Direito de acesso ao banco de dados.

06/08/2015

0

Boa tarde pessoal, estou aqui para tirar uma grande dúvida. Alguém sabe me informar se eu como cliente tenho direito a visualizar os registros do meu banco de dados?

Estou perguntando isso porque comprei um sistema novo e a empresa desenvolvedora está me negando o acesso ao banco de dados. Penso eu que as informações ali contidas são de minha propriedade e não poderia ser proibido de visualiza- las.
Jonas Tomazelli

Jonas Tomazelli

Responder

Posts

06/08/2015

Jothaz

O que esta no contrato de prestação de serviços?

Dependendo você só acessa as informações pela interface da aplicação. O acesso a estrutura da tabela é bloqueada.

Isto é normal.
Responder

06/08/2015

Jonas Tomazelli

Mas assim, gastei R$20.000,00 na licença do banco de dados, e se daqui a um ano eu não quiser mais usar o sistema dessa empresa? se não estiver especificado em contrato, eu não vou poder mais consultar meus dados?

Fazendo uma analogia, seria a mesma coisa que eu comprar um barração, guardar um monte de produtos lá dentro e quando acabasse o contrato de aluguel o dono do armazém não me deixar remover os produtos. Isso não é inconstitucional?
Responder

01/09/2015

João Françozo

Boa tarde Jonas,

Praticamente você tem direito dos dados que são da empresa, mais não usar o software é assim a maioria dos contratos.
Se o banco de dados é local praticamente você conseguira ler as informações, caso for fora da empresa impossível.


Att
João Antonio
Responder

01/09/2015

Jonas Tomazelli

Mas é isso, eu não quero usar o software e nem mexer na estrutura do banco de dados. A única coisa que queremos é realizar selects.
Responder

01/09/2015

João Françozo

Boa noite Jonas.

Exatamente isso, você consegue normalmente.
Precisar de ajuda posta aqui..

Se quiser me adicionar no skype: joaotassoli

Att
João Antonio
Responder

01/09/2015

Jonas Tomazelli

O problema é que a empresa dona do software não quer me passar os dados de acesso ao banco. Alegando que não tenho Direito a isso, querendo inclusive cobrar um valor a mais para me liberar acesso. Ai fiquei pensando, como que eles estão querendo me negar acesso a aos meus dados, isso não tem lógica.
Responder

02/09/2015

João Françozo

Bom dia Jonas,

O servidor do banco de dados fica na sua empresa?

Att
João Antonio
Responder

02/09/2015

Jonas Tomazelli

Sim, nós compramos o servidor ea licença do banco.
Responder

02/09/2015

João Françozo

Boa tarde Jonas,

Praticamente você consegue pegar essas informações.
Me add no Skype (joaotassoli) que conversamos.

Att
João Antonio
Responder

18/12/2019

Gabrielly

Bom dia, estou com o mesmo problema e não sei a resposta. Conseguiu resolver?
Responder

26/07/2023

Geovane Hellgrenn

Tô com esse problema tenho banco de dados postgresql e não sei extrair os dados!
6 anos de dados
Responder

27/07/2023

Arthur Heinrich

Se o servidor é seu, é você quem decide quem pode ou não acessar. Tendo acesso ao servidor, com permissões de administrador (root), você pode acessar o banco de dados sem senha e administrá-lo como quiser.

O que pode ocorrer, em alguns casos, é que você contrata uma empresa para administrar seu servidor e banco e, algumas empresas, exigem exclusividade no acesso para evitar que o cliente faça algo que comprometa a estabilidade do ambiente.

Quando isto ocorre, geralmente o dono do ambiente exige o acesso, mas fornece uma carta de risco, declarando que está ciente de que seu acesso pode comprometer o ambiente, eximindo a empresa que administra por esta responsabilidade, caso se comprove que você interferiu no funcionamento.

Outro problema que pode ocorrer é que o modelo de dados da aplicação nem sempre é bem documentado e as empresas podem estar se protegendo de uma possível engenharia reversa, já que o modelo e a forma como a aplicação funciona são de propriedade da empresa que desenvolve o sistema.

Ter acesso a uma base de dados não documentada pode ser um desafio e tanto. A empresa não é obrigada a lhe passar essa documentação, se existir, e nem perder tempo para lhe ensinar como o modelo funciona. Mas, tudo é negociável.

Eu entendo que, se o servidor é licença do Oracle são seus, você pode querer utilizar este ambiente para mais de uma aplicação, consolidando bases ou mesmo mantendo múltiplas instâncias/bancos rodando no mesmo ambiente. O fornecedor de uma ferramenta não pode impedir isso.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar