo Mourão

Olá Amigo,

Há mais alguma dúvida, posso ajudar em algo mais ?

Abs!!

Atenciosamente,
Rodrigo Carreiro Mourão

Responder

Gostei + 0

18/08/2009

Rodrigo Mourão

Olá,

Estaremos colocando o chamado como encerrado, porém caso haja alguma dúvida poderá reabrí-lo que voltaremos a auxiliá-lo.

Atenciosamente,
Rodrigo Carreiro Mourão
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar